Modem Intel 537EP no Ubuntu 6.10 'Edgy Eft'

Iniciado por ricardopinto, 18 de Novembro de 2006, 14:59

tópico anterior - próximo tópico

ricardopinto

Lá vamos nós de novo com a mesma cantilena sobre o modem Intel 537EP!

No Dapper foi uma dificuldade tremenda instalar esse modem, e agora é a vez do Edgy.
Redimensionei minha partição do Dapper e instalei o Edgy e só estou mantendo o Dapper porque ainda não consegui fazer o Edgy compilar esse maldito modem que é tão bom que eu não gostaria de deixar de usá-lo.

Se algum companheiro ubuntista souber como instalar esse modem no Edgy, posta aqui, ok?!

Forte e gaúcho abraço a todos!
"Persevera no Ubuntu e a cada dia terás uma vitória!" - http://www.temporaldeideias.com.br

redpill

Minha história de vida com esse modem também está tornando-se comprida, tudo começou quando um amigo meu falou que conseguiu rodar num kernel antigo, então eu resolvi procurar por aí e instalar no ubuntu, então comprei o modem e comecei a guerra...

como estava no howto oficial eu baixei os drivers e instalei todos os pacotes e suas dependencias necessárias para compilar o driver, então começaram os problemas.

Já acostumado com programação e com alguma (na verdade quase nenhuma) noção de shell script, eu comecei a ler os scripts do modem no modelo intel-537EP_secure-2.60.80.1, e vi que contém erros, erros e mais erros, comecei então a arrumar os que eu conseguia ler e constatar, o primeiro deles foi no makefile e no config_check.

O script procura por vmlinuz, e na verdade o arquivo chama-se vmlinuz-2.6.17-10-generic. Sendo assim eu fiz as alterações necessárias para continuar a guerra. Alterando para ele procurar vmlinuz-2.6.17-10-generic.version.h e vmlinuz-2.6.17-10-generic.autoconf.h ao invés de vmlinuz.version.h e vmlinuz.autoconf.h respectivamente.

Continuando também constatei que o make 537 passa como parametro para o MODEM_TYPE uma substring (minhas sinceras desculpas para os não programadores) do comando /sbin/lspci | grep "Comunication Controller", sendo que o comando lspci do Edgy retorna Modem: <modelo>, resolvi também editar, mas não coube a mim (justamente por causa da pouca experiência) conseguir retornar a substring correta para o MODEM_TYPE.

Mesmo assim intensivamente atacando o código eu resolvi passar como parâmetro de execução do comando make 537 ("export") o modelo como sugerido no script. Ficando assim make 537 export MODEM_TYPE=537EP. E então cheguei no final da jornada.

Entre outras coisas:
WARNING: could not find /home/redpill/Intel/intel-537EP_secure-2.60.80.1/coredrv/.537core.lib.cmd for /home/redpill/Intel/intel-537EP_secure-2.60.80.1/coredrv/537core.lib
#entendendo pouco o que ele ia procurar em um arquivo .cmd??
WARNING: "_mmx_memcpy" [/home/redpill/Intel/intel-537EP_secure-2.60.80.1/coredrv/Intel537.ko] undefined:
#nem tente usar o memcpy, é essa a parte do script que torna o driver usável... digamos assim.
make: ** Sem regra para processar o alvo `export`. Pare.

Por causa dos warnings eu resolvi não tentar o make install (já que ele não tinha achado a lib). Amanhã (ou quando me der na telha) eu vou tentar editar o driver novo como sugerido no fórump para usar no 6.06 com as devidas alterações feitas no edgy, porém se alguém quiser tentar continuar o trabalho, editando o 537_inst para os parametros corretos do edgy, ficaria imensamente grato.

Alguma novidade eu coloco no fórum, e caso eu consiga o script perfeito também publico para vocês, não vejo maiores problemas por enquanto a não ser que os parâmetros possam estar dentro dos arquivos compilados (aí ferrou).

Sem mais. Obrigado.

ricardopinto

Caro redpill:

Enfim uma luz no fim do túnel!

Legal saber que tu  estás preocupado e empenhado na instalação do problemático Intel 537EP (que é problemático até no windows!) no Edgy.

Se obtiver a 'grande vitória' passa logo pra nós, pobres mortais!

Forte e fraterno abraço!

...
"Persevera no Ubuntu e a cada dia terás uma vitória!" - http://www.temporaldeideias.com.br

ricardopinto

Vamos lá pessoal!
Atenção programadores ubuntistas!!!
Além de eu mesmo tem muita gente no aguardo da solução pra o 537EP no Edgy!
Por favor, apressem um how-to!

redpill

Andei pesquisando, e fica difícil te dar uma reposta, porém, o último kernel qual roda o modem é o 2.6.9 então só resta 1 saída, compilar esse kernel e ser feliz, porque?
Depois desse kernel as bibliotecas e funções mudaram, e sendo assim, o script não consegue mais rodar perfeitamente.

alarcon

O driver mais recente para o Intel537EP é esse aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/intel/Philippe.Vouters/intel-537EP_secure-2.60.80.1_21_09_2006.tgz

Datado de 24 de Outubro de 2006 no site:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/intel/Philippe.Vouters/

Para quem tem modem Intel536EP também tem esse aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/intel/Philippe.Vouters/intel-536EP-2.56.76.0_21_09_2006.tgz

Portanto para quem tem um dos dois (Intel537EP ou Intel536EP ) se estes drivers servem com ou sem suas modificações.
Também datado de 24 de Outubro de 2006 no site.

redpill

Caro amigo alarcon, já andei olhando precisaria recompilar o kernel 2.6.9.

ricardopinto

Ok pessoal!

Como diz o ditado: "A fila anda!".

Se é tão difícil fazer o Intel 537EP funcionar no Edgy, devemos então buscar alternativas, sob o risco de estarmos insistindo em um problema que irá levar tanto tempo para ser resolvido que, quando isso acontecer, já terá saído outra versão do Ubuntu.

Sugiro que os amigos ubuntistas mais avançados apresentem aqui outros modelos e marcas de modems que funcionem perfeitamente no Edgy, bem como a forma de instalá-los (how-to).

Forte abraço a todos!

redpill

Mais fácil um howto de como recompilar o kernel 2.6.9 no ubuntu 6.1 (podendo assim ser recompilado em qualquer versão mais nova do ubuntu). Explicando mais ou menos o passo a passo e se ocorrerá problemas com os pacotes (tentar em vm antes). Ando meio sem tempo, mas fica aí a sugestão, abraços.

alarcon

Gostaria de avisar que a palavra WARNING que aparece ou possa aparecer num processo de compilação não significa necessariamente um erro e que o processo de compilação não obtenha êxito. Isto, como o próprio nome diz é um aviso ou um alerta, então pergunto a vcs que usam este tipo de modem e usaram o driver mais recente que informei se prosseguiram até o fim com o processo de compilação do driver ou pararam com esta mensagem.

Erro mesmo de compilação é quando aparece a mensagem de Erro [1] e etc, por exemplo.

Gostaria de saber também se vcs, antes da compilação do driver, instalaram todos os pacotes .deb necessários para a compilação de qualquer coisa no Ubuntu.

para quem não sabe são estes os pacotes:

Citarmake
gcc 
build-essential
linux-headers
(de mesma versão do kernel em uso)

e suas dependências.

e mais estes pacotes .deb aqui:

Citarlibasound2
libasound2-dev

Claro que todos eles nas versões para o Ubuntu edgy.

OBS: peguei o driver mais recente (o do link que eu falei logo mais acima) e fiz algumas alterações nele, caso alguém quiser testar é só entrar em contato comigo via MSN para pegar o mesmo e testar pra ver se funciona. Não tenho este tipo de modem ok.

redpill

Engraçado eu precisar sair do tópico, meu intel simplesmente é diferente, eu tentei usar o kurumin 5.1 e não rodou nem 537ep nem 537. Depois peguei o kurumin 6 e pegou intel ac97... Mais especificadamente:

Intel 537 AC'97
  Smartlink Soft Modem 2.9.9e-pre1
nw: alsa modem driver

Bom o modem também não conectou porque eu esqueci de tirar a portadora, MAS, também não tenho mais aqui o kurumin (e não quero ficar com ele).

Continuando....
Peguei o tutorial do Raci0nal e tentei fazê-lo...
Instalou tranquilo mas o daemon retornou os seguintes erros:

FATAL: Module ungrab_winmodem not found.
FATAL: Module slmar not fund.

E parei de tentar aí, agora não sei se eu continuo nesse tópico ou se eu posto no tópico do racional... Desde já obrigado.

alarcon

Citação de: redpill online 03 de Dezembro de 2006, 04:48
Engraçado eu precisar sair do tópico, meu intel simplesmente é diferente, eu tentei usar o kurumin 5.1 e não rodou nem 537ep nem 537. Depois peguei o kurumin 6 e pegou intel ac97... Mais especificadamente:

Intel 537 AC'97
  Smartlink Soft Modem 2.9.9e-pre1
nw: alsa modem driver

Bom o modem também não conectou porque eu esqueci de tirar a portadora, MAS, também não tenho mais aqui o kurumin (e não quero ficar com ele).

Continuando....
Peguei o tutorial do Raci0nal e tentei fazê-lo...
Instalou tranquilo mas o daemon retornou os seguintes erros:

FATAL: Module ungrab_winmodem not found.
FATAL: Module slmar not fund.

E parei de tentar aí, agora não sei se eu continuo nesse tópico ou se eu posto no tópico do racional... Desde já obrigado.

há então o seu modem é aquele no qual já falei inúmeras vezes que é erroneamente conhecido no windows como sendo um intel 537EP e no linux como sendo um HSP Micromodem 56. Veja se este comando aqui retorna algum resultado:

lspci -d 134d:2189

se retornar informações sobre o seu tipo de modem, então é por que é esse o caso mesmo e aí vc terá de usar o Driver Smartlink que é melhor :-).

Uso ainda o Dapper, mas fiz recentemente um pacote de instalação do driver Smartlink para o Edgy e não foi testado. Se vc quiser o link dele é esse aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4204.msg71329#msg71329

Descompacte o mesmo e leia o arquivo chamado de Leia-me que tem dentro dele para maiores explicações de como usá-lo.

Agora seria melhor vc reinstalar o seu Ubunru Edgy antes de tentar o meu pacote pq o driver intel que vc tentou usar pode atrapalhar.