Montagem de disquete

Iniciado por lucoutin, 17 de Novembro de 2006, 15:42

tópico anterior - próximo tópico

lucoutin

Pessoal,

Sei q esse é um assunto amplamente discutido aqui na lista, mas ainda naum consegui colocar pra funcionar (do jeito q eu preciso...)o drive de disquete.
A nossa rede funciona com NFS exportando o /home dos usuários e NIS, temos máquinas conectiva e Ubuntu.Brevemente será só ubuntu, mas preciso fazer com que o bendito do disquete funcione no ubuntu da mesma forma que funciona no conectiva.
Em algumas máquinas a montagem manual funciona mas quando tento gravar alguma coisa aparece a mensagem:
"Erro ao criar nova pasta.
Erro "Sistema de arquivos somente para leitura" ao criar nova pasta."
Em outras máquinas simplesmente nao monta e aparece:
O erro informado foi:
"mount: /dev/fd0 já montado ou /media/floppy0 ocupado
mount: de acordo com mtab, /dev/fd0 já está montado em /media/floppy0" mas no ícone do disquete aparece somente a opção montar depois da mensagem de erro!!!como, se a mensagem informa que ele ja ta montado????
Resumindo, qual a melhor forma de resolver o problema?alguem da lista utiliza o submount ou supermount?
Como deve ficar o fstab?deverá existir a linha para montagem do disquete nele?
To precisando resolver isso o mais breve possível, agradeço a colaboração de todos.

wagnerluis1982

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5274&
Nesse artigo fala do da maneira de organizar o fstab no submount, que eu inclusive queria instalar no Ubuntu (estou com o edgy), mas nao consigo de jeito nenhum, nao da forma descrita no arquivo.

lucoutin

wagnerluis1982,

Também não consegui configurar atraves do artigo, da erro no make.To pesquisando pra ver se consigo algo semelhante como o supermount, mas ainda não consegui.
Qdo conseguir postarei a solução.

lucoutin

Quando dou make no arquivo aparece:
root@tmost18:~/Desktop/submount-0.9/subfs-0.9# make
make -C /lib/modules/2.6.15-27-386/build SUBDIRS=/home/administrador/Desktop/submount-0.9/subfs-0.9 modules
make: *** /lib/modules/2.6.15-27-386/build: Arquivo ou diretório inexistente.  Pare.
make: ** [default] Erro 2

Dai crio o arquivo na mao:

root@tmost18:~/Desktop/submount-0.9/subfs-0.9# mkdir /lib/modules/2.6.15-27-386/build

e então:

root@tmost18:~/Desktop/submount-0.9/subfs-0.9# make
make -C /lib/modules/2.6.15-27-386/build SUBDIRS=/home/administrador/Desktop/submount-0.9/subfs-0.9 modules
make[1]: Entrando no diretório `/lib/modules/2.6.15-27-386/build'
make[1]: *** Sem regra para processar o alvo `modules'.  Pare.
make[1]: Saindo do diretório `/lib/modules/2.6.15-27-386/build'
make: ** [default] Erro 2

Alguém pode me dar uma dica?Obrigado.

davidsorin

Provavelmente o kernel default do edgy nao possui os headers ecessarios para compilar o pacote do subfs,
teria que inserir essas instruções denovo no kernel.
estou com o mesmo problema aqui.

Estou usando autofs, mas só esta me servindo pra montar automaticamente disquetes em fat.
ext2 e ext3 nao detectam automaticamente.

se tiver progressos posto aqui...

abraços
Davidson Flores
GNU/Linux User #319931
    /"\
    \ /  Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
    X   ASCII Ribbon Campaign -Against HTML Mail
    / \  davidson@nti.uff.br