extensão.tar.bz2

Iniciado por joaomart, 14 de Novembro de 2006, 19:00

tópico anterior - próximo tópico

joaomart

Ei pessoal..

Tenho o programa devede26.tar.bz2, mas não sei como o instalar em kubuntu 6.06

Qualquer dica eu agradecia

Felix

eu uso o tar.bz2 para compactação e descompactação de arquivos... para descompactar:

Citartar -vxjpf nomedoarquivo.tar.bz2

para compactar:

Citartar -jcf nomedoarquivo.tar.bz2 arquivooupastaacompactar

agora quanto a instalação, fico devendo por enquanto... acho que depende de programa para programa

rjbgbo

também estou c/ o mesmo problema nesse tipo de extensão, já procurei várias fontes p/ aprender, mas ñ consegui sucesso em nenhuma das execuções que fiz.

Especificamante no seguinte tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16078.new;topicseen
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

leandrovargas

SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

rjbgbo

Citação de: leandrovargas online 11 de Fevereiro de 2007, 10:43
Um toico sobre .tar
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14142.0

Vlw

Valeu mano

Consegui descompactar, mas nada de instalar o tal pacote.

leandrovargas

rjbgbo, os arquivos .tar são normalmente os códigos fonte do praograma, ou seja, você terá que compilar os códigos...

Vlw

rjbgbo

Citação de: leandrovargas online 11 de Fevereiro de 2007, 21:37
rjbgbo, os arquivos .tar são normalmente os códigos fonte do praograma, ou seja, você terá que compilar os códigos...

Vlw

leandrovargas estou muito agradecido pela sua atenção, mas sou iniciante e a documentação sobre compilação que até hj vi sobre o Linux ñ me eslareceu muita coisa.

Se vc puder me indicar algo link eu ficaria agradecido.

Um abraço.

leandrovargas

rjbgbo, os arquivos .tar, vem com um arquivo INSTALL, que nele contém as informações de como você deve proceder para instalar...Mas basicamente você digita isso:
./configure
make
make install
Esse arquivo configure pode não existir então nesse caso você digita :
./install que ele vai instalar tudo...Mas é sempre bom você seguir as instruções que vem no arquivo INSTALL que não tem erro...

P.S. Para compilar você precisa instalar o build-essential,  que é um pacote com os compiladores essenciais, o próprio nome já diz ( sudo apt-get install build-essential )
P.S.2. É sempre bom você ver se o arquivo que você quer instalar não existe .deb..Que é bem mais facil de instalar né?
Qualquer coisa retorne aqui que estarei disposto a ajudar..

Vlw