Pen drive morreu?

Iniciado por dookie, 06 de Novembro de 2006, 21:06

tópico anterior - próximo tópico

dookie

Eu tenho um pendrive da kington que funcionava tanto no windows do trabalho quanto no meu Ubuntu em casa.
Depois de usar um tempo, da noite para o dia ele parou de funcionar, nos dois OS.
Ambos OS detectam o pen como Kingston DataTraveler 2.0, mas não montam o volume.
Não consigo gravar nem ler dados nele.
Ao abrir ele pelo gParted, ele é detectado com uma unidade não formatada. Se tento formatar, ele pede para criar um disk label, o que acaba dando erro e não criando nada.

Já tentei vários comandos, várias formas... mas nada deu certo.

A saída do mount é essa:

mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/sdb,

faltando página de código ou outro erro

em alguns casos informações úteis são encontradas no syslog - tente

"dmesg | tail" ou algo do tipo

mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/sdb,

faltando página de código ou outro erro

em alguns casos informações úteis são encontradas no syslog - tente

"dmesg | tail" ou algo do tipo

erro: não foi possível executar pmount

eduardo@dookie:~$ dmesg | tail
[17180184.316000] sd 2:0:0:0: SCSI error: return code = 0x8000002
[17180184.316000] sdb: Current: sense key: Medium Error
[17180184.316000]     Additional sense: No additional sense information
[17180184.316000] Info fld=0x0
[17180184.316000] end_request: I/O error, dev sdb, sector 64
[17180184.484000] sd 2:0:0:0: SCSI error: return code = 0x8000002
[17180184.484000] sdb: Current: sense key: Medium Error
[17180184.484000]     Additional sense: No additional sense information
[17180184.484000] Info fld=0x0
[17180184.484000] end_request: I/O error, dev sdb, sector 120

Alguém sabe se meu pen "morreu" ???????

BetinhoDJ

Meu mp3 uma vez teve umas panes de ficar retendo fragmentos dos arquivos que eu colocava nele... quando ia colocar outras musicas ele misturava tudo... tocava 5 segundos de uma 10 segundos de outra que eu ja tinha apagado dele.
Eu resolvi isso formatando ele pelo Windows... mas lembre-se que você deve formata-lo em FAT e não em FAT32.
Esse procedimento alem de resolver esse problema ainda resolveu o problema do funcionamento dele com Linux que sempre dava umas panes... todas as distros que eu testei reconheciam o drive mas na hora de gravar dava problema... depois da formatação resolveu.

Vivendo e Aprendendo!!

malakl

Tente formata-lo ele novamente, pode ser no linux mesmo, para funcionar tanto no linux qnt no windows basta formatá-lo em fat. Para fazer isto basta dar o seguinte comando:

mkfs.vfat /dev/sdX sendo  /dev/sdx  seu pen drive.

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill

dookie

O windows não formata o pen ...
Esse comando ai tentei a tempos atras...
E ainda colei de um forum gringo, não prestei atenção e fomatei meu hd ao invés do pen :)
Bom, ele sempre da esse resultado:

eduardo@dookie:~$ sudo mkfs.vfat /dev/sdb
Password:
mkfs.vfat 2.11 (12 Mar 2005)
mkfs.vfat: Will not try to make filesystem on full-disk device '/dev/sdb' (use -I if wanted)

Tentando a opção que ele recomenda...

eduardo@dookie:~$ sudo mkfs.vfat /dev/sdb -I
mkfs.vfat 2.11 (12 Mar 2005)
mkfs.vfat: failed whilst writing reserved sector

Que acha?

AlexBR

Acho que tem que ser algo como...

sudo mkfs.vfat /dev/sdb1

Por exemplo, meu HD é IDE normal. Então, o pendriver torna-se o dispositivo /dev/sda1. Daí... no meu caso seria...

sudo mkfs.vfat /dev/sda1

dookie

Então...
Tenho um hd Sata, e ele assume o /dev/sda  e seus "filhos" /dev/sda1 .. /dev/sda2 .. etc
Não tenho certeza, mas o /dev/sda é meu hd como um todo, e os numeros seriam as minhas partições.

Então se eu der um
sudo mkfs.vfat /dev/sda
ele limpará todo o meu disco, criando uma única partição. Isso posso te garantir.. porque já fiz :(

O meu pen drive assume o /dev/sdb.  Mas não tenho um /dev/sdb1 por exemplo porque ele não encontra partições no pen.
Eu to passando nesse momento um testdisk, alias, vai a dica: Se formatarem sem querer um hd ou partição, esse programa é um canivete suíço pra você recuperar teu disco. Até agora ele diz ter erro em todos os meu cilindros :(
Acho que o pen já era mesmo.

malakl

Já tentou acessar ele com fdisk?

Tente assim:

fdisk /dev/sdb e veja se consegue acessá-lo, se conseguir tente remover a partição dele e criar uma nova, qualquer dúvida estamos aqui  ;)

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill