Mario Meyer na Conisli

Iniciado por joquerbr, 05 de Novembro de 2006, 18:23

tópico anterior - próximo tópico

joquerbr

ola,

assisti a palestra do Mario Meyer na Conisli e achei muito esclarecedora sobre a organização
e as direções do projeto Ubuntu. sou usuário de Slackware há varios anos e estou testando o
Ubuntu 5.10 agora - achei excelente.

mas não concordo muito com duas colocações que ele fez:

chamar outra distribuição de "coisa remendada com esparadrapo" e ridiculariza-la num dos
mais importantes congressos de software livre no Brasil  não foi lá muito educado. todas as
distribuições tem problemas e acho correto mostrar suas limitações até para que sejam melhoradas
mas isto poderia ser feito com mais respeito né ? 

a outra coisa é que quando ele afirma que não usaria o Linux como servidor corporativo está indo
na contramão. então o Linux não esta maduro e confiavel ? mas já existem varias empresas com sistemas criticos rodando em Linux. elas cometeram um erro ? 

acredito que essas colocações serviram apenas para criar duvidas sobre o Linux e dar munição pra concorrencia.

abraço a todos,

Joquerbr

gony64

se for isto ai que ele disse.... concordo com tu opnião.

gaijin

Baixa o Ubuntu 6.10! Garanto que vais gostar mais ainda.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

joquerbr

pois é. acho que se ele tivesse se referido desse jeito ao Slackware por exemplo teria arranjado uma briga com o Piter Punk que estava por lá. critica tem que ser positiva e 'na moral'.   
assim que tiver um tempo vou por o 6.10 pra rodar.

LedStyle

Bom... nada melhor do que o próprio Meyer pra te explicar. Aposto que logo ele aparece poraqui.

Mas de cara, vamos deixar claro já que a distribuição a que o Meyer se referia foi o Kurumin. Espero que tenha ficado bem claro aquele ponto que foi questionado sobre o Ubuntu "ser mais um kurumin". O Ubuntu tem uma infra-estrutura muito superior, e utiliza pacotes e equipes de empacotamento próprias, diferente do Kurumin que nada mais é que um belo Debian em Live CD com toneladas de scripts em cima. Não tem nem como comparar kurumin com o Ubuntu e acredito que essa comparação é que tenha tirado nosso amigo do sério (tiraria qualquer desenvolvedor do Ubuntu, com certeza... rs).

Sobre o Linux em servidores, acredito que você não entendeu. Ele deixou claro que esta era uma opinião DELE pra servidores que necessitavam de respostas em tempo real, parrudos para rodar 24/7/365, e na opinião dele, o BSD atenderia melhor. Inclusive acho que a maioria dos administradores experientes fariam a mesma recomendação. O Ubuntu é ótimo para servidores, assim como o Debian.

[]s

mariomeyer

Bom,

O que eu falei sobre Kurumin continuo falando, mas lembre-se que eu comentei que ainda acho essa distribuicao a melhor opcao hoje para LiveCD.. No entanto, como distribuicao instalável, continuo tendo minha opinião.

Sobre os servidores o nosso amigo LedStyle já respondeu. Eu dei apenas a MINHA opinião. Eu pessoalmente acho que para servidores de "missão critica" os sistemas BSD são superiores. Tome muito cuidado com a definição de missão critica. O caso especifico que foi perguntado foi sobre sistema de controle de rede energética da Furnas, e num caso que necessita tanto de uma solução de tempo real, eu realmente não colocaria um kernel linux rodando nesta situação.

Novamente, foram apenas as minhas opiniões pessoais. Cada um tem direito de ter sua opiniões, não? E um detalhe é que ambas colocações foram feitas durante a parte das perguntas do público, e não durante o conteúdo minha palestra.

Mário Meyer
Ubuntu Member

joquerbr

concordo plenamente que cada um tem sua opnião - aliás como dizem a unanimidade é burra. Dá prá entender também que o Mário tenha ficado  'p' com a pergunta do jeito que foi colocada e acabou dando  uma bela 'Kutukada no Kurumin'.

quanto a missão critica também concordo que num dá pra usar Linux num monitor de suporte de vida
ou pra controlar comporta de usina hidrelétrica. 

Até ai tudo bem - como diria o Roberto Solomons - é assunto pra dois barris de chopps.

O que perturbou não foram as opniões do Mario e sim o "jeito" como elas foram colocadas num evento
como o Congresso da CONISLI  - onde tem gente de empresas publicas, privadas, estudantes. desenvolvedores, e com certeza membros de outras comunidades Linux - e quem sabe até quem
nâo goste de software livre.

primeiro porque deu uma esculhambada publica ( embora divertida ) no trabalho do Morimoto. 
nessa aì o "ambassador"  nâo foi muito  "diplomatico" 

depois para muitas pessoas  missão critica quer dizer 'aquilo que pode comprometer o negócio da empresa a ponto de tira-la de circulação'. Se algumas das pessoas pra quem trabalho escutassem
a resposta iam correndo passar todos os sistemas de Linux para BSD ou Windows antes que eu conseguisse explicar que eles entenderam tudo errado.

bom, era mesmo só para colocar uma nota sobre o assunto e nâo uma crítica pessoal ao Mario Mayer
que mostrou que o Ubuntu esta muito bem representado no Brasil - a palestra dele  foi a melhor  das
feitas sobre distribuiçôes na Conisli.  pena que houve problemas com o CD do 6.10 ... fica pra proxima.

abraço a todos.

mariomeyer

Obrigado pelo elogio à palestra. Eu tento passar o máximo possível para os usuários e fazê-los se sentirem a vontade e convidados a participarem da nossa comunidade. No entanto, é uma pena que tive apenas 30 minutos para fazer a palestra. Esta palestra normalmente é apresentada em 1 hora. Apesar de ter corrido bastante no ritmo, acho que consegui passar o que eu queria para o público.

Realmente o comentário do usuário me tirou um pouco do sério. Na verdade este assunto de kurumin sempre me tira um pouco do serio, até pq esta distribuição já prejudicou muito o software livre no cenário nacional. E por qualquer descontrole excessivo meu, peço minhas desculpas aos ouvintes presentes na palestra.

Mário Meyer
Ubuntu Member

gony64

ta vendo....! as coisas bem esclarecidas... ta vendo...!

Mas, que pena que perdi esta palestra... se eu soubesse, teria pegado meu jatinho e ido ...! ;D

ah!, mario voce será o proximo a ir no Jô Soares Viu...! não pode ser outro não, tem que ser tu mesmo.

;D :D ;)

mariomeyer

O pior é que eu estava no Jo Soares. O Julio e o Serginho me chamaram pra ajudar eles na gravação do programa... ehehehheh

Mário Meyer
Ubuntu Member

uplink

puts to tão por fora que nem sabia de palestra ministrada pelo mario meyer.
foi são paulo ou rio janeiro?
bem porque se tiver outra e for em porto alegre não perco por nada,sabe de futuras palestras daqui de porto alegre?

Muito Obrigado
T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

mariomeyer

Acho q Porto Alegre agora só no FISL 8.0 ... Por enquanto mais nada programado ai... TALVEZ semana que vem no LatinoWare em Foz do Iguacu... mas nao tenho certeza ainda...

Mário Meyer
Ubuntu Member

boi

Citação de: mariomeyer online 06 de Novembro de 2006, 23:05
O pior é que eu estava no Jo Soares. O Julio e o Serginho me chamaram pra ajudar eles na gravação do programa... ehehehheh

Então está explicado...
Qual o objetivo dos ubunteiros? Queimar o filme do Linux?

Felix

Citação de: gony64 online 06 de Novembro de 2006, 21:15

ah!, mario voce será o proximo a ir no Jô Soares Viu...! não pode ser outro não, tem que ser tu mesmo.

Desde que não ocorra outro boicote da produção como houve da última vez...

gony64

Citação de: mariomeyer online 06 de Novembro de 2006, 23:05

caramba mario... eles não foram bem mesmo hein? deixa pra lá...  aguas passadas....