erro ao carregar o X com placa de video Nvidia

Iniciado por Buriolla, 04 de Novembro de 2006, 20:53

tópico anterior - próximo tópico

Buriolla

Estou tentando instalar o driver da nvidia no Kubuntu 6.06 e não consigo de forma alguma
encontrei um how-to no Guia aqui do site, fiz todos os passos certinho mas ele da um erro na hora de carregar o X
abaixo segue mensagem de erro:

Error: API mismatch: the nvidia kernel module has the version 1.0-7174 but this X module has the version 1.0-8762. Please make sure that the kernel module and all nvidia driver components have the same version
(EE) NVidia(0): Failed to initialize the nvidia kernel module! Please ensure that there is a supported nvidia GPU in this system, and that nvidia device files have been created properly. Please consult nvidia ReadMe for details.

depois um amigo me indicou um software mto bom pra ser usado no (k)ubuntu, chamado Automatix, que serve para instalar varias coisas com mais facilidade no seu sistema.. tentei instalar a placa de video por la tbm e tbm naum deu certo .. o erro é o msm.. só muda as versões citadas ele diz q o nvidia kernel module has the version 1.0-8782 but the X module has the version 1.0-8776

será que alguém pode me ajudar?

tuxkiller

Boas,

Com o Synaptic tenta instalar o módulo respectivo ao driver q queres instalar, pode ser q resulte.

Fica bem.

wilianrr

Também estou com o mesmo problema, no entanto o meu sistema é o Kubuntu. Apresenta o mesmo erro:

ERROR: API mismatch: the Nvidia kernel module has the version 1.0-7174, but this X module has the version 1.0-9629. Please make sure that the kernel module and all Nvidia driver components have the version (e por aí vai...).

Tentei instalar uma versão mais nova do nvidia-kernel-common, mas o Adept Manager (o programa gráfico de instalação de pacotes do Kubuntu Dapper Late, acho que é esse o nome) mostra esse como o mais atual, baseado nos repositórios do Ubuntu. Acredito que haja uma outra versão, já que esta (1.0-7174) é de 2005 e para placas antigas. Mas onde encontrar? Há repositórios para isto?

O sistema funciona com o básico "nv", mas quando configuro para utilizar o driver espcífico apresenta aquele erro e impede o início do X. Preciso de ajuda para atualizar este módulo.

Obrigado.

Glauco Hass

Instalar os drivers novos da NVIDIA é complicado pra quem está começando no linux. Eu fiquei mais de uma hora tentando instalar. Pelo menos obtive sucesso, agora tenho o 9629 funcionando no kernel 2.6.17-10-generic.
A única maneira que consegui fazer foi seguir o método 2 desse tutorial:
http://doc.gwos.org/index.php/Latest_Nvidia_Edgy

Mesmo assim, tive problemas após seguir todos os passos descritos na página acima. O X não iniciava. Resolvi isso reinstalando o X através do comando
sudo apt-get install xserver-xorg
Depois, quando eu efetuava o logon, ele não ficava 5 segundos na sessão e reiniciava o X. Era o GLX que estava sendo carregado com a versão padrão do X. Resolvi isso entrando no diretório /usr/lib/xorg/modules/extensions, fazendo um backup do libglx.so original e renomeando o libglx.so.1.0.9629 para libglx.so, tudo como root.
Depois dessa bagunça, tenho tudo funcionando corretamente.
Mas já aviso, esse tutorial é complicado. Ou melhor, instalar os drivers da NVIDIA é uma tarefa complicada, pelo menos pra mim.

wilianrr

Resolvi o problema da mesma forma explicada pelo colega Glauco Hass: depois de instalado o driver, a versão de módulo kernel nvidia não batia com a do driver e o X não iniciava. Renomeei o arquivo libglx.so.8762 - vou instalar uma versão mais nova logo - para libglx.so (substituindo este último, mas antes disso fiz um backup dele). Está funcionando perfeitamente agora.

E obrigado a todos que responderam este tópico e me ajudaram, em especial para a pessoa citada acima, que encontrou a solução para o problema.