Instalar Linux em notebook Sony Vaio

Iniciado por DiegoNC, 27 de Janeiro de 2026, 22:17

tópico anterior - próximo tópico

DiegoNC

Olá galera do Ubuntuforum-br,

Por favor, alguém poderia me dizer qual sistema Linux roda estável e sem problemas de hardware em um notebook Sony Vaio VPCEG13EB com a seguinte configuração:

Placa-mãe: pelo CPU-Z e prompt de comando, consta como Vaio.     Procurando pelo modelo do notebook em sites da internet  dizem que é "PCG-61A11X - Placa mãe MBX 250".

Processador: Intel(R) Core(TM) i3-2310M CPU @ 2.10GHz, Codename -> Sandy Bridge; Socket 988B rPGA (0x4)

HDD 500 GB - SATA

Placa de vídeo: Intel(R) HD Graphics 3000, Sandy Bridge, 32 nm

Memória: 2 DDR3 de 4 GB cada, PC3-10700 (667 MHz)

Chipset: Northbridge -> Intel Sandy Bridge rev. 09
                Southbridge -> Intel HM65 rev. B2
                Memory Frequency -> 665.1 MHz (1:5)

BIOS: sistema UEFI

Ele está com Windows 7 Home Basic 64-bits com Service Pack 1.

Aqui é pra quem é do Brasil: já que o aplicativo do Itaú não dá suporte ao sistema, só a partir do Windows 10, terei que usar outro sistema operacional pra usar o internet banking deles.  O curioso é que este aplicativo suporta o Pentium IV, mas o Windows 7 não.

Bom, estou entre usar o Ubuntu, KDE ou Linux Mint.  Já cheguei a usar o LiveUSB do Ubuntu (acho que 22.04), mas parece que ele dava erro em algo relacionado ao vídeo na inicialização.    Fora este problema, usei pra digitalizar documentos sem problemas.    Um outro problema é que sempre que usei o Ubuntu no pendrive e colocava o horário oficial do Brasil, ele alterou automaticamente o horário do Windows, dando até problema no momento de sincronizar o relógio via servidor de internet.

Bom, se não der problema para usar o internet banking dos bancos Itaú, Caixa e Banco do Brasil, ver vídeos na internet, passo a usar somente o Linux neste notebook.

Uma outra dúvida que tenho é se o Linux tem algum software que importa as imagens do celular separando-as automaticamente por data.

Desde já, meus agradecimentos

galactus

Olá DiegoNC, vamos por partes.

1) Esse é um Notebook bem antigo né. Usar Gnome ou KDE eu acho muito pesado pra ele, principalmente na questão do vídeo. Você tem pouca memória também, para os padrões atuais, mesmo com Linux. Resumindo, eu não usaria Ubuntu ou Kubuntu. Eu tentaria o Xubuntu (XFCE), se for usar o Linux Mint tem a versão dele com XFCE também. Mas como tudo é uma questão de gosto, faça os seus testes.

2)
  Por que o Ubuntu altera o horário do Windows em dual-boot (ou Live USB)?

Isso ocorre porque Linux e Windows interpretam o relógio de hardware (RTC/BIOS) de forma diferente.

Linux/Ubuntu assume que o RTC está em UTC e aplica o fuso horário depois.

Windows assume que o RTC já está em horário local.

Quando o Ubuntu inicia (inclusive via Live USB), ele ajusta o RTC para UTC.
Ao reiniciar no Windows, este interpreta o UTC como horário local, resultando em relógio incorreto e falhas na sincronização NTP.

Solução recomendada:
Configurar o Windows para usar UTC, alinhando o comportamento com o Linux.

No Windows (regedit):

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation
DWORD: RealTimeIsUniversal = 1

Reiniciar o sistema.

Alternativa (não recomendada):
Forçar o Ubuntu a usar horário local:

timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock

Pode causar problemas com NTP, DST e ambientes virtualizados.

O problema não é um bug do Ubuntu, mas uma divergência histórica de design entre Windows e sistemas Unix-like sobre o uso do RTC.

3) Já faz algum tempo que não precisa mais usar o Warsaw para validar o Login do internet Baking. Tudo foi migrado para o Celular! O Token é feito no celular ao tentar fazer o Login na conta via internet baking. Na verdade não lembro mais quando foi a útima vez que usei um navegador web para acessar minha conta do Banco. Está tudo no celular.

4) Sim! No Linux (incluindo Ubuntu) existem vários programas que importam fotos do celular e organizam automaticamente por data. Aqui estão os melhores: Shotwell, digiKam e gThumb. Todos esses programas usam a data/horário dos metadados EXIF das fotos (o horário em que a foto foi tirada) — então a separação por:

Ano

Mês

Dia

é feita automaticamente durante a importação.
PopOS 24.04 / Windows 11 - PC

Debian13 / Windows 11 - Notebook

jrkamil

Linux Mint Cinamon. Tenho em un note Dell Core Duo com 4 GB de RAM e funciona perfeitamente. E o Warsaw roda nos navegadores Firefox e Chromium pois são .Deb.
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  Mint 22.3 Cinamom, ssd 240G, ssd 500 G

jrkamil

e para vc que vem do Win7, vai se sentir "em casa", a interface é muito parecida
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  Mint 22.3 Cinamom, ssd 240G, ssd 500 G

jrkamil

Dell Inspiron 1545

DiegoNC

Citação de: jrkamil online 16 de Fevereiro de 2026, 17:19e aí, quem instalou ? gostou ? se precisar de ajuda é só falar, ok ?

Olá, obrigado pela resposta.  Eu até baixei ele, mas instalei o Kubuntu 24.04.  Instalei em outro HD SATA pra não mexer em nada e dar problema neste que veio com o notebook.  Rodou numa boa o Kubuntu aqui, mesmo sendo antigo.  O maior problema é que precisa trocar o HD quando vou usar o Kubuntu pra fazer transação financeira pelo banco Itaú.

Acho que vou instalar uma máquina virtual pra rodar esse Kubuntu e pra não ficar trocando de HD.  Vc poderia sugerir qual máquina virtual pra fazer isso?

Fiz um pendrive com Linux Mint 22.3 mate persistente, mas o sistema que baixei deve estar com problemas porque não consegui alterar a data nem o horário nele.

DiegoNC

Citação de: galactus online 27 de Janeiro de 2026, 23:49Olá DiegoNC, vamos por partes.

1) Esse é um Notebook bem antigo né. Usar Gnome ou KDE eu acho muito pesado pra ele, principalmente na questão do vídeo. Você tem pouca memória também, para os padrões atuais, mesmo com Linux. Resumindo, eu não usaria Ubuntu ou Kubuntu. Eu tentaria o Xubuntu (XFCE), se for usar o Linux Mint tem a versão dele com XFCE também. Mas como tudo é uma questão de gosto, faça os seus testes.

2)
  Por que o Ubuntu altera o horário do Windows em dual-boot (ou Live USB)?

Isso ocorre porque Linux e Windows interpretam o relógio de hardware (RTC/BIOS) de forma diferente.

Linux/Ubuntu assume que o RTC está em UTC e aplica o fuso horário depois.

Windows assume que o RTC já está em horário local.

Quando o Ubuntu inicia (inclusive via Live USB), ele ajusta o RTC para UTC.
Ao reiniciar no Windows, este interpreta o UTC como horário local, resultando em relógio incorreto e falhas na sincronização NTP.

Solução recomendada:
Configurar o Windows para usar UTC, alinhando o comportamento com o Linux.

No Windows (regedit):

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation
DWORD: RealTimeIsUniversal = 1

Reiniciar o sistema.

Alternativa (não recomendada):
Forçar o Ubuntu a usar horário local:

timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock

Pode causar problemas com NTP, DST e ambientes virtualizados.

O problema não é um bug do Ubuntu, mas uma divergência histórica de design entre Windows e sistemas Unix-like sobre o uso do RTC.

3) Já faz algum tempo que não precisa mais usar o Warsaw para validar o Login do internet Baking. Tudo foi migrado para o Celular! O Token é feito no celular ao tentar fazer o Login na conta via internet baking. Na verdade não lembro mais quando foi a útima vez que usei um navegador web para acessar minha conta do Banco. Está tudo no celular.

4) Sim! No Linux (incluindo Ubuntu) existem vários programas que importam fotos do celular e organizam automaticamente por data. Aqui estão os melhores: Shotwell, digiKam e gThumb. Todos esses programas usam a data/horário dos metadados EXIF das fotos (o horário em que a foto foi tirada) — então a separação por:

Ano

Mês

Dia

é feita automaticamente durante a importação.

Olá galactus, o fórum deveria estar em manutenção esses dias atrás.  Por isso, estou te respondendo agora.  Enfim, este notebook é antigo mesmo.  Mas eu instalei o Kubuntu como disse acima e o computador rodou numa boa o sistema.    Também já rodei o Ubuntu nele apenas pelo pendrive.  Só que este dava erro de vídeo (não lembro o que era).

2- quanto à questão de horário no Windows.  O procedimento deu certo.  Obrigado.

3- Eu instalei o Wine no Kubuntu e consegui instalar o aplicativo do Itaú pelo Wine e realizar transação financeira sem problemas.

Uma dúvida: vc saberia me dizer como eu faço pra colocar um iPhone e o Kubuntu em rede wi-fi pra compartilhar pasta?

Meus agradecimentos pela sua colaboração

galactus

Olá DiegoNC, então, eu nunca usei esses métodos pois não tenho bala na agulha pra ter Iphone!

Contudo, sei que pode usar 3 métodos:

1) Samba, mais complexo.

2)  LocalSend, você tereia que instalar os dois em cada dispositivo. No Iphone vai usar o App Store e no Kubuntu pode usar o flatpak ou o site deles.

3) O KDE Connect , nativo do KDE. Teria que instalar ele no Iphone.

Daí você faz busca como vai fazer pra eles funcionarem.
PopOS 24.04 / Windows 11 - PC

Debian13 / Windows 11 - Notebook