Travamento na tela de bloqueio

Iniciado por lu-lui, 12 de Fevereiro de 2026, 10:28

tópico anterior - próximo tópico

lu-lui

Olá, há poucos dias resolvi mudar de windows para linux e baixei a versão 24.04 do Ubuntu, estou me adaptando bem mas o problema que mais enfrento é o travamento na tela de bloqueio, que eu não sei como resolver.

Basicamente toda a vez que ligo ele após suspender ou fechar a tampa do notebook ele fica travado na tela de "Precione qualquer tecla para continuar", tela essa que, quando pressiono não acontece nada, algum tempo depois todas as teclas que pressionei ficam salvas no campo para colocar a senha e quando vou apagar o sistema fica extremamente lento para concluir uma ação simples. Após o desbloqueio o computador funciona normalmente, mas gostaria de resolver essa situação.

Desde já agradeço a quem conseguir me ajudar e peço perdão se cometi algum erro de postagem ou postei da parte errada no fórum, sou nova aqui :)

galactus

Olá lu-lui, precisamos de maiores informações para poder te ajudar.

Qual o modelo e marca do Notebook em questão? Esse notebook usa placa de vídeo Nvidia?

Favor executar os seguintes comandos no terminal e colar a saída deles aqui, um de cada vez:

lspci | grep -i vga

echo $XDG_SESSION_TYPE

journalctl -b -1 | grep -i suspend

journalctl -b -1 | grep -i gnome
PopOS 24.04 / Windows 11 - PC

Debian13 / Windows 11 - Notebook