Ubuntu - notebook dell inspiron 5458 para iniciantes

Iniciado por leticiaps, 08 de Agosto de 2024, 22:16

tópico anterior - próximo tópico

leticiaps

Boa noite! Estou com um problema relacionado ao ubuntu. Minha máquina (notebook dell inspiron 5458) veio de fábrica com windows, porém resolvi instalar a última versão do ubuntu nele e agora estou tendo problemas. Não consigo conectar minha hd externa. Já tentei usar o terminal seguindo as dicas do chatgpt, mas não funcionou.
Também estou tendo problemas com a conexão hdmi. Quando conecto, o note entende a tela da televisão como tela 1 e a dele como tela 2. O mouse não funciona na tela do note, e mesmo tentando usar o tab, eu não consigo fazer a troca.
Também já tentei com o terminal, usando o xrandr e arandr e nenhum dá jeito.

Poderiam me ajudar, por favor?!

galactus

Esse Notebook é um modelo antigo ainda com DDR3 e processador de Quarta geração?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Sampayu

Citação de: leticiaps online 08 de Agosto de 2024, 22:16

Boa noite! Estou com um problema relacionado ao ubuntu. Minha máquina (notebook dell inspiron 5458) veio de fábrica com windows, porém resolvi instalar a última versão do ubuntu nele e agora estou tendo problemas. Não consigo conectar minha hd externa. Já tentei usar o terminal seguindo as dicas do chatgpt, mas não funcionou.
Também estou tendo problemas com a conexão hdmi. Quando conecto, o note entende a tela da televisão como tela 1 e a dele como tela 2. O mouse não funciona na tela do note, e mesmo tentando usar o tab, eu não consigo fazer a troca.
Também já tentei com o terminal, usando o xrandr e arandr e nenhum dá jeito.

Poderiam me ajudar, por favor?!

É bastante complicado ajudar outros usuários Linux em casos como esse, porque não temos como reproduzir seu cenário sem dispor do mesmo hardware, mas em breve pesquisa na Internet vi que os laptops Inspiron 5458 são problemáticos com Linux e que o firmware do BIOS inviabiliza a utilização plena do sistema se o Secure Boot estiver ativado. Consequentemente, caso a esta altura você ainda não tenha conseguido resolver os problemas que reportou, recomendo que faça backup dos seus dados e então:

• Reinicie o laptop, entre no setup do BIOS e desabilite o Secure Boot.
  • Dê boot via pendrive com LiveCD do XUbuntu 16.04 (como seu laptop foi lançado em 2015, é bom iniciar os testes com um sistema lançado na mesma época, por ter maior chance de ser compatível)
  • Se o sistema funcionar bem com seu laptop e você decidir instalar esse Linux, deixe o instalador fazer a instalação automatizada (não faça particionamento manual), para que o instalador decida se nesse laptop é melhor usar uma tabela de partições GPT ou se é melhor usar MBR. Após a instalação e reinicialização você poderá ver (com o programa gparted, por exemplo) qual tabela de partições foi adotada pelo instalador.
Daí pra frente há uma infinidade de caminhos que você pode seguir, a depender do desfecho do teste acima: se tudo funcionou com o XUbuntu 16.04, você pode optar por usar esse sistema, apesar de ele não estar mais recebendo atualizações. Se algumas coisas ainda deram problema, você pode testar outras versões do XUbuntu (é recomendável usar uma distro leve como XUbuntu, por exigir menos desempenho do hardware e seu laptop ser antigo). Você também pode testar o Ubuntu Budgie 18.04, que até onde sei não tem histórico de problemas com laptpops da série Inspiron 5400.

Caso por qualquer motivo decida testar um Linux mais novo que não seja Ubuntu, eu tentaria o Manjaro Xfce, por ser um sistema baseado em Arch Linux que é mais fácil de usar que o Arch mas que fornece mais opções de customização de drivers e kernels para hardwares exóticos, obsoletos e de última geração.

Enfim: como não existe uma lista oficial de distribuições Linux compatíveis com o hardware do seu laptop, você só vai descobrir qual funciona bem por intermédio de tentativa-e-erro. Está evidente que os problemas relatados por você decorrem de drivers USB e HDMI que não suportam plenamente o hardware USB e HDMI do seu laptop, portanto os módulos do kernel não dão suporte pleno e você precisa testar outros kernels, que usam outros módulos. Distribuições lançadas na época (ou distribuições novas que dão suporte a uma gama mais ampla de dispositivos, como é o caso do Manjaro) são as melhores apostas que você pode fazer, na minha opinião.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Sampayu

Adendo: conforme informado no website oficial da Dell, esse laptop Inspiron 5458 foi projetado somente para sistemas Windows. Isso reduz a chance de esse laptop ser plenamente compatível com algum sistema Linux (mas não deixe de investigar, claro).

Caso tenha familiaridade com dispositivos de hardware, neste site há uma lista de dispositivos presentes no Inspiron 5458 (dependendo da versão/submodelo dele). Segundo essa página, um kernel Ubuntu razoavelmente compatível é da série 5.x (o hardware probe naquele site foi feito com laptops Dell Inspiron 5548 rodando Ubuntu 18.04 com kernel 5.0.0-31-generic).
Yuri Sucupira ("Sampayu")