Como inserir um PATH no vi /etc/profile

Iniciado por Victor Altenhofen, 20 de Abril de 2023, 23:35

tópico anterior - próximo tópico

Victor Altenhofen

Boa noite pessoal, trabalho com o sistema Domínio Sistemas, estamos enfrentando um problema ao tentar iniciar o banco de um cliente no Ubuntu 18 LTS, estamos usando o próprio tutorial da desenvolvedora, porém, quando chegamos na parte de "CONFIGURAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE AMBIENTE:" manda acessar o arquivo profile através do comando "vi /etc/profile", e pede para encontrar uma linha onde possua a expressão export, porém, em nosso sistema não possui esta linha, já tentamos adicionar as variáveis em baixo no arquivo:
PATH="$PATCH:/opt/sybase/SYBSsa16/bin64"
LD_LIBRARY_PATH="/opt/sybase/SYBSsa16/lib64"
Mas após inseri-los os comandos normais do linux param de funcionar como o ls, cd, sendo necessário inserir inserir user/bin no inicio para que o comando funcione corretamente, segue abaixo link da solução que estamos usando.
https://suporte.dominioatendimento.com/central/faces/solucao.html?codigo=4959

Se caso alguém souber me ajudar, estamos com urgência para este cliente, porém, não estamos conseguindo prestar o suporte correto devido a falta de conhecimento nesta área, agradeço.

rafael1984job

Olá

Pelo que vi você quer montar um banco de dados para contabilidade no ubuntu. (instalaçao do zero certo)

Voce seguiu os passos básicos?

eu notei que faltam alguns argumentos nesse tutorial que quem não conhece faz toda a diferença então os acrescentei.

COPIANDO A INSTALAÇÃO DO SYBASE PARA LINUX:
Para copiar a instalação do Sybase para a pasta "opt" (criada conforme item 1) digite o comando: cp ASA-1600-2747-Linux-64.tar.gz /opt;

DESCOMPACTANDO OS ARQUIVOS PARA INSTALAÇÃO:
cd opt (aqui faltou um detalhe importante) cd /opt
gunzip -c /opt/ASA-1600-2747-Linux-64.tar.gz| tar -x;
se tiver erro execute como sudo gunzip -c /opt/ASA-1600-2747-Linux-64.tar.gz| tar -x;

BACKUP DAS CONFIGURAÇÕES ATUAIS DO LINUX:

cp /etc/profile /etc/profileold;
cp /etc/rc.d/rc,local /etc/rc.d/rc.localold

CONFIGURAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE AMBIENTE:

vi /etc/profile (faltou o sudo então sudo vi /etc/profile ) particulamente prefiro o nano que é um editor de textos melhor

Localize a linha que possui o comando export dentro do arquivo, e na linha imediatamente anterior, informe os comandos:

PATH="$PATCH:/opt/sybase/SYBSsa16/bin64"
LD_LIBRARY_PATH="/opt/sybase/SYBSsa16/lib64"

Na linha onde se encontra o comando export, existem outros comandos (geralmente em maiúsculo). No final destes, acrescente os comandos LD_LIBRARY_PATH e PATH caso ainda constem. A linha export ficará semelhante:
export PATH USER LOGNAME MAIL HOSTNAME LD_LIBRARY_PATH.

o restante do tutorial não achei falhas. espero que ajude

Victor Altenhofen

Boa noite,

Obrigado pela resposta, tentei utilizar sudo vi /etc/profile conforme você sugeriu, porém, chego na mesma parte onde congelamos.

Sim, realizamos os passos básicos, porém, no momento do código vi /etc/profile, ocorre que não encontramos a linha onde possui export e ao tentar colocar os comandos no final após o ultimo fi, os comandos gerais param de responder corretamente, fazendo com que o sistema obrigue a usar comandos como /user/bin/ls, coloquei o link de uma imagem upada para poder ver a tela onde ficamos sem reação devido não encontrar a linha export.


link: https://i.imgur.com/aXhh1Fs.png

creto

Olá,

Gente eu sempre usei, uso e se assim durar mais alguns anos sempre usarei o KDE Plasma e nele e também em qual distribuição for não é obrigatoriamente necessário o uso de vi; nano ou etc..

Basta apenas no navegador de arquivos (no meu caso Dolphin) ir até /etc/profile, abri-lo no kate efetuar a alteração que eu quiser (afinal códigos linux são textos) clicar em fechar, o kdialog me pedirá senha e pronto feita a mágica.

Uso Archlinux/Manjaro/BigLinux, mas nesse e muitos outros casos: "A ordem dos tratores, não vai alterar o viaduto".

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Victor Altenhofen

Bom dia,

Obrigado pela resposta, porém, minha dificuldade não seria acessar o profile e edita-lo, e sim, como edita-lo, em qual local devo inserir o path e como inserir para que os comandos gerais não sejam alterados conforme citado na mensagem anterior,

Aguardo, obrigado!!

Victor Altenhofen

Bom dia pessoal,

Consegui inserir corretamente as variáveis, caso alguém possua a mesma duvida de como se deve inserir as variáveis no profile, segue imagem de como realizei a inclusão, verifiquei que no tutorial qual eu estava seguindo da própria desenvolvedora estava incorreta a forma que deveriam ser inseridos.