Preciso conselhos sobre SSD e Ubuntu/Windows ....

Iniciado por arcanjoebc, 16 de Outubro de 2021, 19:22

tópico anterior - próximo tópico

arcanjoebc

Meu computador All-In-One é bem antigo e, agora, ele apresentou um defeito que não convém arrumar; até mesmo porque, as peças para o meu modelo da Positivo não existem mais e teria que conseguir "coisa" usada, compreendem?! Então decidi comprar um computador DELL melhor. Porém, o mesmo vem com SSD, uma tecnologia que desconheço. Há muitos anos, trabalhei com informática. Sei formatar, instalar e tudo mais,  mas na internet tem pouca informação sobre dual boot Windows 10 ou 11 e Ubuntu no mesmo SSD. A máquina será um Desktop Dell Vostro processador Intel Core i3, com 8 RAM, SSD de 512 GB de espaço. Para os dados, eu sempre uso um hd externo que, por sinal, tem bastante coisa. Algum conselho para esse profissional do tempo do MS-DOS????

marcoslinux

boa noite ! basicamente ssd e hd são a mesma coisa, e só espetar usar.
processador i5 3570 /ssd m.2 256 kingspec/ 16 gb memoria kingspec 1600 mhz /fonte cooler master 400w

arcanjoebc

Citação de: marcoslinux online 16 de Outubro de 2021, 20:14
boa noite ! basicamente ssd e hd são a mesma coisa, e só espetar usar.

Obrigado pela resposta!

flavioml

Acredito que o trim é habilitado, por padrão, pelo menos nas principais distros (ubuntu, fedora etc.) mas não custa checar. A outra coisa importante é verificar se a distro escolhida não habilita o swap por padrão e desabilitar, se for ocaso!
Boa srte.
Flavio ML

zekkerj

Uma diferença importante é o tamanho... normalmente unidades SSD são menores, por (ainda) serem mais caras. Tipo, pelo mesmo preço de um HD de 4 ou 8TB, vc só vai encontrar SSDs de 300 a 500GB. Então, como terá menos espaço, você certamente deverá pensar bem antes de sair instalando mais de um sistema operacional em seu SSD.

Sobre as dicas do @flavioml, como você disse que não tem muito traquejo com a tecnologia, vale explicar que esses ajustes vão aumentar a vida útil da sua unidade SSD.

E falando em swap, embora eu concorde que desabilitar seja uma boa ideia, vc só deve fazer isso se tiver uma quantidade razoável de memória RAM, pelo menos 8GB. Nunca tente isso em um sistema com menos de 4GB, ou pode ter alguns efeitos colaterais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

CelticWarrior

CitarA outra coisa importante é verificar se a distro escolhida não habilita o swap por padrão e desabilitar, se for ocaso!

Este conselho está, por assim dizer, desatualizado.

É certo que há uns 10 ou 15 anos atrás, quando os SSDs eram muito mais caros, comparativamente, e ao mesmo tempo menos fiáveis, fazia sentido reduzir ao máximo as operações de escrita na unidade com o objetivo de maximizar a vida útil. A geração atual de SSDs, porém, tem uma longevidade igual ou superior à dos HDDs tradicionais. Assim, não faz sentido ter "cuidados adicionais" com os SSDs.

Em conclusão,  trate os SSDs atuais tal qual trataria os tradicionais HDDs. Evitar o swap nestes, deixar espaço não atribuído a partições (overprovisioning) e todos os "truques e dicas" repetidos até à exaustão na década passada não mais se justificam. Simplesmente use, nada mais. 

zekkerj

Uma coisa que eu demorei a "sacar", imagino que alguns também não estejam a par: existem unidades SSD com interface própria, que lembram um cartão de memória. E existem unidades que vêm com o formato de um HD de 2,5" e interface SATA. Os primeiros são apropriados pra instalar em equipamentos que já têm o slot próprio (cujo no me me foge, mas logo alguém vai me ajudar). Já os últimos, são próprios pra instalar em máquinas mais antigas, podendo ser ligados no lugar de um HD ou CD/DVD normal.

Posso dizer que já fiz essa substituição algumas vezes, e o resultado sempre foi muito bom. Mesmo tendo usado o SSD SATA numa máquina que não precisava.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

CelticWarrior

Citação de: zekkerj online 29 de Novembro de 2021, 14:46
(...) Os primeiros são apropriados pra instalar em equipamentos que já têm o slot próprio (cujo no me me foge, mas logo alguém vai me ajudar). Já os últimos, são próprios pra instalar em máquinas mais antigas, podendo ser ligados no lugar de um HD ou CD/DVD normal.(...)

Há dois tipos, mSATA (antigo e em desuso) que, tal como o nome indica suportam apenas o padrão SATA e o novo M.2 com os quais é preciso ter atenção ao padrão que suportam pois o encaixe é igual. Podem suportar o tradicional SATA ou o NVMe que é substancialmente mais rápido. Alguns adaptadores para uso externo (USB) podem suportar ambos sempre e quando isso é referido explicitamente pelo fabricante mas normalmente apenas um ou outro tal como os slots internos.