Bug no audio Ubuntu 21.04

Iniciado por LavaGame, 11 de Junho de 2021, 20:59

tópico anterior - próximo tópico

LavaGame

Sou novato em linux mas tava querendo testar e acabei curtindo bastante usei por uma semana mas por algum motivo ontem do nada notei que o som tava dando estalos e ficava falhando, fui nas configurações do sistema na parte de som e percebi que o dispostivo de audio tava fica trocando sozinho e rapidamente mesmo sem a reprodução de imagem, normalmente fica Output Device "Line out - Built-in Audio" e do nada fica trocando pra Output Device "Headphones - Built-in Audio" troca por um milésimo de segundo e volta pro "Line out" e no instante que troca o audio falha e estala, como consigo resolver?

Sampayu

Não estou certo do que possa ser, mas eu tentaria estas ações:

1. Matar o serviço Pulse Audio:

pulseaudio -k

2. Editar o arquivo de configuração de saída de áudio dos headphones:

sudoedit /usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/analog-output-headphones.conf

...e então adicionar o caractere # à esquerda (no início) de 4 linhas de código, de modo que elas fiquem assim:

Citar# [Jack Front Headphone]
# required-any = any

# [Jack Headphone]
# required-any = any

...e daí salve (Ctrl O) e saia (Ctrl X)

Após isso, execute este comando para retomar o Pulse Audio:

pulseaudio &

Em seguida, ainda no terminal, execute este comando:

alsamixer

Pressione a tecla "seta para direita" até selecionar o Item intitulado Auto-Mute Mode [Enabled] e pressione a tecla "seta para baixo" para que o nome do Item mude para Auto-Mute Mode [Disabled], então pressione a tecla Esc para sair e faça uns testes.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

vinifreitas

Olá! Eu uso Linux tem uns bons dez anos, mas sou noob ainda haha. Vivo na síndrome de usuário final. Mas queria agradecer pela ideia. Eu tava quase formatando o PC por conta disso (Rodo Ubuntu 22.04.4 LTS num dinossauro) e a configuração sugerida pelo Sampayu resolveu meu problema. Espero que não seja um problema reativar um tópico tão antigo, mas fiquei muito feliz!

Sampayu

Citação de: vinifreitas online 20 de Agosto de 2024, 09:19
Olá! Eu uso Linux tem uns bons dez anos, mas sou noob ainda haha. Vivo na síndrome de usuário final. Mas queria agradecer pela ideia. Eu tava quase formatando o PC por conta disso (Rodo Ubuntu 22.04.4 LTS num dinossauro) e a configuração sugerida pelo Sampayu resolveu meu problema. Espero que não seja um problema reativar um tópico tão antigo, mas fiquei muito feliz!

Bacana que a solução tenha funcionado após tanto tempo.  :D Quanto a ser noob em Linux, no fundo todos nós somos, Linux é um eterno aprendizado. ;D Abraço.

vinifreitas

Citação de: Sampayu online 20 de Agosto de 2024, 17:56
Citação de: vinifreitas online 20 de Agosto de 2024, 09:19

Bacana que a solução tenha funcionado após tanto tempo.  :D Quanto a ser noob em Linux, no fundo todos nós somos, Linux é um eterno aprendizado. ;D Abraço.

Rapaz eu achei que tinha resolvido! Haha. Me enganei. Só demorou um pouco mais pra acontecer novamente. Mas eu fiz errado: na afobação, eu não matei o PulseAudio. Quando tentei matar, ele dava retornode que tinha morrido, mas o comando com & pra reiniciar ele não respondia nada.

Sampayu

Não entendi se no fim das contas você conseguiu resolver o problema ou não, mas caso o problema ainda esteja ocorrendo, outra coisa que você pode fazer é executar novamente o alsamixer no terminal e então colocar em zero o volume do item Headphone.

Outra coisa que você pode fazer é instalar as ferramentas gráficas do Alsa e executar o utilitário hdajackretask:

sudo apt install alsa-tools-gui -y ; hdajackretask

No campo Green Headphone, marque a caixa de verificação Override e selecione Line out (Front) (ou qual seja o que corresponde à saída padrão de áudio do seu computador). O objetivo disso é fazer o áudio que está sendo enviado para os headphones (fones de ouvido) ser enviado de volta ao dispositivo padrão de saída de áudio do seu computador).

vinifreitas

Boa! Uma coisa que eu esqueci de mencionar: meu fone é USB, não P2. Isso deve fazer diferença, né?

Sampayu

Citação de: vinifreitas online 24 de Agosto de 2024, 19:48
Boa! Uma coisa que eu esqueci de mencionar: meu fone é USB, não P2. Isso deve fazer diferença, né?

Faz no sentido de o driver utilizado ser outro.

Outras opções que você pode explorar caso as dicas anteriores não tenham funcionado:

https://askubuntu.com/questions/447718/no-sound-on-usb-headset-how-to-manage-soundcards-and-audio-devices

vinifreitas

Boa! Encontrei a entrada USB do fone no hdajackretask, mas quando mando o override, ele diz que o dispositivo está sendo usado e, pelo que entendi. O som está funcionando até agora, mas vou testar umas 2h antes de decretar meu problema solucionado kk. De qualquer maneira, muito obrigado Sampayu!

Sampayu

Citação de: vinifreitas online 27 de Agosto de 2024, 09:12
Boa! Encontrei a entrada USB do fone no hdajackretask, mas quando mando o override, ele diz que o dispositivo está sendo usado e, pelo que entendi. O som está funcionando até agora, mas vou testar umas 2h antes de decretar meu problema solucionado kk. De qualquer maneira, muito obrigado Sampayu!

Maravilha, espero que depois de 2h o som tenha permanecido ok.  ;D