Instalador do Ubuntu 20.04 congela

Iniciado por Lostados, 20 de Maio de 2020, 09:51

tópico anterior - próximo tópico

Lostados

Já instalei, desinstalei, reinstalei Ubuntu inúmeras vezes em diferentes computadores, sem problemas, mas agora não estou conseguindo instalar o Ubuntu 20.04 em um Dell Inspiron 2530 com Windows 10. O instalador congela sempre na tela "Tipo de Instalação". Essa tela aparece em branco - nenhuma daquelas opções "experimente o Ubuntu", "reformate o disco e instale o Ubuntu" etc. Se clico em qualquer espaço dessa tela, vem uma mensagem de erro de que o Ubuntu "encontrou erro interno" ou coisa do gênero.
A chave USB não tem qualquer defeito, nenhum problema em dar o boot a partir do USB.
Idéias? Sugestões? Conselhos?

CelticWarrior


  • Desabilite o Fast Startup em Windows
  • Verifique nas configurações de UEFI ("BIOS") se o modo SATA (ou similar) está em AHCI; qualquer outro - Intel RST, RAID, etc. - não é compatível. Se tiver que alterar para AHCI então antes de fazê-lo deve instalar support para AHCI no Windows pois caso contrário este não arrancará depois de alterado o modo.
  • Desabilite o Secure Boot nas configurações UEFI (Opcional mas recomendado: Desabilite o Fast Boot)


Lostados


Lostados

Citação de: CelticWarrior online 20 de Maio de 2020, 14:06

  • Desabilite o Fast Startup em Windows
  • Verifique nas configurações de UEFI ("BIOS") se o modo SATA (ou similar) está em AHCI; qualquer outro - Intel RST, RAID, etc. - não é compatível. Se tiver que alterar para AHCI então antes de fazê-lo deve instalar support para AHCI no Windows pois caso contrário este não arrancará depois de alterado o modo.
  • Desabilite o Secure Boot nas configurações UEFI (Opcional mas recomendado: Desabilite o Fast Boot)


Prezado CelticWarrior,
Continuo tentando instalar o Ubuntu no lugar do Windows mas encontro sempre a mesma dificuldade: quando chego na terceira ou quarta tela da instalação - Tipo de Instalação - vem uma tela em branco e a instalação congela. Tirei uma foto mas não sei como anexá-la.

Não sou exatamente um iniciante - minha primeira experiência com o Linux foi em 2005! - mas não é que seja um técnico em computação. Há pouco fiz um clean install do Ubuntu MATE e do Kubuntu em dois velhos laptops que tenho. Sem nenhum problema, tudo funciona perfeitamente,

Tirei foto da tela de instalação do Ubuntu congelada. Pergunto se teria como fazer-lhe chegar, para que tenha idéia precisa do que vem acontecendo;

FaBMak

O seu problema, provavelmente é no instalador Ubiquity do Ubuntu, o instalador gráfico. Se não tiver medo de console, e tiver uma conexão cabeada, pode tentar a instalação via console.

http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/focal/main/installer-amd64/current/legacy-images/netboot/mini.iso

Depois roda um Tasksel => Ubuntu-Desktop.
https://help.ubuntu.com/community/Tasksel
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Lostados

FabMak,
acho que vco tem razão. Fiz há pouco nova tentativa, mudando o instalador. Do balenaEtcher passei para o Yumi. Quando congelou na tela do "Tipo de Instalação" veio aviso de que

the installer needs to commit changes to partition tables but cannot do so because partitions on the folowing mount points could not be un mounted
/isodevice
Please close any applications using these mounted points.
Would you like the installer to try to unmount these partitions again?

e dois quadrinhos
go back            e             continue

Como a página inicial do Ubuntu estava carregada, deu para abrir o Google e fazer pesquisa. Estava lá essa mensagem de erro! Seguindo instruções, abri um terminal e tentei

sudo unmount -l -r -f  /isodevice   e também
sudo unmount -l /isodevice

Nada aconteceu...

Nunca usei console, não tenho idéia do que seja. Estava pensando em instalar o 18.04 e, se bem sucedido, fazer o update para o 20.04

Talvez esteja me repetindo, mas fiz um clean install do 20.04 e dois velhos laptops meus. Ambos lentos para uso diário, mas tudo funciona perceitamente!

Se o 18.04 não funcionar, me mando para o console. Muito obrigado.

Lostados

Não deu para instalar o 18.04: tela congelada no "Tipo de Instalação".

Não consegui descobrir como se usa o console. Vi que o mini.iso é uma versão conmpacta do Ubuntu.

Bastaria copiar o iso no balenaEtcher e fazer a instalação? E depois um upgrade para a versão completa?

Lostados

Obrigado pela colaboração de todos, mas desisto. Foram inúmeras as tentativas, com diferentes instaladores e com diferentes versões do Ubuntu. Haveria a possibilidade de tentar outro navegador Linux, mas não me interessa.
Vou ficar mesmo - ao menos por enquanto - com o Windows 10.

Obrigado mais uma vez

creto

#8
Olá,

Citação de: Lostados online 26 de Maio de 2020, 11:12
Obrigado pela colaboração de todos, mas desisto. Foram inúmeras as tentativas, com diferentes instaladores e com diferentes versões do Ubuntu. Haveria a possibilidade de tentar outro navegador Linux, mas não me interessa.
Vou ficar mesmo - ao menos por enquanto - com o Windows 10.

Obrigado mais uma vez
Como diria a personagem de Paulo Betti: 'Curuzes!'

PS: Eu jamais desistiria tentaria instalar sem subir o modo live, tentaria usar argumentos na instalação, etc., etc. Ou ainda instalaria o calamares e veria o que ele faria

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

CelticWarrior

Pois eu faria caso aos conselhos dados aqui em vez de ignorá-los completamente devido a uma perceção incorreta, exagerada, do conhecimento próprio.

Quem pensa que o que aprendeu com os computadores de há mais de 10 anos atrás (BIOS) se aplica aos atuais (UEFI) está redondamente enganado. Também quem ignora os tipos de particionamento (MBR/GPT) e a sua relação com os requisitos para arranque dual com Windows - Windows estritamente requer MBR para modo BIOS e GPT para modo UEFI - nunca vai conseguir instalar. No seguimento disto há também que saber que o modo como arranca é o modo com que vai instalar: Se arranca em modo Legacy/CSM ("BIOS") vai instalar em modo BIOS; se arranca em modo UEFI vai instalar em modo em modo UEFI. Assim, conhecer as configurações UEFI, saber como arrancar num modo ou outro e mesmo saber desabilitar o modo Legacy/CSM de modo a garantir que o arranque da media de instalação é mesmo em modo UEFI, torna-se então fundamental para poder instalar SOs corretamente.

Quem ignora os modos SATA no firmware (UEFI) e consequente não se consciencializa de que alguns - "RAID" ou Intel RST - não são compatíveis com a maioria das distros Linux, nunca vai conseguir instalar. Algumas configurações de hardware mais modernas (ex: Optane) também são problemáticas e há que ter presente isto na hora de pensar na instalação do Ubuntu e saber onde e como cambiar (desabilitar o Optane). O ponto principal a reter é AHCI. De momento qualquer outro modo é problemático.

Também quem prefere ignorar o Fast Satartup do Windows e as razões pelas quais se deve desabilitar esta função - https://www.windowscentral.com/how-disable-windows-10-fast-startup - vai ter problemas no reconhecimento do Windows por parte do os-prober que resulta no Windows não ser adicionado ao menu do Grub, mesmo que tenha prestado atenção aos pontos indicados anteriormente.

Cada vez menos frequente mas ainda ocorre é o problema com o fraco ou inexistente suporte do driver open-source para gráficas Nvidia de última geração que pode resultar em não conseguir correr uma sessão live com ambiente gráfico ou este travar frequentemente durante a instalação. Estes sistemas necessitam: 1) Arrancar a sessão live com 'nomodeset' e depois instalar os drivers proprietários Nvidia.

Por fim, há a saber que mesmo computadores novos muito frequentemente necessitam de atualização do firmware do sistema (UEFI) e, nalguns casos, também de atualização de firmware dos SSDs.


Por isso não me levo a mal se disser que "Não sou exatamente um iniciante - minha primeira experiência com o Linux foi em 2005! " é provavelmente o seu maior problema. Tudo o que indiquei acima é o MÍNIMO que há que saber hoje em dia, o que aprendeu em 2005 é pouco ou nada relevante. E uma vez que decidiu ignorar o que sugeri na primeira resposta então o melhor mesmo é continuar com o Windows pré-instalado que tem.

Lostados

Prezado CelticWarrior,
acho que houve um mal entendido entre nós. Quando digo que não sou iniciante é que não sou totalmente jejuno em computação. Alguma coisa sei - mas sei para aquilo que atende as minhas necessidades. Não sou técnico ou especialista em computação, estou sempre aberto a aprender mas com a finalidade indicada: em função das minhas necessidades.
Se eu me julgasse prêmio Nobel ou Papa no assunto, acho que nunca faria consulta em um forum como este, não lhe parece?
Voltando ao meu assunto. Claro que eu sei (desde 2005) como instalar um sistema Linux. Sei também o que se deve fazer para que a instalação em Windows 10 seja possivel.
O que não consigo entender é porque a leitura do USB de instalação - que é lido e iniciado normalmente, permitindo a escolha da lingua, depois do teclado, depois do que eu quero instalar (se instalação completa ou mínima) - é interrompida na leitura da tela seguinta, sobre o Tipo de Instalação (se seria só para experimentar, se seria para instalar por cima do/em substituição ao Windows, se seria para 'fazer outra coisa". Essa tela aparece em branco, sem qualquer indicação de opção. Não há possibilidade de avançar, o único jeito de sair dessa é dando um boot.
Bom, é isso. Felicidades.

CelticWarrior

Caro,

Creio que o mal-entendido continua e continuará enquanto não confirmar os 3 pontos da minha primeira resposta aqui. Isso é o primeiro e o fundamental, depois reveja o post anterior e atue em conformidade.