Como fazer um dual-boot de Windows e Ubuntu

Iniciado por shadowrsm, 27 de Outubro de 2006, 13:58

tópico anterior - próximo tópico

shadowrsm

Bom amigos, sou um novato na matéria Linux e como tenho uma máquina que já consta o OS Windows XP, a minha pergunta é a seguinte: Já tenho em mãos o CD do Ubuntu 6.10 desktop e gostaria de saber se o mesmo faz uma instalação dual-boot, pois tenho medo de formatar a minha máquina e perder o meus dados, pois como sou novato ainda utilizo o Windows, mas gostaria de deixar os dois sistemas instalados com opção de seleção, pois eu quero utilizar o Ubuntu para estudos e quem sabe se ele atender as minhas expectativas ser o meu OS preferido  ;)

Grato é quem puder me ajudar,
Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

ninpo

Cara,
em primeiro lugar. faça um backup de tudo o que é importante em outro HD, CD, DVD. Há riscos reais de você perder tudo durante o particionamento. Já me aconteceu e o que te salva nessas horas é o que você tem gravado em outro lugar/midia.
Após, isso veja se você conseue um partition magic ou outro aplicativo de particionamento e redimensione a partição que contém o windows para deixar um tamanho suficiente para o windows, lembre de deixar espaço suficiente para área de troca configurada e para futuros programas. Formate rapidamente o resto e veja se está OK> O restante do HD você usará para swap do linux (uma partição), linux( outra partição) e D:\Meus Documentos ou  \home\user (para outra partição) que terá os seus dados daqui para frente ( use fat 32 para esta partição. Para a partição linux, eu tenho gostado muito de reiserfs, embora ainda em desenvolvimento parece-me ser uma ótima opção, padrão no Suse por exemplo, sinal que é confiável, além de ser mais rápido.
Copie cole meus documentos em D:\ para ter lá os documentos do windows.  Use mount  -t type /dev/hdaX   /home/user para montar esta partição como home do usuário. use df para ter uma tabela  e informações de partições na tela do shell. Use o bom senso para dimensionar a partição dos OS. exemplo com hd de 80GB use 7 giga para cada OS.  1giga de swap se tiver pouca Ram e o resto para dados. Sobram 65 gigas.

Pode depois, no futuro, formatar o windows e reinstalar e o mesmo com o ubuntu que não perderá os dados só terá que remontar a partição ( isto teoricamente pode acontecer mas pode haver problemas ). De qualquer forma. sempre que for fazer uma nova instalação do linux sempre fazer backup. Pode dar pau nas tabelas de alocação e etc. E você perder tudo devido ao erro no sistema de arquivos. Este processo  de instalação pode se dar sem problemas mas podem ocorrer outros que te obriguem, a refazer instalação  do windows  ou reparticionamento e começar do zero, por isso o backup é imprescindivel sempre. Nunca esqueça a palavra backup. Quem começa a usar o seu micro de forma experimental deve ter essa conscência  se ama seus dados, músicas, vídeos e etc. É questão de sobrevivência. Falo por experiência.
Para quem começará no mundo Linux você verá que aprenderá muito e terá uma visão mais crítica, detalhada, nova  e quase profissional da informática. Um mundo que se abre e você verá que o linux para quem o usa com frequência e  o aprende, reserva muitos recursos. Seja metódico e cauteloso.
boa sorte.

shadowrsm

Antes de tudo amigo ninpo, gostaria de agradecer á você sua atenção e carinho à qual me respondeu o meu post...

Só que eu esqueci de comentar um problema, ou seja, eu tenho um HD de 80GB e o mesmo já se encontra particionado, 60GB para Main e 20GB + ou - para Backup tornado unidades C: e D:... então criar uma outra partição para mim seria muito difícil !

Eu sinceramente adoraria ter em minha máquina estes dois sistemas, só que pelo visto estou tendo muita dificuldade... pois a minha vontade é de saber "mexer" mesmo no Linux ! E eu estou tentando adotar o Ubuntu Linux como o meu novo sistema  ;)

Então baseado no que te comentei acima, será que este processo que você me disse funcionaria também ?

vfl

Citação de: shadowrsm online 27 de Outubro de 2006, 16:48
Só que eu esqueci de comentar um problema, ou seja, eu tenho um HD de 80GB e o mesmo já se encontra particionado, 60GB para Main e 20GB + ou - para Backup tornado unidades C: e D:... então criar uma outra partição para mim seria muito difícil !
...
Então baseado no que te comentei acima, será que este processo que você me disse funcionaria também ?
A resposta é SIM !

O programa Partition Magic que o ninpo sugeriu, possibilita redimensionar (encolher) partições que você já tenha no hd, desde que obviamente elas não estejam totalmente ocupadas. Ao encolher uma partição você obterá "espaço não particionado" no hd. Antes de redimensionar uma partição é altamente recomendável fazer uma verificação da integridade do disco e sistema de arquivos além de fazer a desfragmentação da mesma, O próprio Windows tem as ferramentas necessárias.
Neste espaço não particionado você poderá criar as partições necessárias para instalar o Linux que pode ser instalado tranquilamente em uma partição (unidade) lógica mesmo acima do cilindro 1024 (ao contrário do Windows que é bastante chato nisso).
A quantidade de partições para o Linux, como o ninpo já falou, deverá ser de no mínimo duas: uma para swap (256 a 512 mbytes) e outra para o Linux propriamente dito (pelo menos 4 Gbytes). Mas o ideal seria criar três partições, sendo que na terceira você montaria o /home (equivalente à usar uma partição D: no Windows e mudar a localização da pasta "Meus Documentos" para D:). Desta forma você poderia reinstalar o Linux sempre que quisesse sem se preocupar com arquivos e até configurações feitas anteriormente, pois elas estariam à salvo em outra partição.

Se você está usando  o liveCd do Ubuntu, no mesmo tem uma ferramenta equivalente ao "Partition Magic", é o gParted que você encontrará em Sistema >> Administração.

Não esqueça da recomendação do ninpo: backup é fundamental! A possibilidade de ocorrer um erro durante o processo é bastante alta: erro humano, erro no processo ou uma queda de energia tendem a ser fatais para os dados atualmente existentes.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil

shadowrsm

Olá amigos, deste ponto em diante conforme vocês estão me dando as dicas para fazer um dual-boot, só me ficou uma dúvida: Vocês estão dizendo para eu formatar o sistema de arquivo no modo FAT32, mas gostaria de saber por parte de vocês se o sistema FAT32 no Linux tem também a limitação de 2GB em qualquer arquivo, pois às vezes utilizo arquivos bem superiores à 2GB e vejo que a Mico$oft adotou o  sistema NTFS para poder contornar este problema... para que eu possa trabalhar tranqüilamente com os arquivos maiores de 2GB este FAT32 no Linux permite isso ?

blabumbr

Se eu não me engano essa limitação era no fat16. Tenho uma partição em fat32 de +- 6GB e funciona perfeitamente. Não estou bem certo, mas parece que existe uma limitação de 30GB ou 40GB. procura por "fat32" no  Google ou Wikipedia em português que você deve achar.

vfl

Citação de: shadowrsm online 29 de Outubro de 2006, 07:30
... se o sistema FAT32 no Linux tem também a limitação de 2GB em qualquer arquivo, pois às vezes utilizo arquivos bem superiores à 2GB e vejo que a Mico$oft adotou o  sistema NTFS para poder contornar este problema... para que eu possa trabalhar tranqüilamente com os arquivos maiores de 2GB este FAT32 no Linux permite isso ?

Primeiro: Acho que blabumbr confundiu um pouco limite quanto ao tamanho do arquivo com limite quanto ao tamanho da partição. Mas ele indicou direções onde dirimir a dúvida. Veja uma comparação entre sistemas de arquivos em: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems

Segundo: Acredito que  ninpo lhe recomendou formatar a partição em FAT32, porque isto facilitaria o uso dela tanto pelo Windows como pelo Linux. Ambos podem ler e escrever neste tipo de partição. Já para NTFS, os drivers disponíveis para Linux geralmente permitem só a leitura, apesar de que recentemente foram anunciados drivers com suporte total também para escrita. Só não sei o nível de confiabilidade. Usar FAT32 ou NTFS é uma opção sua considerando o tipo de acesso desejado ou sua disposição em experimentar drivers novos para NTFS.

Em FAT32 continua existindo um limite para o tamanho máximo do arquivo, só que agora é de 4 Gbytes. Quanto ao tamanho da partição FAT32, o limite teórico é de 2 Terabytes (obviamente impraticável). Há um limite de 32 GB (a que provavelmente blabumbr se referiu) que é o tamanho máximo que o Windows XP formata neste tipo de partição, mas com outras ferramentas este limite não existe. Obviamente, 32 GB é um tamanho razoável para partição em FAT32, acima disso, esse sistema de arquivos torna-se cada vez mais ineficiente. O limite exato do tamanho da partição depende de uma conjugação de fatores incluindo sistema operacional, ferramentas e inclusive o BIOS do sistema.

Note que a especificação de tamanhos e limites é inerente ao sistema de arquivos. Se o driver para acessar FAT32 por exemplo, rompesse com o limite de 4 GB por arquivo, na verdade ele estaria modificando o sistema de arquivos tornando-o incompatível com o padrão.

Schroeder - SC - Brasil

blabumbr

Em FAT32 continua existindo um limite para o tamanho máximo do arquivo, só que agora é de 4 Gbytes. Quanto ao tamanho da partição FAT32, o limite teórico é de 2 Terabytes (obviamente impraticável). Há um limite de 32 GB (a que provavelmente blabumbr se referiu) que é o tamanho máximo que o Windows XP formata neste tipo de partição, mas com outras ferramentas este limite não existe. Obviamente, 32 GB é um tamanho razoável para partição em FAT32, acima disso, esse sistema de arquivos torna-se cada vez mais ineficiente. O limite exato do tamanho da partição depende de uma conjugação de fatores incluindo sistema operacional, ferramentas e inclusive o BIOS do sistema.

exatamente.

ninpo

:D Caro Shadowrsm desculpe eu não ter respondido mais, mas é que saí de férias e viajei.
O que eles te responderam está certo e sustitui plenamente na minha ausência.
Tenta redimensionar as partições. Se usar o PQMagic vá por partes, aplique as modificações no disco em etapas para evitar algum bug, ou mesmo o gparted. Evite informar as alterações todas de uma vez e depois pedir para o programa aplicar tudo. Faça uma parte e aplique, em seguida outra. o que for importante e difícil de ter de volta como músicas e seus programas Windows favoritos põe tudo em CD.
Boa sorte.
ninpo

luisgcostaguedes

galera jah montei um topico e m disseram q jah tinha aqui entaum vou postar a minha duvida aqui

agora eu vo formata a minha maquina e vou criar 3 repartições no meu hd d 40 gb

20 gb pro win
10 gb pra por arquivos
10 gb pro ubuntu

ai eu tava lendo aqui sobre ntfs e fat 32
no kso formatarei a maquina e colocarei ntfs nos 20 gb pro win e nos 10 bg pra por os meus arquivos mais ai sugiu uma duvida cruel aqui e a parte do ubuntu eu dexo como???

no kso dps deu t instalado o win xp e dps vo faze o boot e instala o ubuntu e dps disso como q eu faço pra uma hora eu usa o xp e outra o ubuntu???
no kso daqui d ksa minha mae é chata em relação a isso ela queh q eu jah deixe arrumado o pc pra ela senta na cadeira do pc e faze as coisas q ela deseja

mais ai num sei c dps q eu instala o ubuntu dps do xp c qdo eu liga a maquina ela vai direto pro ubuntu ou pro xp?

m ajudem ae galera
please
vlw
inté

vfl

Está difícil de entender seu dialeto do Português. Se você formular sua dúvida em "Português" fica mais fácil.
Schroeder - SC - Brasil

agente100gelo

luisgcostaguedes,

Desculpa a insistência, mas por favor escreva em português legível. Sem abreviaturas desnecessárias.
E tente ler pausadamente o que você escreveu.
Aqui não é MSN.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

luisgcostaguedes

bom agora eu vou explicar passo a passo

Eu recebi o cd do ubuntu ontem e quero instala-lo no meu computador só que eu já tenho instalado nele o windowns XP, mas não quero tirar o windowns para por o linux por que meu familiares não gostam do linux

No meu computador tenhu um HD de 40gb quando formatei o computador da ultima vez eu ja fiz 2 repartições onde cada uma tem 20 gb

na partição C: tenhu o windowns instaldo e os programas
na partição D: o hd está vazio agora pois eu joguei td q estava nele para a repartição C:

então e agora na partição D: quero dividila em duas, ambas com 10gb
numa eu vou colocar o linux e na outra quero colocar os arquivos meus como filmes, documentos, etc coisas que eu baxo da internet

mas e agora? quero colocar o linux mas sem perde meus arquivos q estão na partição C: e tambem quero dividir a partição D: para fazer como explicado acima.

ah tambem queria deixar assim q liga-se o computador já foce direto para o windowns ou se não tiver como me expliquem como fazer para que eu possa ensinar o pessoal da casa a fzer para entrar no windowns

espero que esteja esplicado a minha duvida
espero respostas obrigado
falow
inté

agente100gelo

1. Divida primeiro a partição D: em duas e formate uma partição em formato FAT para o Windows.
2. Quando for instalar o Linux escolha a opção de utilizar espaço livre (que será a partição ainda não utlizada).

Notar que o que você chama de C: normalmente será para o Linux hda ( HD letra A) e a partições serão números tipo: hda1, hda2, hda5. O segundo HD (D:) será hdb (hd letra B) e as partições hdb1, hdb2.

O Ubuntu instalará um sistema de escolha com o padrão Linux Ubuntu onde o usuário pode escolher o Windows. Para alterar a ordem siga as instruções em:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2502.0

Lembre-se de qualquer forma de fazer backup.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson