Controle do cooler de Notebook

Iniciado por Rinarikato, 08 de Dezembro de 2017, 23:23

tópico anterior - próximo tópico

Rinarikato

Caros, há tempos ando pesquisando uma maneira de deixar o cooler permanentemente rodando em velocidade máxima, porém o Windows não permite tal controle, no Ubuntu isso é possível, no entanto ainda não consegui fazer.

Alguém conhece uma maneira viável de fazer isso?

Enviado de meu XT1022 usando Tapatalk

Att.

Rinarikato

Kamei Hyoga

Isso não seria uma configuração na BIOS?

Algumas você pode configurar um "estilo" de uso. Em outras, você pode "enganar o sistema", colocando uma meta de temperatura impossível de atingir (como 15ºC). Impossível, dependendo da região onde mora e do sistema de resfriamento utilizado, claro.

Rinarikato

Nesse caso não, até mesmo porque o Ubuntu permite esse tipo de controle de hardware e minha BIOS somente tem o controle automático e de baixa rotação.

Eu já encontrei alguns Scripts porém ainda não tive um bom resultado e nem consegui desligar o critical temperature do Ubuntu

Att.

Rinarikato

druidaobelix

Citação de: Rinarikato online 10 de Dezembro de 2017, 22:36
[...] nem consegui desligar o critical temperature do Ubuntu

Então, @Rinarikato,

Seria bom entender melhor o problema. Por que é que você quer desabilitar um eventual critical temperature que haja no sistema? O que mais exatamente está acontecendo no seu computador que de fato demanda isso?

Na verdade não se faz isso, esse limite existe para dar segurança que seu hardware e mais especialmente sua cpu não vá fritar. Essa é uma trava de segurança geralmente colocado no BIOS e não deve ser eliminada sob risco de perder o equipamento.

Até existia um parâmetro (thermal.nocrt=1) passado ao kernel que tentava desabilitar isso no sistema operacional, mas acho que não funciona mais desde o kernel 3.8, questão de ver. De toda forma, insisto, isso não deve ser feito.

Traga melhores informações do cenário existente, comece instalando o pacote inxi, para tanto o repositório Universe precisa estar habilitado:

sudo apt install inxi

Não precisa trazer ao tópico o resultado do processamento da instalação do inxi, não ajuda em nada, a menos que dê algum erro, aí precisará examinar.

Uma vez instalado, faça o comando abaixo e, agora sim, com o mouse copie a saída e ainda com ele cole aqui no seu tópico o resultado.

inxi -FxZ

Instale também o pacote lm-sensors

sudo apt install lm-sensors

Uma vez instalado execute:

sudo sensors-detect

Geralmente basta ir dando um <enter> em cada questão e no final autorizar gravar no arquivo de configuração.

Do you want to add these lines automatically to /etc/modules? (yes/NO)

Responda Y ou dê um <enter> novamente para gravar e depois reinicie o sistema.

Um vez reiniciado faça o comando:

sensors

Traga também ao tópico o resultado.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Em tempo: se quiser ter applet colocado no panel superior que vá informando a temperatura e também é possível configurar para alarme, experimente o pacote psensor

sudo apt install psensor

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Rinarikato

Obrigado, farei as recomendações e retorno

Att.

Rinarikato