Notebook com cooler ligado direto!

Iniciado por alevian, 13 de Outubro de 2017, 17:34

tópico anterior - próximo tópico

alevian

Prezados,

Uma máquina estava desligando.

Levei para um "técnico".

Ele informou que o cooler não estava girando na velocidade correta.

Ponderei que, normalmente, o cooler gira mais rápido ou mais devagar, conforme as tarefas executadas.

Ele, no entanto, disse que meu micro está com problema e que, para funcionar direitinho teria que mexer na placa mãe, com risco de perdẽ-la.

Deixou o cooler ligado direto, então.

Estou incomodado. Primeiramente por conta do barulho. Depois, porque imagino que a bateria não durará nada assim.

De todo modo, algum outro colega já vivenciou situação semelhante?
Ou seja, alguém mais está trabalhando com o notebook com o cooler ligado direto?

Liguei em outra assistência técnica, pediram para eu levar, para ver se dá pra corrigir ou não, mas ponderaram que, em regra, "isso não se faz" (ligar o cooler direto). Ok, mas se a placa está com problema, o que poderia eu fazer?

Grato!

Linux User 586375

luiscarlos

Fiz isso no meu desktop, deixei o fan no máximo. Foi bem simples, no setup tem a opção "smart control fan" (algo assim rs) se desabilitar o fan fica no máximo, habilitando ele gira conforme demanda.

alevian

Olá, luiscarlos!

Grato pelo retorno.

No entanto, eu gostaria que funcionasse como antes, ligasse e desligasse conforme a demanda...

O "técnico" disse que a placa mãe não está mais controlando bem o cooler e que mexer seria arriscado. Por isso deixou ligado direto.

(havia quatro fios - preto, vermelho, marrom e amarelo - ele isolou o amarelo e o marrom, deixou só o preto e o vermelho ligados)

Ontem até me conformei, ao saber que esse cooler, ligado no máximo, tem potência de mais ou menos 3w, o que não é muito perto dos outros componentes (processador, monitor etc), mas de todo modo é algo pra puxar / reduzir a vida útil da bateria.

Queria saber se alguém está em situação similar e/ou se conhece um jeito ou um técnico bom para solucionar realmente o problema , ou seja, fazer o ajuste correto na placa mãe.

Por enquanto, a máquina tá ligada com o fan no máximo mesmo.
Linux User 586375

druidaobelix

Veja só, @alevian,

A única coisa que se pode presumir é que o técnico tenha feito a coisa certa.

Supostamente ninguém seria estúpido de inutilizar sem razão alguma um sensor de temperatura deixando ligado direto sem necessidade.

O controle de temperatura é feito integralmente pelo BIOS, muito possivelmente ele testou e verificou que não estava respondendo adequadamente, então a solução mais segura era mesmo deixar ligado na velocidade máxima.

Não há prejuízo algum relevante para a máquina um fan com velocidade fixa, aliás, antes da chamada "onda verde", que a partir de um discursso ecológico introduziu mudanças no sentido de economia planetária de energia, todos os fan desde sempre trabalhavam com velocidade fixa e isso nunca foi realmente um problema.

Se existe de fato um problema com os sensores, e se deve presumir que exista, muito dificilmente isso será passível de substituição e correção, ou pelo menos vai custar tanto quanto uma placa nova, muito dificilmente irá compensar fazer, se é que tecnicamente seja possível fazer.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

alevian

Valeu, druidaobelix!

Se não tem remédio...

O chato é o barulhinho o tempo todo, em um notebook.

... vamos tocar assim mesmo.

Grato!
Linux User 586375

druidaobelix

Citação de: alevian online 15 de Outubro de 2017, 21:23
Se não tem remédio...

Veja só, @alevian,

Eventualmente uma segunda opinião técnica pode ser útil, desde que, claro, não lhe "tirem o couro" para fazer um simples orçamento.

É pouco provável, embora não de todo impossível, que esse primeiro técnico tenha errado tanto assim.

Penso que se deve presumir que o primeiro técnico fez a coisa certa e não o contrário, entretanto, se um segundo técnico disser o contrário e se responsabilizar por isso, passando **antes** um orçamento, então é questão de ver.

O que havia antes, superaquecimento do equipamento?

Como está atualmente com o cooler ligado direto?

Se o caso, instale o psensor para poder acompanhar melhor.

sudo apt install psensor

Depois de instalado, indo em "Sensor Preferences", na aba "Applications Indicator, o psensor permite colocar a medição lá na barra superior do Ubuntu padrão (=Unity), o que permite um acompanhamento dinâmico, podendo-se escolher quais sensores se quer monitorar dessa forma.

Os sensores que serão identificados dependem, claro, do que fisicamente existir internamente no equipamento.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

alevian

Olá, druida!

De fato, já instalei o software que você indicou.

Tá na barrinha lá de cima e também na lateral do Unity, mostrando a temperatura de trabalho, sempre por volta dos 40 ºC, sendo que ainda não desenvolvi nenhuma atividade estressante com o notebook.

Tem uma assistência que se propôs a fazer isso que você falou. Recolher a máquina e fazer um orçamento sem compromisso, de 1 a 3 dias.  Se for aprovável e viável, fazem o reparo.

Mas, por enquanto, com seu esclarecimento tendo a ficar com a máquina do jeito que está ainda por um tempinho.

Grato mesmo!
Linux User 586375