[Tutorial] Como instalar o Firefox 51 junto com o Firefox mais novo

Iniciado por Sampayu, 06 de Abril de 2017, 04:53

tópico anterior - próximo tópico

groove

Citação de: Sampayu online 18 de Dezembro de 2017, 21:46
Citação de: groove online 18 de Dezembro de 2017, 19:54
Citação de: Sampayu online 18 de Dezembro de 2017, 19:01

Lá no firefox51.desktop -> ~/.local/share/applications/, use /usr/bin/firefox51 -P ff51 ao invés de /home/kmocelin/Programas/Firefox-51/firefox -P ff51

Se você não criou o link simbólico firefox51, crie. Ele é importante.

Esqueci de comentar que o link simbólico já está criado no /usr/bin/firefox51.

Achei que tinha que referenciar o diretório que está de fato instalado o Firefox51, e não o link simbólico.

Amanhã vou testar com esta alteração, grato.

Acho que descobri qual é o problema. Não tem a ver nem com o link simbólico nem com o comando que consta lá no arquivo ".desktop" (minhas suposições preliminares estão ambas erradas). :P

Por gentileza, abra uma janela do terminal do shell e execute este comando, para excluir o atalho de menu do Firefox 51:
sudo rm /usr/share/applications/firefox51.desktop

Após fazer isso, execute novamente o supercomando que consta lá no item 19 do tutorial.

Em seguida, experimente executar o atalho de menu para o Firefox atual e em seguida o atalho de menu para o Firefox 51. Se os dois navegadores forem executados em suas versões corretas, feche os dois e execute-os na ordem inversa: primeiro o Firefox 51 e depois o Firefox atual.

Deu tudo certo?



Caso a dica acima dê certo, então minha suspeita vai se confirmar (e, portanto, a modificação que efetuei no item 19 do tutorial é a que deverá permanecer, daqui pra frente). Eu acredito que esteja ocorrendo um conflito de perfis do Firefox: enquanto o arquivo firefox51.desktop força o Firefox 51 a ser executado com o perfil ff51, o arquivo firefox.desktop apenas executa o Firefox atual com o perfil que estiver em vigor no momento. Consequentemente, quando você executa primeiro o Firefox atual, o Firefox atual é executado com o perfil default, por ele ser o padrão. Daí você executa o Firefox 51 e o atalho dele força o Firefox 51 a ser executado com o perfil ff51. É por isso que dá tudo certo, quando os navegadores são executados nessa ordem. Contudo, caso você inverta a ordem, então ao executar primeiro o Firefox 51 o atalho dele executa o Firefox 51 com o perfil ff51, mas então esse perfil ff51 fica residente na memória do sistema operacional como sendo temporariamente o perfil padrão do Firefox, daí quando você em seguida executa o Firefox atual o atalho dele, por não ser um atalho que force a utilização do perfil default, acaba executando o Firefox com o perfil que já se encontra ativo, ou seja, o perfil ff51, e isso acarreta a execução do Firefox 51.

Enfim: é um conflito entre os dois perfis, o que acarreta um conflito entre as duas versões do navegador. A solução para contornar isso é configurar o atalho do Firefox atual a obrigatoriamente executar o perfil default (assim como o atalho do Firefox 51 obrigatoriamente já executa o perfil ff51).

No caso, eu modifiquei o supercomando lá do item 19 do tutorial: agora, ele cria um arquivo firefox.desktop.bak que é cópia de backup do arquivo firefox.desktop; em seguida, ele modifica o arquivo firefox.desktop de modo que os comandos de execução do Firefox mudem de firefox para firefox -P default, ou seja, o Firefox atual passa a ser forçado a executar o perfil default.

Se minha suspeita estiver correta, você doravante conseguirá executar as duas versões do Firefox em qualquer ordem, já que cada versão do navegador Mozilla Firefox será forçada a entrar em execução utilizando o perfil respectivo.

Agora sim, somente inclui o comando pra iniciar o firefox.desktop com perfil default e funcionou que uma beleza.

Muito obrigado, me ajudou bastante. Ótimo tutorial amigo, abraço!
Ubuntu 18.04

Sampayu

Citação de: groove online 19 de Dezembro de 2017, 08:52
Agora sim, somente inclui o comando pra iniciar o firefox.desktop com perfil default e funcionou que uma beleza.

Muito obrigado, me ajudou bastante. Ótimo tutorial amigo, abraço!

Mmm, então realmente é conflito entre os perfis. Que bom que deu certo. Bacana. :) De nada.

Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

selvaking

Srs. Não instalem o Firefox 51.

A Mozilla mantém a versão que executa o plugin NPAPI atualizada. Ela se chama firefox ESR (Extended Support Release). Ela se encontra na versão 52.5.2. Eles pensaram justamente nas organizações e empresas que precisam continuar usando o plugin NPAPI.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Sampayu

Citação de: selvaking online 19 de Dezembro de 2017, 11:32
Srs. Não instalem o Firefox 51.

A Mozilla mantém a versão que executa o plugin NPAPI atualizada. Ela se chama firefox ESR (Extended Support Release). Ela se encontra na versão 52.5.2. Eles pensaram justamente nas organizações e empresas que precisam continuar usando o plugin NPAPI.

A última versão do Firefox ESR a suportar vários plugins NPAPI (inclusive o do JRE) será a versão 52: de acordo com a wiki da Fundação Mozilla, a última atualização da versão 52 do Firefox ESR será a atualização 52.8.0. Essa atualização será aplicada em 08/05/2018, data em que o Firefox 60.0 será lançado. Após isso, o Firefox ESR da versão 52 não receberá mais nenhuma atualização: em 02/07/2018 o Firefox ESR da versão 59 passará da atualização 59.1 para a 59.2, mas é só isso, apenas a versão 59 sofrerá atualização. A versão 52 já estará obsoleta.

Se em julho/2018 o usuário instalar o Firefox ESR da versão 59, não conseguirá executar nenhum plugin NPAPI exceto o do Flash Player. Consequentemente, terá de instalar ou o Firefox ESR 52 em paralelo com o Firefox atual, ou então instalar o Firefox 51.0 em paralelo com o Firefox atual.

Enfim: é um caminho sem volta. De um jeito ou de outro, o usuário terá de usar navegador obsoleto. O Firefox ESR pode postergar um pouco esse acontecimento (perda de suporte a plugins NPAPI + necessidade de usar navegador obsoleto), mas ele ocorrerá. :(
Yuri Sucupira ("Sampayu")

carlosaps

Citação de: Sampayu online 06 de Abril de 2017, 04:53
[TUTORIAL - PARTE 1 DE 3]

Seguindo os "passos" de outros navegadores, como por exemplo o Opera Browser e o Google Chrome, após a versão 51 o navegador Firefox deixou de dar suporte ao plugin NPAPI do Sun/Oracle JRE, popularmente conhecido como "plugin Java". Como geralmente o Firefox dos sistemas Linux está ou configurado para se atualizar automaticamente ou atualizar-se durante a atualização da distribuição Linux, a grande maioria dos usuários atualmente já está com uma versão do Firefox posterior à 51. Isso significa que, mesmo que o usuário ainda tenha o plugin Java instalado, esse plugin não funcionará em nenhum navegador que o usuário possua instalado.

Porém, alguns usuários ainda precisam executar um navegador em que o plugin Java funcione, o que os tem levado a instalar manualmente o Firefox 51. Ocorre que o Firefox do sistema geralmente está pré-configurado para se autoatualizar e o Firefox 51, quando executado, utiliza essas pré-configurações, o que pode fazer com que o Firefox 51, após instalado e posto em execução, atualize-se automaticamente e daí passe a também ser da versão mais atual, que não dá suporte ao plugin Java.

Para contornar esse problema, elaborei este tutorial explicando:
(i) Como instalar o Firefox 51 manualmente, coexistindo / em paralelo com o Firefox padrão (atual) que já estiver instalado em seu sistema Linux.
(ii) Desabilitar a autoatualização do Firefox 51.
(iii) Não impedir a autoatualização do Firefox padrão (atual) do sistema.


VERIFICAÇÕES PRELIMINARES

Antes de iniciar o procedimento de instalação e configuração explicado neste tutorial, você deverá primeiramente verificar o seguinte:

A] Você está com o Firefox 51 instalado manualmente em algum lugar aí do seu sistema Linux? Em caso negativo, ignore o restante deste parágrafo. Mas, em caso afirmativo, delete (exclua) a pasta desse Firefox 51 que você instalou. Isso evitará conflitos com os procedimentos deste tutorial.

B] Você está com a versão mais atual do Firefox instalada em seu sistema (pode não ser a versão mais atual disponibilizada pela Fundação Mozilla, mas é a versão mais atual disponível para a sua distribuição Linux)? Em caso afirmativo, ignore o restante deste parágrafo. Mas, em caso negativo, instale o Firefox mais recente que estiver disponível para a sua distribuição. Para instalá-lo, abra uma janela do terminal do shell e execute este comando:

sudo apt-get install firefox -y

Dica: após selecionar qualquer comando desta página e usar a combinação de teclas Ctrl C para copiar o comando, você pode usar a combinação de teclas Ctrl Shift V para COLAR, no terminal do shell, o comando previamente copiado. ;)

C] Você já está com o Sun Java (JRE) mais atual instalado no seu sistema Linux? Em caso afirmativo, ignore o restante deste parágrafo. Mas, em caso negativo, acesse este tutorial e instale o JRE, pois ele é pré-requisito para o funcionamento do plugin Sun Java.

PRONTO!!! Agora que você NÃO tem o Firefox 51 instalado no seu Linux, TEM o Firefox mais atual da sua distribuição Linux instalado no seu Linux, e TEM o JRE mais atual da Sun/Oracle instalado no seu Linux, siga os passos a seguir, na exata sequência em que aparecem (de cima para baixo), para instalar o Firefox 51 no seu sistema sem que isso gere conflito com a instalação do Firefox atual.



PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

1] Abra uma janela do terminal do shell e execute este comando, para criar uma pasta "programas" dentro da sua pasta pessoal:

mkdir ~/programas

2] Agora execute o comando abaixo, para fazer download do tarball (arquivo .tar.bz2) que será usado para instalação do Firefox 51 no seu sistema (o comando abaixo já verifica se o seu sistema é de 32 bits ou de 64 bits e pega o instalador correto):

if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-x86_64/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2 -O ~/programas/ff51.tar.bz2; else wget https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/linux-i686/pt-BR/firefox-51.0.tar.bz2 -O ~/programas/ff51.tar.bz2; fi

3] Após o download acima ser concluído, retorne ao terminal do shell e execute o comando abaixo, para acessar sua recentemente criada pasta de programas e descompactar o conteúdo do tarball dentro dela (no final desse comando, o tarball será excluído, já que deixará de ser necessário):

cd ~/programas ; tar -xvf ~/programas/ff51.tar.bz2 ; rm ~/programas/ff51.tar.bz2

4] Agora sua pasta pessoal (que é algo do tipo /home/seu-nome-de-usuário) terá dentro dela uma pasta intitulada "programas". E, dentro dessa pasta, existirá uma pasta intitulada firefox, que por sua vez contém um arquivo intitulado firefox (assim mesmo, sem extensão nenhuma). Esse arquivo é o que se denomina binário executável. Ou seja: ele é um programa. De fato, se você executar um clique duplo sobre ele, o Firefox 51 será executado. Mas, ei, NÃO faça isso, pois se você fizer isso o Firefox 51 irá automaticamente atualizar-se para a versão mais recente. Você não quer isso, né? Você quer que o Firefox 51 continue na versão 51, para você poder usar o plugin NPAPI do JRE ("Sun Java") nele...

Enfim: para evitar que o Firefox 51 execute a atualização automática, é preciso tomar algumas precauções. A primeira delas consiste em excluir o atualizador do Firefox 51 (isso não afetará em nada o seu Firefox mais atual, que está instalado em outro local do sistema). No caso, retorne ao terminal do shell e execute este comando, para excluir o atualizador do Firefox 51:

rm ~/programas/firefox/updater*

5] Agora que você excluiu o atualizador do Firefox 51, vamos criar a pasta de plugins do seu Firefox 51. Basta executar este comando, no terminal dos shell:

if [ ! -d ~/.mozilla ]; then mkdir ~/.mozilla; fi; if [ ! -d ~/.mozilla/plugins ]; then mkdir ~/.mozilla/plugins; fi; chmod -R 770 ~/.mozilla

6] Como você instalou o JRE (Ambiente de Execução Java / Java da Oracle / Sun Java) tal como explicado lá no meu outro tutorial, o JRE está instalado em /opt/java/jre. E agora o próximo passo consiste em criar um link simbólico (um "atalho") do plugin desse JRE para a pasta de plugins do seu Firefox 51. Execute o comando abaixo (ele já verifica se seu sistema é de 32 bits ou de 64 bits e cria o link simbólico específico):

if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/sunjava; else sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/sunjava; fi

7] Agora vamos criar um link simbólico para o Firefox 51 dentro da pasta /usr/bin. Isso fará com que seu sistema Linux "fique sabendo" onde o Firefox 51 está instalado e então possibilitará executar o Firefox 51 simplesmente com o comando firefox51. Execute este comando, no terminal:

sudo ln -sf ~/programas/firefox/firefox /usr/bin/firefox51

[continua...]

Essas suas instruções foram muito bem redigidas e corretas. No meu caso, ubuntu 16.04LTS, instalado em março de 2018,  funcionou depois que instalei o warsaw no firefox atual, mas pelo método 5, Distribuições baseadas em pacotes .DEB - Como instalar o Módulo de Segurança? , no site https://seg.bb.com.br, selecionando "Ver todas as dúvidas".  É que sugiro.

Sampayu

Citação de: carlosaps online 30 de Março de 2018, 08:48
Essas suas instruções foram muito bem redigidas e corretas. No meu caso, ubuntu 16.04LTS, instalado em março de 2018,  funcionou depois que instalei o warsaw no firefox atual, mas pelo método 5, Distribuições baseadas em pacotes .DEB - Como instalar o Módulo de Segurança? , no site https://seg.bb.com.br, selecionando "Ver todas as dúvidas".  É que sugiro.

Não entendi a correlação que você fez entre este tutorial (do Firefox 51) e o Warsaw. ??? São coisas completamente diferentes: o Warsaw não precisa do Firefox 51 para funcionar e o Warsaw também não precisa do Java para funcionar.

Eu criei este tutorial apenas porque quando o Firefox foi atualizado pelos desenvolvedores e essa versão mais nova fez o Firefox deixar de funcionar com o plugin Java, passou a ser possível que algumas pessoas ainda poderiam querer manter no sistema um navegador capaz de funcionar com Java (exemplo: existe um website que possui um simulador de túnel de vento que só funciona no navegador caso o navegador seja capaz de executar o plugin Java). Por causa disso, resolvi elaborar um tutorial explicando como instalar o Firefox 51 (última versão do Firefox a funcionar com Java) em algum local do sistema Linux, de modo que esse Firefox 51 com Java fique instalado no sistema e funcionando "em paralelo" com o Firefox padrão do sistema (que é o Firefox mais novo e que não funciona com Java).

Enfim: este tutorial refere-se apenas a Firefox 51 (com Java) a ser instalado em paralelo com o Firefox mais novo (padrão) do sistema. Não tem absolutamente nenhuma relação com o módulo de segurança Warsaw e não afeta em nada o funcionamento do Warsaw.

Caso deseje instalar o Warsaw, entender melhor como ele funciona, os problemas que ele apresenta e como solucioná-los etc., um tópico bastante discutido aqui no fórum é este e um dos "posts" mais lidos desse tópico é este, no qual eu apresento uma série de comandos que podem ser utilizados para "limpar" o Warsaw do seu sistema (inclusive desinstalar o Warsaw porventura instalado por algum outro método), instalar o Warsaw via terminal de comandos, ativar o firewall do Linux (para impedir que o Warsaw acesse portas que não são necessárias para o funcionamento dele) sem que no entanto o firewall do Linux impeça o correto funcionamento do Warsaw, instalar o certificado do Warsaw nos navegadores (já que às vezes o método convencional de instalação não instala esse certificado, ou não instala em todos os navegadores) etc.
Yuri Sucupira ("Sampayu")