Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw)

Iniciado por mpinho, 15 de Março de 2017, 10:08

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luizlns

Muito obrigado Sampayu!

Eu já havia tentado de tudo e só consegui seguindo o seu passo a passo.

O principal era mesmo habilitar o Flash!

Abraços

Sampayu

Citação de: luizlns online 19 de Abril de 2018, 15:27
Muito obrigado Sampayu!

Eu já havia tentado de tudo e só consegui seguindo o seu passo a passo.

O principal era mesmo habilitar o Flash!

Abraços

Bacana, Luiz. :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Ricardo Lima Vieira

Oi Sampayu, boa noite!

Eu tinha instalado o BB, com suas dicas, em sistema baseado no 16.04. E deu acesso também ao Guardião Itaú. Recentemente tive problemas e precisei formatar o notebook. Desde então, o BB abre direitinho, mas o Guardião do Itaú aparece como não instalado, quando uso a conta.

O que pode ter acontecido? E quando vier o 18.04, os procedimentos serão os mesmos da sua ótima dica 59?

Abraços.

Sampayu

Citação de: Ricardo Lima Vieira online 20 de Abril de 2018, 23:26
Oi Sampayu, boa noite!

Eu tinha instalado o BB, com suas dicas, em sistema baseado no 16.04. E deu acesso também ao Guardião Itaú. Recentemente tive problemas e precisei formatar o notebook. Desde então, o BB abre direitinho, mas o Guardião do Itaú aparece como não instalado, quando uso a conta.

O que pode ter acontecido? E quando vier o 18.04, os procedimentos serão os mesmos da sua ótima dica 59?

Abraços.

Oi, Ricardo.

Vamos por partes...

1) O primeiro e mais importante fato a ter em mente é que o título deste tópico é Solução para acessar o home banking do Banco do Brasil no Ubuntu (com warsaw). Ou seja: se o método de instalação da resposta 59 funcionou para o seu acesso ao Banco do Brasil usando alguma versão do *Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu etc.), então a resposta segue sendo válida. Este tópico é focado no Banco do Brasil (e no Ubuntu). Não há garantia nenhuma de que o Warsaw instalado e configurado tal qual discutido neste tópico funcionará em outros bancos, assim como tais garantias também não são dadas a quem utilize outra distribuição Linux (tal como Arch, Fedora, OpenSuse etc.).

2) Há algumas semanas, o usuário DidBrother enviou-me uma mensagem solicitando analisar os módulos de diferentes bancos e buscar uma solução uniformizada, que permitisse ao usuário realizar uma instalação que funcionaria com qualquer banco (e, de preferência, também com qualquer versão do *Ubuntu). Mas isso é provavelmente impossível, pelas seguintes razões:

2.1) O Warsaw é um programa de código fechado. Isso significa que não temos como ler o código-fonte do programa e entender, diretamente, como ele se comporta e quais componentes (bibliotecas, por exemplo) ele utiliza para poder funcionar corretamente.

2.2) Embora a Diebold Nixdorf (desenvolvedora do módulo Warsaw) tenha me enviado um e-mail (em resposta a um e-mail que enviei à empresa) esclarecendo que o módulo Warsaw é o mesmo para todos os bancos, o fato é que diferentes bancos usam diferentes versões do Warsaw, o que por si só já é motivo para incompatibilidades, caso o mesmo usuário possua conta em dois ou mais bancos que requeiram Warsaw: se você possui conta nos bancos X e Y e ambos requerem Warsaw, porém o banco X requer o Warsaw "W1" e o banco Y requer o Warsaw "W2" (mais novo que o "W1"), sabemos que a instalação do "W1" só permitirá acesso ao banco X (com o Y não funcionará) e não sabemos se a instalação do "W2" funcionará com o banco X. Se não funcionar, não há como saber se é possível contornar o problema de algum modo e, em caso afirmativo, qual modo seria esse. Poderíamos pensar em criar no Linux uma conta de usuário chamada "bancoX" e outra chamada "bancoY" e daí instalar o "W1" na conta "bancoX" e o "W2" na conta "bancoY", mas isso também não funcionará porque o Warsaw é instalado como um daemon do sistema, portanto ele é posto em execução pelo sistema ainda durante o boot e independentemente do usuário que realize login no sistema, o que significa que o Warsaw instalado por último será instalado por cima de qualquer outro Warsaw previamente instalado e sempre haverá somente 1 Warsaw em execução no sistema. Enfim: se instalar o "W1", por exemplo, então ele será o único Warsaw que ficará em execução no sistema, independentemente de o usuário logado no Linux ser o usuário "bancoX", "bancoY" ou algum outro.

2.3) Cada diferente versão do Warsaw pode ter requisitos (dependências) diferentes, ou requerer as mesmas dependências, porém versões diferentes dessas mesmas dependências. Eu sei que o Warsaw atualmente em uso no Banco do Brasil requer que as bibliotecas CURL, NSS e OpenSLL estejam instaladas, por exemplo, mas não sei se todas elas são necessárias em versões posteriores do Warsaw, ou se de repente as versões posteriores do Warsaw requerem as mesmas bibliotecas porém de versões mais novas que as que o Warsaw atual do Banco do Brasil requer.

2.4) Para piorar ainda mais a situação, cada banco constrói sua página de acesso à conta corrente de modo diferente e, por isto, cada página dessas tem requisitos de acesso diferentes. Por exemplo: a do Banco do Brasil executa um applet Flash que está hospedado em https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/includes/js/warsaw-websocket.swf (esse applet é o responsável pela execução do websocket no navegador), portanto a página do Banco do Brasil precisa do Flash e se você não estiver com Flash instalado (ou ele estiver instalado mas não for executado pelo navegador na página do Banco do Brasil) a página do Banco do Brasil não lhe deixará acessar sua conta corrente. Mas os demais bancos podem ter construído suas respectivas páginas de acesso com critérios diferentes: alguns bancos podem exigir Flash no navegador, outros podem exigir HTML5 no lugar do Flash, outros podem não requerer nem Flash nem HTML5, e por aí vai...

Eu, ciente de toda essa complexidade, desisti de tentar buscar uma solução universal para quem tem conta em dois ou mais bancos. Eu até cheguei a instalar o módulo da Caixa Econômica Federal que o DidBrother me sugeriu e cheguei a testar esse módulo com outros bancos (inclusive o BB). O módulo funcionou para alguns bancos e não funcionou para outros. Daí obtive um outro módulo (uma versão usada por outra instituição) e ela funcionou com ainda mais bancos, mas não todos. Que módulos foram esses e com quais instituições funcionaram? Não importa: o que importa é que não funciona para todos, portanto não é uma solução universal. Duvido que exista uma solução universal.

Como atualmente há 21 instituições utilizando o Warsaw, parece-me impossível conseguir uma solução universal: essa solução, caso surja, precisa partir do desenvolvedor (Diebold) e também de um esforço conjunto dessas instituições que usam o Warsaw. Nós, usuários, não temos como ficar contornando todas as "complicações" criadas pela Diebold e (principalmente) pelos bancos: nós não somos o Neo do filme Matrix, tentando desviar de todos os tiros do agente da Matrix... Não dá. :P

Por conta disso, atualmente existem duas "correntes de pensamento", aqui neste tópico. A minha é a que expus aí em cima: a de que não vale a pena ficar buscando uma solução para todos os usuários. Por isto, estou focando em Banco do Brasil. Se eu começar a me enveredar pelos módulos Warsaw dos outros bancos e tentar contornar os problemas apresentados por eles e conciliá-los com os problemas do Banco do Brasil, eu provavelmente vou "pirar" e não vou conseguir chegar a solução universal nenhuma, por isto estou focando no Banco do Brasil. Já a outra corrente de pensamento é a do DidBrother, que continua buscando uma solução universal para o problema, ou pelo menos uma que atenda aos usuários dos "principais" bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú...).

Como você possui conta em dois desses "principais bancos", sugiro que você acesse este comentário que o DidBrother publicou há 1 mês e veja se a solução apresentada por ele funcionará para você. Caso funcione, que ótimo. Caso não funcione, você pode experimentar acessar a página de download do módulo Warsaw no website da Diebold Nixdorf e tentar usar o instalador do Itaú que é disponibilizado nessa página da Diebold. Se você tiver sorte, esse instalador da Diebold para Itaú funcionará tanto na página do Itaú quanto na do Banco do Brasil.

Lamento pelo meu posicionamento, eu realmente gostaria de poder ajudar mais, porém a busca por uma solução universal tem sido extremamente extenuante para mim e eu passei a vê-la como perda de tempo (já que considero mesmo impossível chegar a uma solução universal). A qualidade deste tópico precisa ser mantida (a resposta 59 precisa ser aperfeiçoada, de tempos em tempos, sempre que o Banco do Brasil atualizar sua página de acesso ou o Warsaw for atualizado ou os usuários começarem a migrar para versões mais novas do *Ubuntu), e isso por si só já dá bastante trabalho (para investigar, descobrir as origens dos novos problemas que sempre surgem com essas atualizações, e tentar descobrir formas de solucioná-las ou pelo menos contorná-las). Isso já me toma tempo e energia demais. Se eu for me enveredar por essa busca pela solução mágica e universal, a tendência é o tópico perder o foco e perder qualidade, também, além de começar a atrair usuários de outros bancos que irão querer que os comandos apresentados aqui neste tópico funcionem para eles.

3) A respeito do *Ubuntu 18.04, eu recentemente testei o Ubuntu 18.04 dentro de uma máquina virtual e o Warsaw não funcionou com ele de jeito nenhum. No entanto, o *Ubuntu 18.04 ainda está em versão beta e muita coisa há de mudar ao longo dos próximos meses. Eu não gosto de ficar tentando resolver problemas que ocorrem com versões beta porque elas têm um tempo de vida muito curto: a versão de lançamento praticamente sempre sai diferente da versão beta. Enfim: perda de tempo e de energia ficar tentando fazer a versão beta funcionar com o Warsaw.

A minha sugestão para quem queira migrar para o *Ubuntu 18.04 é que faça como eu sempre faço: continue usando sua versão atual (16.04) e vá testando a versão 18.04 numa máquina virtual, por exemplo. Deixe passar no mínimo 6 meses até decidir se migra ou não para a versão 18.04. Toda versão de lançamento costuma ter bugs e outros problemas que só são resolvidos (os mais críticos) entre os primeiros 6 meses desde o lançamento. Outros só são resolvidos dentro de 1 ano, e outros demoram mais de 1 ano para serem resolvidos... Enfim: regra geral, a versão de lançamento, ao meu ver, torna-se "usável" somente após o sexto mês de vida pós-lançamento, e é por isso que não apenas sugiro que as pessoas aguardem o *Ubuntu 18.04 ser lançado e "viver" por 6 meses como também acho muito precipitado preocupar-se com o *Ubuntu 18.04 quando ele ainda está na fase beta (ou seja: nem foi lançado, ainda).

O que eu faria, caso eu tivesse conta em duas ou mais instituições financeiras que requerem o Warsaw e eu não conseguisse fazer absolutamente nenhuma versão do Warsaw funcionar simultaneamente em todas as instituições financeiras das quais sou cliente?
Eu possuo conta corrente somente no Banco do Brasil, portanto esse problema dos conflitos entre os diferentes módulos Warsaw em páginas de diferentes bancos não está me afetando. No entanto, se alguém me perguntasse o que eu faria num contexto desses, a minha resposta seria a seguinte:

i) Primeiro eu tentaria solucionar o problema por intermédio de interações com o SAC de cada um desses bancos. Como a Diebold já se manifestou esclarecendo que o módulo Warsaw é o mesmo para todos (pode ter versões diferentes, mas esses requisitos de Flash, HTML5 etc. não fazem parte do Warsaw), o problema maior está nos bancos, então é com eles que o cliente precisa conversar e explicar ao banco X que, ao instalar o módulo do banco X, ele (cliente) está perdendo acesso à conta que possui no banco Y (e depois explicar o mesmo ao banco Y: que quando ele - cliente - instala o módulo do banco Y, perde acesso à conta que possui no banco X). Eu então registraria os números de protocolo, nomes dos atendentes, os dias e horários em que meus atendimentos nesses SAC ocorreram. Tudo para servir de prova.

ii) Como muito provavelmente cada banco dirá que está cumprindo sua parte no contrato (de prover a solução de segurança que, se instalada e configurada corretamente, possibilita o acesso à sua conta corrente) e que existem outros meios de acesso à conta (como diretamente na agência, via terminais de autoatendimento, e também via aplicativo do banco), é muito provável que o cliente ficará, no fim das contas, desamparado pelos bancos: se você conseguir p.ex. acessar sua conta no Banco do Brasil - mesmo que isso implique em você perder acesso à conta que por acaso possua em outros bancos, como p.ex. Caixa Econômica Federal, Itaú etc. - o Banco do Brasil provavelmente se manifestará afirmando que proveu a solução de segurança pra você e que não tem gestão nenhuma sobre o modo como os demais bancos elaboram suas soluções de segurança (ou seja: o Banco do Brasil muito provavelmente irá se eximir). E os demais bancos também irão, muito provavelmente, agir desse modo, isentando-se. Neste cenário, eu partiria então para uma formalização de reclamação junto ao Banco Central (Bacen), valendo-me dos comprovantes (registros dos atendimentos nos SAC, números de protocolo de atendimento nesses bancos etc.) para demonstrar que busquei solucionamento junto aos bancos mas não consegui: como o Bacen é o "banco dos bancos" e é quem tem de fiscalizar o mercado financeiro, compete ao Bacen, se entender necessário, mandar os bancos adequarem suas soluções de segurança de modo que elas não conflitem umas com as outras e, deste modo, não impeçam o cliente do banco X de ter acesso à sua conta no banco Y.

iii) Se o BACEN não resolver o problema (ou estiver demorando demais para resolver), eu partiria (munido dos registros dos atendimentos nos SAC dos bancos) para o registro de reclamações no Portal do Consumidor e no Reclame Aqui. Se o problema persistisse, eu partiria então para formalização de reclamação no PROCON da minha cidade (valendo-me tanto dos atendimentos dos SAC quanto da reclamação registrada no Portal do Consumidor e no Reclame Aqui, pois tudo isso serve de prova). E, em último caso, eu faria uma juntada de toda a documentação envolvendo os atendimentos nos SAC dos bancos, no Portal do Consumidor, no Reclame Aqui e no PROCON da minha cidade e então ingressaria com um processo judicial no Juizado Especial Cível da minha cidade.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Ricardo Lima Vieira

Oi Sampayu.

Primeiramente obrigado pela sua extensa e muito bem elaborada explicação. Realmente os bancos são um problema para seus clientes, com suas soluções mal feitas, ainda mais para nós que preferimos software livre.

Seguindo sua dica, acabei seguindo os passos do DidBrother e acabou funcionando, pelo menos no meu laptop: estou com acesso ao BB e ao Itaú com o guardião. Não queria ficar refém de smartphone, até pelas limitações dos apps de bancos.

Sigo com minha versão atual e, quando estiver madura a base 18.04, faço a instalação nela.

Abraços.

Sampayu

Citação de: Ricardo Lima Vieira online 21 de Abril de 2018, 19:15
Oi Sampayu.

Primeiramente obrigado pela sua extensa e muito bem elaborada explicação. Realmente os bancos são um problema para seus clientes, com suas soluções mal feitas, ainda mais para nós que preferimos software livre.

Seguindo sua dica, acabei seguindo os passos do DidBrother e acabou funcionando, pelo menos no meu laptop: estou com acesso ao BB e ao Itaú com o guardião. Não queria ficar refém de smartphone, até pelas limitações dos apps de bancos.

Sigo com minha versão atual e, quando estiver madura a base 18.04, faço a instalação nela.

Abraços.

Que bom que a solução do DidBrother funcionou para o seu caso. Fico feliz por saber. :)

Você faz bem em decidir aguardar um tempinho antes de partir para o 18.04. Eu mesmo ainda pretendo ficar um bom tempo com o 16.04 (no mínimo 6 meses, talvez até 1 ano - caso o lançamento do 18.04 seja seguido por diversos usuários relatando novos bugs) até que eu sinta que o 18.04 está realmente utilizável, os bugs dele que forem mais relevantes (os que são de solucionamento imprescindível para possibilitar o uso regular do sistema) estejam sanáveis ou contornáveis e eu já esteja conseguindo instalar e usar o Warsaw.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

jacovieira

Pessoal estou tentando instalar o modulo de seguranca no Ubuntu 18.04

Na instalação do modulo, no final dar a seguinte mensagem:

[ ok ] Starting warsaw (via systemctl): warsaw.service.
-su: linha 0: export: `--nofork': não é um identificador válido
-su: linha 0: export: `--nopidfile': não é um identificador válido
-su: linha 0: export: `--systemd-activation': não é um identificador válido
Failed to open connection to "session" message bus: Could not parse server address: Unknown address type (examples of valid types are "tcp" and on UNIX "unix")

Alguma solução ???


jacovieira

E nos processos so aparece uma instancia do warsaw:

root@notebook:/home/jacoramos/Downloads# ps gauxwww | grep wars
jacoram+  4289  0.0  0.5 623768 23576 ?        Sl   12:14   0:00 /usr/local/bin/warsaw/core
root      4443  0.0  0.0  21536  1004 pts/0    S+   12:20   0:00 grep --color=auto wars

Não aparece a instancia como root.

????

Sampayu

Citação de: jacovieira online 01 de Maio de 2018, 10:18
Pessoal estou tentando instalar o modulo de seguranca no Ubuntu 18.04

Na instalação do modulo, no final dar a seguinte mensagem:

[ ok ] Starting warsaw (via systemctl): warsaw.service.
-su: linha 0: export: `--nofork': não é um identificador válido
-su: linha 0: export: `--nopidfile': não é um identificador válido
-su: linha 0: export: `--systemd-activation': não é um identificador válido
Failed to open connection to "session" message bus: Could not parse server address: Unknown address type (examples of valid types are "tcp" and on UNIX "unix")

Alguma solução ???

Conforme explico no item 3 deste meu comentário, acho precipitado instalar o *Ubuntu 18.04 antes de ele estar lançado há pelo menos uns 6 meses (a única exceção é se o usuário for alguém que gosta de investigar e resolver bugs, ou seja, alguém disposto a instalar o sistema e descobrir a solução para os problemas que porventura ocorram).

De qualquer modo, há pessoas instalando e usando o 18.04. Essas pessoas estão resolvendo o problema com o Warsaw no 18.04 apoiando-se na solução que foi encontrada pela comunidade do Arch Linux e adaptada ao *Ubuntu pelo DidBrother. Vide este comentário.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

luizluca

Para ubuntu 18.04, o warsaw já instalado falha oois ele não acha os arquivos locale pt_BR.UTF8. Agora no ubuntu só tem o locale C, provavelmente por retrocompatibilidade.

Adicione:

export LC_ALL=C

lá pelo começo do /etc/init.d/warsaw que resolve depois de reiniciar o serviço ou o pc.

Marcopolo

Citação de: Sampayu online 01 de Maio de 2018, 14:00
Citação de: jacovieira online 01 de Maio de 2018, 10:18
Pessoal estou tentando instalar o modulo de seguranca no Ubuntu 18.04

Na instalação do modulo, no final dar a seguinte mensagem:

[ ok ] Starting warsaw (via systemctl): warsaw.service.
-su: linha 0: export: `--nofork': não é um identificador válido
-su: linha 0: export: `--nopidfile': não é um identificador válido
-su: linha 0: export: `--systemd-activation': não é um identificador válido
Failed to open connection to "session" message bus: Could not parse server address: Unknown address type (examples of valid types are "tcp" and on UNIX "unix")

Alguma solução ???

Conforme explico no item 3 deste meu comentário, acho precipitado instalar o *Ubuntu 18.04 antes de ele estar lançado há pelo menos uns 6 meses (a única exceção é se o usuário for alguém que gosta de investigar e resolver bugs, ou seja, alguém disposto a instalar o sistema e descobrir a solução para os problemas que porventura ocorram).

De qualquer modo, há pessoas instalando e usando o 18.04. Essas pessoas estão resolvendo o problema com o Warsaw no 18.04 apoiando-se na solução que foi encontrada pela comunidade do Arch Linux e adaptada ao *Ubuntu pelo DidBrother. Vide este comentário.
Olá, caríssimo amigo/colega Sampayu, bom dia!
Eu sabia que você iria se manisfestar ao nosso "socorro"! Eu, antes de ver o sua dica, ia perguntar aos "Baicharéis"  do fórum, a possibilidade de acrescentar o WARSAW baixado pela net e colocar no lugar, que é a pasta "usr/local/etc/warsaw", pois tentei ontem, mas o sistema não aceitou, ou seja, uma tentativa de colar os dados de uma das duas máquinas(desktop e Note Dell), que já funcionam normal, mas ainda com o Ubuntu 16.04! Vou implementar essa sua nova dica e depois reporto aqui! Um fraternal abraço e minha gratidão, sempre, sempre!
Editando:
Amigo Sampayu, eu devo adicionar o export LC_ALL=C, "comentado(#), ou somente assim como você indicou?
Vlw.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

JorgeThrasher

Muito bom! Valeu, Sampaiu! Deu certo aqui com meu Ubuntu 18.04.

Citação de: Sampayu online 26 de Março de 2017, 16:54
Se o problema persistir, que tal limpar e desinstalar tudo? Depois é só instalar o Warsaw (apenas o Warsaw: o programa HDA_BB é desnecessário) e configurar o firewall, conforme explicado anteriormente.



Como fazer a remoção completa do Warsaw e do HDA_BB, desinstalar e "resetar" o firewall, reinstalar o Warsaw e o firewall, ativar o firewall fechando as portas de rede do seu computador (segurança) mas conceder acesso ao socket (websocket) de que o Warsaw necessita - tudo via terminal do shell :)



1. Execute o comando abaixo, para remover completamente o programa HDA_BB:
sudo apt-get purge hda-bb -y

2. MANTENHA TODOS OS NAVEGADORES FECHADOS e então desinstale o Warsaw:¹
sudo killall opera firefox chrome ; sudo apt-get purge warsaw -y ; sudo /usr/bin/warsaw_uninstall

3. Execute este supercomando para desinstalar o firewall (G)UFW e "resetar" o netfilter (firewall que fica "embutido" no kernel do Linux):¹
sudo apt-get purge ufw gufw -y ; sudo iptables -F ; sudo iptables -X ; sudo iptables -P INPUT ACCEPT ; sudo iptables -P FORWARD ACCEPT ; sudo iptables -P OUTPUT ACCEPT ; sudo rm -r /etc/ufw

4. Execute este supercomando para desativar o arquivo rc.local e atualizar o sysctl:¹
sudo mv /etc/rc.local /etc/rc.local.bak ; sudo sed -i -e 's|net.ipv4.tcp_syncookies=1|#net.ipv4.tcp_syncookies=1|' "/etc/sysctl.conf" ; sudo sed -i -e 's|net.ipv4.tcp_syncookies=1|#net.ipv4.tcp_syncookies=1|' "/etc/sysctl.d/10-network-security.conf" ; sudo sysctl -w net.ipv4.tcp_syncookies=0

5. Reinicie o computador:
sudo telinit 6

6. Após o computador reiniciar, MANTENHA TODOS OS NAVEGADORES FECHADOS e então execute este supercomando para manualmente instalar o Warsaw via shell script (script do shell):
sudo killall opera firefox chrome ; wget https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/warsaw_`getconf LONG_BIT`_installer.run -O /tmp/instalar.warsaw ; sudo chmod +x /tmp/instalar.warsaw ; sudo /tmp/instalar.warsaw

7. Quando a instalação terminar, reinicie novamente o computador:
sudo telinit 6

8. Após o computador reiniciar, execute este supercomando para reinstalar o firewall (G)UFW, ativar a proteção contra ataques do tipo "SYN Flood" e então ativar o daemon (serviço) do (G)UFW:
sudo apt-get install ufw gufw --reinstall -y ; sudo sed -i -e 's|syncookies=0|syncookies=1|' "/etc/ufw/sysctl.conf" ; sudo ufw enable

9. Acesse https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp para testar se o módulo está funcionando e sendo detectado. Caso o módulo não seja detectado, reinicie o computador e acesse https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp novamente. SE (E SOMENTE SE) o problema persistir, execute o supercomando abaixo e, após o computador reiniciar, tente novamente acessar https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp:

sudo apt-get install libcurl4-openssl-dev libnss3-dev libdbus-1-dev yad libatk1.0-0 libc6 libcairo2 libcups2 libdbus-1-3 libexpat1 libfontconfig1 libfreetype6 libgcc1 libgconf-2-4 libgdk-pixbuf2.0-0 libglib2.0-0 libgtk2.0-0 libnspr4 libnspr4-0d libnss3 libpango-1.0-0 libpangocairo-1.0-0 libstdc++6 --reinstall -y ; sudo telinit 6

Nota: em alguns casos, pode acontecer de https://seg.bb.com.br não detectar o módulo de segurança, embora o módulo esteja instalado, funcionando, acessando as portas TCP e você consiga acessar sua conta por intermédio do URL https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp. Essa é a razão por que não se deve confiar no resultado mostrado em https://seg.bb.com.br.  Esse problema que ocorre com https://seg.bb.com.br também ocorre com http://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw, portanto também não confie no resultado que http://www.dieboldnixdorf.com.br/warsaw lhe mostrar. A única maneira de realmente confirmar se o módulo está ou não funcionando no seu navegador é acessar https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp e verificar se os campos "Agência", "Conta" e "Senha de autoatendimento" aparecem. :P

10. Se mesmo após isso o Warsaw do seu sistema Linux continuar não sendo detectado e/ou executado na página do Banco do Brasil, execute este supercomando:

if [ -a /etc/rc.local ]; then sudo mv /etc/rc.local /etc/rc.local.bak; fi; echo \#\!/bin/bash | sudo tee /etc/rc.local; echo ' ' | sudo tee -a /etc/rc.local; echo \echo 1 \> /proc/sys/net/ipv4/tcp_syncookies | sudo tee -a /etc/rc.local; echo ' ' | sudo tee -a /etc/rc.local; echo exit 0 | sudo tee -a /etc/rc.local; sudo telinit 6

...e, após o computador reiniciar, tente novamente acessar sua conta, no website do Banco do Brasil. Ainda não deu certo? Então...

11. MANTENHA TODOS OS NAVEGADORES FECHADOS e execute este supercomando para limpar os caches dos navegadores e (re)instalar os navegadores Google Chrome e Opera Browser:

sudo killall opera firefox chrome ; sudo apt-get install gdebi --reinstall -y ; rm -r ~/.cache/google-chrome ~/.cache/opera ~/.cache/mozilla/firefox ; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb -O /tmp/chrome.deb ; sudo gdebi -n /tmp/chrome.deb ; fi; if [ `getconf LONG_BIT` == 64 ]; then wget http://ftp.opera.com/pub/opera/desktop/44.0.2510.1218/linux/opera-stable_44.0.2510.1218_amd64.deb -O /tmp/opera.deb; else wget http://ftp.opera.com/pub/opera/desktop/44.0.2510.1218/linux/opera-stable_44.0.2510.1218_i386.deb -O /tmp/opera.deb; fi ; sudo gdebi -n /tmp/opera.deb ; sudo apt-get update ; sudo apt-get check ; sudo apt-get dist-upgrade -y ; sudo apt-get autoremove -y ; sudo apt-get clean ; sudo telinit 6

COMANDO ALTERNATIVO

Caso queira desinstalar completamente um (ou mais de um) dos seus navegadores, este post explica como fazer isso com os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome e Opera Browser. O post também explica como reinstalar tais navegadores.

12. Após o computador reiniciar, execute o comando abaixo para abrir os navegadores Google Chrome² e Opera Browser na página de teste do módulo Warsaw (você também pode tentar usar o Mozilla Firefox³ para acessar sua conta):

google-chrome https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp & opera https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp

IMPORTANTE: a página do Banco do Brasil requer o plugin Adobe Flash, para poder detectar e executar o Warsaw durante seu acesso à conta bancária, o que é feito por intermédio deste applet: https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/includes/js/warsaw-websocket.swf que o Opera e o Chrome atualmente bloqueiam (e daí você vê aquela mensagem informando que o módulo de segurança não está instalado ou não foi detectado, embora ele esteja instalado). Caso você não possua o Flash instalado em seu sistema, instale-o com este comando, no terminal do shell:
sudo apt-get install adobe-flashplugin -y
Caso o comando acima não funcione, experimente executar este outro:
sudo apt-get install flashplugin-installer -y
Após isso, não deixe de ler as Notas de Rodapé para verificar como se ativa o plugin Flash nos navegadores. Cada navegador possui um método próprio de ativação do plugin Flash. A tendência é os navegadores dificultarem cada vez mais a vida do usuário, tornarão cada vez mais difícil conseguir fazer com que o navegador execute conteúdo Flash em websites, mas infelizmente os bancos retrógrados continuam insistindo em usar Flash nas suas páginas de acesso à conta bancária, e aí surge (mais) esse problema. :(

13. Se após isso o módulo for detectado mas você não conseguir efetuar login, pode ser que o certificado de segurança do Warsaw não tenha sido adicionado aos navegadores Chrome e Opera. Neste caso, execute este supercomando (ele fechará todos os navegadores, reinstalará o Warsaw e reiniciará o computador):

sudo killall opera firefox chrome ; wget https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/warsaw_`getconf LONG_BIT`_installer.run -O /tmp/instalar.warsaw ; sleep 10 ; sudo chmod +x /tmp/instalar.warsaw ; sleep 10 ; sudo /tmp/instalar.warsaw ; sleep 10 ; sudo telinit 6

...e, após seu computador reiniciar, execute novamente o comando do item 12, para confirmar que o Google Chrome e o Opera Browser estão funcionando com o módulo Warsaw.

IMPORTANTE: caso você acesse as preferências/configurações do seu navegador, vá até a seção de certificados, acesse o item Autoridades e não encontre o certificado Warsaw Personal CA (que é o nome do certificado do Warsaw para navegadores web), leia este post para saber como instalar esse certificado manualmente.

14. Caso o Warsaw continue não funcionando e/ou então você esteja utilizando uma versão do *Ubuntu posterior à 16.04 (ou seja: 16.10, 17.04, 17.10 etc.) e o Warsaw continue não funcionando, execute este supercomando:

sudo killall opera firefox chrome ; sudo /usr/bin/warsaw_uninstall ; sudo update-rc.d -f warsaw remove ; sudo rm /etc/init.d/warsaw /etc/xdg/autostart/warsaw.desktop /usr/bin/warsaw_uninstall ; sudo rm -r /usr/local/bin/warsaw /usr/local/etc/warsaw /usr/local/lib/warsaw /usr/share/doc/warsaw ; wget https://cloud.gastecnologia.com.br/bb/downloads/ws/linux/diagbb-1.0.`getconf LONG_BIT`.run -O /tmp/instalar.warsaw ; sleep 10 ; sudo chmod +x /tmp/instalar.warsaw ; sleep 10 ; sudo /tmp/instalar.warsaw ; sleep 10 ; sudo telinit 6

...e teste novamente o funcionamento do Warsaw, após o sistema reiniciar.

Resumo de tudo o que foi explicado neste post: para que o Warsaw funcione na página do Banco do Brasil, é necessário [1] instalar o Warsaw (isso já instala o certificado do Warsaw para os navegadores, e se por acaso não instalar siga as dicas publicadas aqui para instalar manualmente o certificado), [2] instalar o firewall com as portas TCP 30800 e 30900 desbloqueadas, [3] ativar a proteção do sistema contra ataques SYN Flood (em algumas versões do *Ubuntu essa proteção já pode estar ativada por padrão, mas o tutorial ativa a do firewall só por garantia), [4] instalar o plugin Adobe Flash no sistema e [5] configurar cada um dos seus navegadores para não impedir a execução do plugin Flash na página do banco.

NÃO DEIXE DE LER AS NOTAS DE RODAPÉ! ELAS CONTÊM INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES IMPORTANTES!



Notas de rodapé:
¹ Ignore as mensagens de erro que eventualmente forem exibidas.
² Se após executar todos os procedimentos acima o Google Chrome não estiver funcionando com o Warsaw no website do BB, é bem provável que seja porque o Google Chrome está forçando o uso de HTML5 no website do banco, embora o Warsaw requeira Flash. Para resolver esse problema, inicie o Google Chrome, acesse o endereço chrome://settings/content/siteDetails?site=https%3A%2F%2Fwww2.bancobrasil.com.br e marque como Permitir as seguintes opções: Javascript, Flash, Pop-ups, Sincronização em segundo plano, Downloads automáticos e Acesso a plug-in sem sandbox. Após isso, acesse novamente a página do BB. Se no canto superior direito (extremidade direita) da barra de endereços aparecer um aviso de Plug-in bloqueado, clique sobre o aviso e clique em Executar Flash desta vez. Somente assim os campos de acesso à sua conta corrente aparecerão. Se você clicar no botão de login à sua conta e o login demorar, repita o procedimento de clicar sobre o aviso e clicar em "Executar Flash desta vez". A tendência é os navegadores dificultarem cada vez mais a execução de Flash (até um ponto em que nenhum navegador executará mais o Flash). É torcer para que antes disso os desenvolvedores do website do BB e do famigerado Warsaw tornem o acesso ao banco independente do Flash...  E, se o problema persistir mesmo após você executar todos esses procedimentos com o Chrome, é possível que uma recente atualização do Google Chrome tenha eliminado o certificado de segurança do Warsaw, portanto reinstale o Warsaw (item 13), para que o instalador do Warsaw injete novamente o certificado de segurança dele no Google Chrome.
³ Para o plugin Flash funcionar no Mozilla Firefox, execute o Firefox, acesse o endereço about:addons, clique em Plugins, então clique em Shockwave Flash e, no item Preferências, desmarque a caixa Bloquear conteúdo Flash perigoso e malicioso e, por fim, modifique o valor do campo Perguntar para ativar para que passe a ser Sempre ativar.
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)

Sampayu

Yuri Sucupira ("Sampayu")

heindorr

Bom dia.
Tentei de vários modos conforme você explicaram aqui. Não deu certo no meu Mint Sylvia 32 bit.
Tenho pouquíssimo conhecimento mas a sorte me ajudou e quero informar como fiz:
1- O modulo de segurança do BB estava instalado mas não sendo reconhecido.
2- Como também preciso ter acesso a uma conta na CAIXA, instalei e fiz o cadastro normalmente.
3- Depois tentei mais uma vez acessar a conta no Banco do Brasil e deu certo!

leandro318

Infelizmente já fiz e refiz tudo o descrito aqui em pelos menos 3 distribuições diferentes instaladas do zero (Ubuntu. Lubuntu e MInt) mas continuo sem conseguir fazer com que esse maldito módulo de segurança seja detectado  >:( >:( >:(

Sinceramente, não sei mais o que fazer aqui. Nesse momento estou com Ubuntu 18.04 32 bits e Firefox 61. Mesmo após refazer todo o processo de remover o Warsaw e reinstalar tudo do zero conforme descrito aqui no tópico, sempre aparece a mesma mensagem:

CitarPrezado cliente, o Módulo de Segurança não foi identificado em seu computador (W01).
Este componente visa blindar sua conexão contra ações maliciosas. A instalação é simples, basta clicar no botão abaixo para efetuar o download do instalador. Ao término do download, execute o programa DiagnosticoBB.exe para iniciar a instalação. Se precisar de ajuda com a instalação acesse o tutorial disponível na Página de Diagnóstico do Módulo de Segurança.


Edit:

Fiz um novo teste aqui com a dica do colega acima (instalar o módulo de segurança da Caixa ao invés de instalar o do BB) dai funciona normal. Ou seja, se eu instalo o módulo de segurança fornecido pelo próprio site do BB, não funciona nem que a vaca tussa, mas se eu instalo o módulo de segurança da Caixa seguindo os passos descritos abaixo, consigo acessar normalmente o Internet Banking do BB.

1 - Baixar o instalador do módulo de segurança:
32 bits: https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr32.deb
ou
64 bits: https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr64.deb

2 - Instalar o módulo de segurança Warsaw da Caixa:
I - Atualizar o repositório:
sudo apt-get update

II - Instalar as bibliotecas necessárias para rodar o módulo de segurança:
sudo apt-get install libnss3-tools libcurl3

III - Instalar o pacote .deb do módulo de segurança da Caixa e demais dependências existentes:
32 bits:
sudo gdebi GBPCEFwr32.deb
ou
64 bits:
sudo gdebi GBPCEFwr64.deb

3 - Reiniciar a máquina.

Feitos esses passos, consigo acessar normalmente o Internet Banking do BB, mas seguindo os passos descritos no próprio site do BB e os descritos aqui no tópico o módulo de segurança nunca é reconhecido corretamente.