Instalador não carrega [resolvido]

Iniciado por Ints, 10 de Dezembro de 2016, 08:17

tópico anterior - próximo tópico

Ints

Olá pessoal!

Comprei um notebook novo (ASUS TP301UA-DW230T) e tô muito afim de rodar o Ubuntu 16.04  nele. Como ele já vem de fábrica com o Windows 10 Home pré-instalado, eu optei por deixar o Ubuntu ao lado do Windows, em uma nova partição (criei a nova partição com o próprio instalador). Então com um pendrive fiz a instalação e deu tudo certo, ao reiniciar consegui entrar no Ubuntu e tudo a mil maravilhas. Porém, quando reiniciei o computador o Ubuntu já não carregava mais. Tentei reinstalar e nada.

Aí comecei a pensar que o problema era de compatibilidade de meu notebook com o Ubuntu . Então instalei o Debian e deu tudo certo (ou quase, faltam alguns drivers proprietários e talz). Mas eu queria mesmo colocar o Ubuntu na máquina. Então tentei fazer a instalação novamente do Ubuntu e, para a minha surpresa, depois da tela inicial em que precisa escolher se quer instalar ou testar o ubuntu, acaba dando problema (as vezes o mesmo as vezes diferente). Sempre fica carregando muiiiito tempo e nada, não chega nem nas opções de idioma.

Da última vez, por exemplo, ao escolher a opção "Try Ubuntu without installing" o Ubuntu e apertar a tecla F2 para ver o que acontecia, apareceu bastante coisa e o seguinte erro ao final:


[312.294825] EXT4-fs (loop0) : error count since last fsck: 437
[312.294825] EXT4-fs (loop0) : inicial error at time 1481328596: __ext4_new_inode?1062
[312.294825] EXT4-fs (loop0) : last error at time 1481328596: ext4_new_readdir?224 inode 30364: block 34351


Já na última vez quando escolhi a opção "Install Ubuntu", e apertei a tecla F2, apareceu muita coisa. Além das mensagens de [OK], também apareceram dois [FAILED]


[FAILED] Failed to start CUPS Scheduler. See 'systemctl status cpus.service' for details. Starting Avahi mDNS/DNS-SD Strack.
[FAILED] Failed to start Avahi mDNS/DNS-SD Stack. See 'systemct1 status avahi-daemon.service' for details'.


Também apareceu ao final:


[OK] Started Network Manager Script Dispatcher Service.
NetworkManager-sipatcher.service
[ 32.705544] ETX-fs error (device loop0): ext4_find_dest_de:1809: inode # 3064: block 33735: com ubiquity-dm bad entry in directory: rec_len % 4 !=0 - offset=0(0), inode=38929, rec_len=389930, nam_len=0
[ 32.198959] ETX-fs error (device loop0): ext4_find_dest_de:1809: inode # 3064: block 33735: com ubiquity-dm bad entry in directory: rec_len % 4 !=0 - offser=0(0), inode=38929, rec_len=389930, nam_len=0
[ 32.205367] ETX-fs error (device loop0): ext4_find_dest_de:1809: inode # 3064: block 33735: com ubiquity-dm bad entry in directory: rec_len % 4 !=0 - offser=0(0), inode=38929, rec_len=389930, nam_len=0
[ 32.211660] ETX-fs error (device loop0): ext4_find_dest_de:1809: inode # 3064: block 33735: com ubiquity-dm bad entry in directory: rec_len % 4 !=0 - offser=0(0), inode=38929, rec_len=389930, nam_len=0
mais alguns como estes e
Starting WPA supplicant ...
[OK] Started WPA supplcant
wpa_supplicant. service


Enfim, como sou iniciante não tenho muita ideia do que está acontecendo. Imagino apenas que devido as minhas inúmeras tentativas de instalação, possam ter ficado restos em algum lugar que estão atrapalhando a instalação atual.

Gente, toda ajuda é bem vinda!

*Todos os códigos acima foram copiados um por um em outro notebbok, então pode ser que eu tenha errado em um caracter ou outro.

ATUALIZAÇÃO 10/12/2012 às 9h:

Da última vez que tentei instalar apareceram as mensagens acima e também, no meio delas o instalador abriu do nada. Então pensei, já que abriu vou tentar. Depois de escolher a partição e começar a instalação apareceu a seguinte mensagem (que resolvi acrescentar aqui, pois vai que é a chave para entender o que tá acontecendo):

Citar
Erro ao instalar os pacotes

Um erro ocorreu durante a instalação dos pacotes:

E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an un error code (2)

Os seguintes pacotes estão corrompidos:

Isto pode ter acontecido por causa de uma imagem antiga do instalador ou pode ser por causa de um bug em algum dos pacotes listados acima. Mais detalhes podem ser encontrados em /var/log/syslog. O instalador tentará continuar de qualquer forma, mas pode falhar posteriormente, e pode não conseguir instalar ou remover outros pacotes (possivelmente ele mesmo) do sistema instalado. Você deve primeiramente procurar por imagens mais atuais do seu instalador ou, caso não seja possível, relatar o problema ao seu distribuidor.

ATUALIZAÇÃO 10/12/2012 às 10h5:

Após ativar na Bios a opção "launch csm" e tentar realizar de novo a instalação, agora aparece a tela normal do instalador. Porém, em determinado momento, quando é preciso escolher o tipo de instalação, aparece a mensagem:

Citar
Ubi-partman crashed

ubi-partma failed with exit code 141. Further information may be found in /var/log/syslog. Do you want to try running this step again before continuing? If you do not, your nstallation may fail entirely or may be broken

A minha escolha foi tentar novamente... Aí clico para ir para ferramentas avançadas de particionamento. Clico em opções avançadas e a mesma mensagem aparece novamente.

ATUALIZAÇÃO 16/05/17

Apenas para facilitar, seguindo a orientação do druidaobelix, trouxe para o início a solução encontrada:

Após realizar a tal dança das cadeiras encontrei outras distribuições que funcionaram em meu notebook: Fedora e Debian. Não sei porque o Ubuntu 15.10 com o Kernel 4.2 também deu certo. Para aqueles que têm o mesmo notebook e estão encontrando problemas, um tópico que me ajudou foi http://askubuntu.com/questions/691216/no-version-of-ubuntu-can-be-installed-with-any-skylake-6th-generation-intel-proc

De qualquer maneira, eu não estava contente e queria fazer o Ubuntu 16.04 funcionar aqui. Após muito trabalho, eis que deu certo com o último Kernel, o 4.10.0-041000rc2-generic. Ao que tudo indica acerca do kernel panic comentado neste tópico, o problema era a Skylake.

Espero que agora quem tenha interesse em instalar o Ubuntu no Asus TP301UA consiga fazê-lo com mais facilidade. Enfim, agradeço ao druidaobelix e a todos que ajudaram neste percurso  :D.

druidaobelix

A primeira e mais importante providência é conferir o md5sum do arquivo iso baixado.

Localize o hash do arquivo a partir desse endereço e conforme seja a versão que está querendo instalar:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ints

#2
Olá druidaobelix!

Já tinha feito isso. Só para confirmar se fiz certo, o resultado foi:

bruno@bruno-Inspiron-N5010:~/Downloads$ md5sum ubuntu-16.04.1-desktop-amd64.iso
17643c29e3c4609818f26becf76d29a3  ubuntu-16.04.1-desktop-amd64.iso
bruno@bruno-Inspiron-N5010:~/Downloads$


Aí no site http://releases.ubuntu.com/16.04/MD5SUMS  encontrei a mesma sequência. Então imagino que o arquivo .iso foi baixado corretamente.

E para gravar no pendrive eu utilizei o Etcher


druidaobelix

CitarJá tinha feito isso [...]

Ok, md5sum do iso conferido, um problema a menos.
Eventualmente ainda poderia existir um erro na gravação do próprio pendrive (por exemplo, um badsector no pendrive), mas sem um outro Linux disponível fica difícil conferir.

CitarApós ativar na Bios a opção "launch csm" [...]

**Não** altere o setup da máquina para CSM (Compatibility Support Module), deixe tudo como UEFI, não há em princípio uma razão para fazê-lo, a instalação deve se dar no modo UEFI e o sistema, ambos, devem operar no modo UEFI.

CitarE para gravar no pendrive eu utilizei o Etcher

Experimente regravar esse live-iso (pendrive) a partir do Windows 10 aí disponível usando o Rufus e no modo UEFI.

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ints

druidaobelix, valeu pela ajuda!

Eu já tinha trocado o pendrive algumas vezes, então tinha descartado essa opção. Porém agora tentei com novinho - seguindo também suas sugestões - e não é que deu certo. Consegui instalar, porém depois disto, na primeira vez que o sistema carregou, utilizei os comandos abaixo para atualizar o sistema, como indicado no site http://www.tocadacoruja.net/forum/showthread.php/34888-Guia-p%C3%B3s-instala%C3%A7%C3%A3o-ubuntu-16-04-lts

$ sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade ; sudo dpkg –configure -a ; sudo apt-get --fix-broken install ; sudo apt-get dist-upgrade ; sudo do-release-upgrade ; sudo apt-get dist-upgrade ; sudo apt-get install -f ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get dist-upgrade

Naveguei um pouco, fiz mais uma coisa ou outra e reiniciei. E, para a minha surpresa, agora ele não carrega mais o Ubuntu. Vai até o GNU Grub e, de lá quando as bolinhas começam a piscar elas ficam assim indefinidamente ou até travar.

Agora não sei se o atual problema tem algo relacionado com o anterior ou se já é outra coisa (neste caso acho que eu teria que criar outro tópico e encerrar esse não?).

druidaobelix

#5
Não há porque fazer aquele comando mencionado logo após terminar a instalação.
O comando está usando opções que são apropriadas para erros e não apenas para atualização normal.
Quando termina de instalar, reinicie o sistema e depois force uma atualização, porém fazendo apenas:

sudo apt update

sudo apt upgrade

As opções do tipo "dpkg -configure -a", -fix broken, -f install, etc, são apropriadas em determinadas situações de erros, mas no caso você ainda não instalou nada no sistema, não pode existir questões de dependências não resolvidas, daí ser inapropriado.

Apenas para não começar torto, já que é um sistema absolutamente novo, eu reinstalaria de novo, ao invés de tentar consertar.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ints

Acabei de instalar de novo e, pelo jeito o problema permaneceu. Após a instalação, foi solicitado para tirar o pendrive e dar ENTER. Fiz isso e quando reiniciou a tela ficou toda roxa e travada (nem as bolinhas piscando apareceram). Depois de algum tempo, reiniciei, chegou na tela do Grub, dei prosseguimento para iniciar o Ubuntu e foi para uma tela preta com linhas e linhas de códigos. Fica algum tempo e mais linhas e linhas de códigos que, a princípio se atualizam mas não mudam. O que consigo fazer é, pelo Grub, ir até a tela do "Menu de recuperação". Mas lá não saberia muito o que tentar para fazer o sistema funcionar.

druidaobelix

Citação de: Ints online 10 de Dezembro de 2016, 19:17
[...] dei prosseguimento para iniciar o Ubuntu e foi para uma tela preta com linhas e linhas de códigos. Fica algum tempo e mais linhas e linhas de códigos que, a princípio se atualizam mas não mudam.

É necessário ter alguma ideia do que há nessas "linhas e linhas de código", o que é que elas dizem estar acontecendo.

Até deve ter um registro no log, mas como você não tem ambiente gráfico e apenas modo texto, iria dificultar obter esse registro e trazer aqui ao tópico.

Não dá para ao menos "fotografar" essa tela com o que está lá aparecendo?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ints

#8
druidaobelix, segue o link das imagens:

http://imgur.com/a/eMsgQ (atualizado)

druidaobelix

Citartava procurando um jeito de compartilhar as imagens [...]


Ok, foi possível ver as imagens através do seu Drive Google, é um kernel panic.

Quando for necessário (normalmente é melhor postar o texto mesmo) e quiser disponibilizar uma imagem da tela, use um servidor externo de imagens, postando no tópico um link da miniatura da imagem, pois há uma regra de limitação de tamanho de imagens que se pode postar no Fórum, que é de 40Kb.

Para aprender como anexar uma imagem em miniatura ao tópico (porque há limite nas regras do Fórum) através de um servidor de imagens externo, veja esse tópico e nele especialmente o post #2 do colega /Creto/:

Anexar uma imagem ao tópico

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117916.msg649065.html#msg649065

http://imgur.com
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Naquele menu inicial, a tela do grub (Opções avançadas para Ubuntu), verifique se há uma outra versão de kernel disponível e experimente subir o sistema por ela.

Nesse kernel-panic está usando a versão 4.4.0-53-generic #74, verifique na entrada no menu do grub se há uma outra disponível.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

#11
Estive olhando a especificação desse hardware e parece não ter nenhuma placa gráfica (=gpu) dedicada, mas apenas a gpu onboard que é uma Intel HD graphics 520. É isso mesmo?

Se não funcionar com alguma versão anterior de kernel imediatamente disponível, como se trata de um equipamento novo, inclusive com recurso touch, então talvez seja o caso de experimenta um versão mais nova de kernel, instalando a versão 4.8.

Nesse caso, como há acesso ao Recovery Mode (Modo de Recuperação), então é instalar o novo kernel por lá, se for possível ativar a conexão internet que é necessária, caso contrário será necessário baixar os pacotes deb por um outro meio (live-iso ou Windows --> pendrive) e instalar offline, o que exige uma pequena ginástica, mas nada difícil de ser feito.

Editando:

Parece que você deixou o Debian instalado, então se for isso, verifique com qual versão de kernel do Debian está funcionando.

uname -srvm

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Ints

Então druidaobelix, tem sim outras opções (abaixo). Testei todas generic e recovery mode (inclusive 4.4.0-31 generic), mas continua travando, as vezes nas "linhas de código", às vezes na tela que de carregamento com as bolinhas piscando uma atrás da outra.

http://imgur.com/a/Amc8b   (opções)

http://imgur.com/a/wf6HR  (recovery 4.4.0-31)

E valeu pela dica das imagens  ;) !!

druidaobelix

#13
Comece pelo mais fácil que é ver se consegue atingir um prompt tty (somente texto) no modo completo, já carregada a internet. Se for possível, então a partir de lá se força uma atualização do sistema e se ainda não funcionar, então instala o kernel 4.8

Para iniciar apenas no modo texto (já que no modo gráfico não está indo), naquela tela inicial do Grub entre nas opções avançadas, use a tecla "e" (vogal e) para editar a linha, acrescente a expressão "text" (sem as aspas, só text mesmo) e inicie o sistema acionando as teclas Ctrl X (não é o <enter>). Se der certo o sistema irá carregar até o final, porém parando num prompt, a partir do qual se poderá trabalhar.

A linha de carga inicial do sistema é aquela que normalmente possui as expressões quiet splash, então é só acrescentar o text, algo assim:

[...] quiet splash text

Se quiser pode, inclusive, apagar o quiet e o splash e deixar apenas o text

Caso consiga fazer o carregamento, verifique se há conexão internet fazendo:

ping -c 4 8.8.8.8

Se tiver conexão internet, force a atualização conforme os dois comandos mencionados anteriormente no post #5.

sudo apt update&&sudo apt upgrade

reinicie e veja se consegue ir ao ambiente gráfico de forma funcional.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Só como tira-teima, experimente também subir o sistema usando o parâmetro nomodest, vai que dá, simplifica tudo.

É a mesma coisa, edita a linha de boot só que apenas acrescentando a opção nomodeset

[...] quiet splash nomodeset
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.