Memória e Swap como funcionam ?

Iniciado por vpmaciel, 13 de Setembro de 2016, 16:52

tópico anterior - próximo tópico

vpmaciel

Tenho 16 GB de memória RAM.

Porque o meu Ubuntu 16.04.1 utiliza 0,5 % de Swap enquanto apenas 44% da memória RAM está sendo utilizada ?

O certo não seria usar Swap quando 100% da memória RAM esteja sendo utilizada ?

druidaobelix

Um sistema com 16GB RAM simplesmente não precisa de swap, exceto em situações excepcionalíssimas, que dificilmente será o caso.

Desligue a swap no fstab, dentre outras coisas seu sistema irá iniciar mais rápido, pois não terá uma partição swap para montar.

Como o artigo está muito bem escrito e detalhado e que serve ao propósito do que aqui discutido, e para não ter que repetir tudo de novo, então remeto ao próprio:

Memória virtual no HD é coisa do passado

http://www.hardware.com.br/dicas/desativar-memoria-virtual.html

Apenas não precisa ser tão radical, somente comente a linha correspondente no fstab

Manualmente desliga assim:

sudo swappoff -a

Depois altere no fstab fazendo:

cd /etc

sudo cp fstab fstab.bak

sudo gedit /etc/fstab

Comente a linha que corresponde a swap. Comentar é colocar um símlobo # (tralha, jogo da velha) antes da linha, algo como nesse exemplo:

#UUID=2884786d-4740-4e2c-b0e1-96d2d8644001 none            swap    sw              0       0

Salvar e sair

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

zekkerj

Citação de: vpmaciel online 13 de Setembro de 2016, 16:52
Tenho 16 GB de memória RAM.
Parabéns.

CitarPorque o meu Ubuntu 16.04.1 utiliza 0,5 % de Swap enquanto apenas 44% da memória RAM está sendo utilizada ?
Pq alguns processos programam a si mesmos para ocupar o mínimo possível de memória, e despejar o adicional para swap.

CitarO certo não seria usar Swap quando 100% da memória RAM esteja sendo utilizada ?
Há muita controvérsia sobre o uso eficiente da memória principal e do swap. Tanto é que há um parâmetro do kernel que controla a "tendência" de remover páginas para swap (proc.sys.vm.swapiness).

Citação de: druidaobelix online 13 de Setembro de 2016, 18:25
Um sistema com 16GB RAM simplesmente não precisa de swap, exceto em situações excepcionalíssimas, que dificilmente será o caso.
Desligue a swap no fstab, dentre outras coisas seu sistema irá iniciar mais rápido, pois não terá uma partição swap para montar.
Como o artigo está muito bem escrito e detalhado e que serve ao propósito do que aqui discutido, e para não ter que repetir tudo de novo, então remeto ao próprio:
Memória virtual no HD é coisa do passado
http://www.hardware.com.br/dicas/desativar-memoria-virtual.html
Apenas não precisa ser tão radical, somente comente a linha correspondente no fstab
Manualmente desliga assim:
sudo swappoff -a
Depois altere no fstab fazendo:
cd /etc
sudo cp fstab fstab.bak
sudo gedit /etc/fstab
Comente a linha que corresponde a swap. Comentar é colocar um símlobo # (tralha, jogo da velha) antes da linha, algo como nesse exemplo:
#UUID=2884786d-4740-4e2c-b0e1-96d2d8644001 none            swap    sw              0       0
Salvar e sair
Hmmmm. Sem querer criar polêmica, mas eu não acho que seja tão desnecessário assim.
Mas faz de conta que eu não disse nada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D