Placa mãe Intel onboard HD2500
Xubuntu 16.04.03
Kernell atual : 4.10.0-38-generic
Não consegui mudar o kernell , mesmo seguindo o tutorial por completo , incluindo a desabilitação do KMS na tela de boot do Grubs . A instalação dos pacotes Debs aparentemente ocorre normal , mas quando reinicio e digito : uname -ir , o kernell não mudou .
Tentei com outras distros como o xubuntu 17 e o Ubuntu Mate , mas sem sucesso também .
Meu problema está descrito https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122321.0.html , porém até agora não encontrei uma solução para o meu caso .
Se o kernel 4.7.10 foi instalado corretamente, ele pode ser inicializado. Provavelmente, o que está ocorrendo é que o GRUB está, por padrão, automaticamente inicializando (boot) o kernel mais recente disponível, que no seu caso é o kernel versão 4.10.0.
Eu fiz o tutorial deste tópico numa ocasião em que o kernel 4.7.10 era bem mais novo que os kernels que estavam vindo nas distribuições *Ubuntu. Atualmente, porém, as distribuições mais novas estão vindo com kernels das séries 4.9 e 4.10 ou mais recentes (no momento em que estou publicando esta mensagem, a mais recente versão estável do kernel Linux é da série 4.13). Como da instalação de um kernel mais novo na distribuição *Ubuntu resulta o GRUB sendo configurado para, por padrão, executar esse kernel mais novo, se o kernel da sua distribuição for de uma versão anterior à 4.7.10, ao instalar o kernel 4.7.10 o seu sistema passará a executar o kernel 4.7.10. Mas, como você está usando uma distribuição que já está com kernel mais recente que o 4.7.10, o GRUB não está inicializando o kernel 4.7.10, mas sim dando preferência ao kernel mais recente que se encontra instalado.
Há como configurar o GRUB para, por padrão, inicializar outro kernel, como p.ex. o 4.7.10. No entanto, como não sabemos se esse kernel 4.7.10 vai lhe atender, o ideal, num primeiro momento, é apenas inicializar o sistema com o kernel 4.7.10 (sem defini-lo como padrão) e usar o computador com esse kernel em execução, para verificar se de fato o kernel resolve o problema que você está vivenciando.
Para isso, é necessário editar o arquivo de configuração do GRUB. Você tem o
gedit (GNOME Edit) instalado? Caso não tenha, execute este comando no terminal do shell do Linux, para instalar o gedit:
sudo apt-get install gedit -y
Uma vez que o gedit esteja instalado, execute o comando abaixo para fazer o gedit abrir o arquivo de configuração do GRUB para edição:
sudo gedit /etc/default/grub
Modifique o teor do arquivo
grub, de modo que ele tenha/passe a ter as 4 linhas de código abaixo, exatamente como mostradas:
GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
O parâmetro
GRUB_DEFAULT serve para informar ao GRUB qual opção de inicialização deverá ser usada. O argumento (valor) padrão desse parâmetro é
0. Essa opção é modificada para instruir o GRUB a p.ex. inicializar outro kernel, por padrão. Mas no momento nós não vamos mexer nisso.
Os dois parâmetros seguintes precisam ser desabilitados (aquele caractere
# no início de cada linha desabilita as duas linhas e seus parâmetros). Isso evita que o GRUB esconda o menu dele. Consequentemente, quando você reiniciar o computador o menu do GRUB aparecerá, para você poder escolher qual kernel quer inicializar.
O parâmetro
GRUB_TIMEOUT serve para definir por quantos segundos o menu do GRUB deverá ficar visível para você escolher o que deseja inicializar. Se você não selecionar uma das opções disponíveis no menu, após N segundos o GRUB selecionará a opção padrão definida em
GRUB_DEFAULT. Como no código acima o argumento do parâmetro
GRUB_TIMEOUT é
10, o menu aparecerá para você durante 10 segundos: após isso, o GRUB automaticamente inicializará o kernel padrão do seu sistema.
Após efetuar as alterações acima, salve o arquivo e feche o gedit. Agora de volta ao terminal do shell, execute o comando abaixo para que as modificações que você fez sejam aplicadas ao GRUB:
sudo update-grub
Reinicie o computador. Quando o menu do GRUB aparecer, use as teclas direcionais ("seta pra cima" ⬆ e "seta pra baixo" ⬇) para selecionar o kernel 4.7.10 (deverá ser uma opção como p.ex.
Ubuntu, com o Linux 4.7.10-040710-generic) e então pressione a tecla Enter para confirmar. Após isso, o Linux será inicializado com o kernel 4.7.10. Faça os testes que estiver querendo fazer e verifique se deu certo.
Doravante, sempre que você instalar outros kernels e reiniciar o computador, o menu do GRUB aparecerá e lhe dará 10 segundos para que você possa selecionar uma opção de boot / inicialização.
Caso esteja com o sistema em execução e queira saber quais são todas as opções que o menu do GRUB atualmente possui, retorne ao terminal do shell, digite o comando
grub-set-default e então pressione a
tecla TAB três vezes.
No meu computador, por exemplo, as opções que aparecem são estas:
Opções avançadas para Ubuntu
System setup
Ubuntu
Ubuntu, com o Linux 4.7.10-040710-generic
Ubuntu, com o Linux 4.7.1-040701-generic
Ubuntu, com o Linux 4.7.2-040702-generic
Ubuntu, com o Linux 4.7.4-040704-generic
Ubuntu, with Linux 4.7.10-040710-generic (recovery mode)
Ubuntu, with Linux 4.7.10-040710-generic (upstart)
Ubuntu, with Linux 4.7.1-040701-generic (recovery mode)
Ubuntu, with Linux 4.7.1-040701-generic (upstart)
Ubuntu, with Linux 4.7.2-040702-generic (recovery mode)
Ubuntu, with Linux 4.7.2-040702-generic (upstart)
Ubuntu, with Linux 4.7.4-040704-generic (recovery mode)
Ubuntu, with Linux 4.7.4-040704-generic (upstart)
...em que as três primeiras opções, de cima para baixo, são as que aparecem para mim, no menu do GRUB. E, quando eu estou no menu do GRUB e seleciono
Opções avançadas para Ubuntu, surge um submenu que começa com
Ubuntu, com o Linux 4.7.10-040710-generic e termina com
Ubuntu, with Linux 4.7.4-040704-generic (upstart). No caso, o primeiro item desse submenu (intitulado
Ubuntu, com o Linux 4.7.10-040710-generic) é o que possui ID = 0. Portanto, como o GRUB do meu sistema Linux está configurado com
GRUB_DEFAULT=0, toda vez em que eu ligo ou reinicio o computador o GRUB automaticamente seleciona a opção zero (ID = 0) por padrão (default), e, consequentemente, inicializa o kernel 4.7.10-040710-generic em "modo normal", que é o modo multiusuário.

Os outros modos de inicialização de um mesmo kernel são "recovery mode", que serve para fazer o kernel inicializar o Linux em modo de recuperação (que é um modo monousuário: somente a conta
root estará ativa), e o modo "upstart", em que o kernel utiliza o
daemon ("serviço")
upstart no lugar do padrão, que é o
daemon init.