Kernels em conflito?

Iniciado por arthurgerhardt, 02 de Agosto de 2016, 23:26

tópico anterior - próximo tópico

arthurgerhardt

Olá, tudo bem? Eu gostaria de saber se de acordo com a foto, tem algum conflito com os kernels instalados. Eu instalei a versão mais nova do kernel generic e depois a low latency. E quero deixar o sistema redondo, sem formatar. Aguardo resposta!

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/lista_de_kernels-png

Abraços à todos!

druidaobelix

Então parece que você quer saber se há conflito no sistema por ter instalado o kernel generic e também o low latency coexistindo no mesmo sistema, é isso?

Conflito não há, já que apenas um deles será efetivamente carregado a partit de uma específica entrada no menu do grub, que é o menu de carga inicial do sistema quando do boot e enquanto isso acontece o outro é apenas um arquivo como qualquer outro no computador, ou seja, evidentemente o kernel é único quando trabalha.

Da mesma forma e por analogia se pode ter versões anteriores de kernel instalado no mesmo sistema e no momento do boot se escolhe com qual versão carregar o sistema.

O que em tese pode existir são algumas questões de ordem prática quanto a determinadas atualizações de drivers do kernel, o que pode gerar uma situação de atualizar módulos para uma determinada versão do kernel e não para outra.

Só como exemplo, se você instala uma máquina virtual (VM) do tipo VirtualBox ela estará vinculada a um determinado kernel no momento da atualização, entretanto, se depois você manualmente instala um outro kernel, como por exemplo uma versão mais atual, esse novo kernel não terá compilado os drivers daquela VM e, por conseguinte, não conseguira executar, o que o obrigará a refazer manualmente a compilação, mas enfim, são situações esporádicas que se consegue ajustar, embora dê um pouco mais de trabalho, pois sairá do padrão de atualização do sistema.

Quanto a questão do uso propriamente dito do kernel generic ou low latency, suponho que você já tenha pesquisado à respeito quanto as diferenças entre um e outro e em quais situações é mais adequado o uso de cada um deles.

Se o caso, para não ter que repetir, veja nesse tópico o post #1, item 4

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120021.msg659161.html#msg659161

Como parece que li em algum outro tópico que você tem instalado ou está instalando o Ubuntu Studio, até onde lembro ele vem por padrão com o kernel low latency, exatamente porque se supõe que o usuário fará uso intensivo de recursos gráficos tais como renderização.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

arthurgerhardt

Olá, tudo bem?! Eu optei pelo kernel low latency pois o Ardour funciona melhor com este kernel e eu adaptei o Ubuntu 16.04 com os pacotes do Ubuntu Studio e o kernel low latency, mas eu tenho o kernel generic, última versão. O Ardour é meio chato de configurar e quando coloquei o kernel, funcionou não somente ele, mas o VirtualBox que também pedia a atualização do kernel.

No startup do sistema aparece umas mensagens junto com a mensagem da memória swap e tals. E isto só ocorreu quando eu tinha o Ubuntu 16.04 e o Ubuntu Studio em dual boot e agora, na nova formatação, quando eu instalei o kernel low latency.

Eu não sei se é relevante, o sistema parece estável, mas como eu sou meio novato no mundo Linux, eu não sei até onde pode modificar o sistema, sem comprometer a estabilidade dele.

Eu uso mais programas de áudio tanto no Mac e no Ubuntu. Mas  sei que existem editores de vídeo bons no Linux, tão bons quanto o Final Cut Pro do Mac.

Enfim, eu estou descobrindo o Ubuntu e no caso o Linux.

OBS: Eu peço perdão se eu às vezes posto nas sessões erradas, as questões!

druidaobelix

Citação de: arthurgerhardt online 04 de Agosto de 2016, 21:51
No startup do sistema aparece umas mensagens junto com a mensagem da memória swap e tals.

Na nova versão 16.04 há no início do boot uma mensagem de verificação da consistência do filesystem,.

Em todo caso verifique no dmesg que é o log do boot se há concretamente o registro de alguma espécie de erro ou falha.

Nesse caso basta fazer num prompt:

dmesg | less

ou ainda

cat /var/log/dmesg | less

Use a barra de espaço para que a saída vá avançando na tela e a tecla " q " para sair

Ou então se quiser direcionar para um arquivo texto comum onde se possa melhor examinar, é possível fazer:

dmesg > boot_messages

a saída com o nome boot_messages é só um exemplo com o intuito de ilustar, pode dar o nome que quiser à saída resultante

Como se trata de um arquivo longo, também por vezes pode ser útil filtrar por uma particular string:

dmesg | grep -i erro

dmesg | grep -i failed

dmesg | grep -i warning

Se quiser examinar o contexto, isto é, o entorno de eventual mensagem de erro pode acrescentar um C na opção de saída, seguido do número de linhas do entorno, algo como:

dmesg | grep -iC 3 failed
www.arredondar.org.br

arthurgerhardt

Vamos por partes: arthur@arthur-Inspiron-23-Model-5348:~$ dmesg | grep -i erro
[    5.483191] usb 3-10: device descriptor read/64, error -71
[    5.699150] usb 3-10: device descriptor read/64, error -71
[    6.027170] usb 3-10: device descriptor read/64, error -71
[    6.243149] usb 3-10: device descriptor read/64, error -71
[    6.867126] usb 3-10: device not accepting address 10, error -71
[    7.387118] usb 3-10: device not accepting address 11, error -71
[   10.056807] EXT4-fs (sda2): re-mounted. Opts: errors=remount-ro

arthur@arthur-Inspiron-23-Model-5348:~$ dmesg | grep -i failed
[   25.632772] vboxdrv: module verification failed: signature and/or required key missing - tainting kernel

arthur@arthur-Inspiron-23-Model-5348:~$ dmesg | grep -i warning
[   12.820421] usb 3-6: Warning! Unlikely big volume range (=65534), cval->res is probably wrong.

arthur@arthur-Inspiron-23-Model-5348:~$ dmesg | grep -iC 3 failed
[   24.309775] Bluetooth: BNEP (Ethernet Emulation) ver 1.3
[   24.309778] Bluetooth: BNEP filters: protocol multicast
[   24.309781] Bluetooth: BNEP socket layer initialized
[   25.632772] vboxdrv: module verification failed: signature and/or required key missing - tainting kernel
[   25.635350] vboxdrv: Found 4 processor cores
[   25.654813] vboxdrv: TSC mode is Invariant, tentative frequency 2893313842 Hz
[   25.654815] vboxdrv: Successfully loaded version 5.1.2 (interface 0x00260000)

São estes os erros que apareceram nos comandos digitados no Terminal. O que isto quer dizer? Como resolver? Eu não preciso reinstalar o Ubuntu 16.04. né?

Aguardo resposta!

Alguém poderia fazer acesso remoto via TeamViewer? Talvez assim, poderiamos solucionar o problema. Eu não sou expert em Linux, mas estou aprendendo!

PS: Obrigado aos moderadores por me ajudar a organizar os tópicos! Me perdoem, em eu não saber onde postar minhas dúvidas.

druidaobelix

Então, /arthurgerhardt/,

Não há nada de especialmente grave nessas mensagens de carga do kernel que você apurou.

Uma diz respeito a um dispositivo usb, outra não é um problema no sistema operacional e sim no driver do VirtualBox e uma terceira é um falso erro.

Detalhar demandaria mais tempo, não disponível neste momento, então por enquanto limito-me a dizer que não há realmente com o que se preocupar em relação a essas mensagens.
www.arredondar.org.br

arthurgerhardt

Amigo, como vai? Eu reinstalei o Ubuntu com as seguinte configurações:

partição / ext4 o restante do disco.
Partição /Home ext4 120 GB
Partição swap 10 GB

Instalei o sistema normal. Instalei os pacotes referentes ao Ubuntu Studio, incluindo interface gráfica XFCE, que eu não uso. Instalei o kernel Low Latency 4.7 e dependências.

Ainda dá as mensagens no boot. E desta vez o Ardour não funciona no modo Jack. Posso testar na interface XFCE pra ver, mas acredito que não seja isto.

Nota: os erros só apareceram quanto eu atualizei o kernel. Eu acompanhei cada etapa do sistema.

Instalei os demais programas e atualizei tudo.

Eu só não atualizei o Grub antes de reiniciar, posso ver isto.

Alguma sugestão?

Nota 2: o sistema está meio lento, pode ser a máquina, que é um inspiron One, core i5 com 8 GB de memória RAM, 1 também de HD, placa de vídeo Intel HD Graphics, monitor 23", mouse e teclado padrão Dell.

O meu iMac liga mais rápido e na tela de login, carrega o sistema mais rápido. iMac 5k com OS X El Captain 10.11.6

Eu testo muito desempenho deste Dell, mas talvez ele seja fraco mesmo... Por isto subi a memória swap. Me corrige se eu fosse estiver errado.

druidaobelix

Citação de: arthurgerhardt online 10 de Agosto de 2016, 22:33
O meu iMac liga mais rápido e na tela de login, carrega o sistema mais rápido. iMac 5k com OS X El Captain 10.11.6
Eu testo muito desempenho deste Dell, mas talvez ele seja fraco mesmo... Por isto subi a memória swap. Me corrige se eu fosse estiver errado.

Talvez haja um equívoco de conceito, pois kernel low latency não tem como finalidade fazer o sistema subir mais rápido, não é assim que funciona, não é essa a finalidade. A definição conceitual está naquele link que lhe passei antes, interprete o que está lá.

Indo adiante, comparações para serem válidas precisam ser feitas entre coisas razoavelmente semelhantes, o famoso comparar "banana com banana" e "maçã com maçã", pois se for comparar banana com maçã dificilmente chegará em algo razoavelmente válido e útil para alguma finalidade de entendimento da gênese de um sistema.

Quando se fala em cpu i5, sabe-se que essa designação da Intel é uma família de processadores de variados modelos, de primeira à quinta geração e com desempenhos bastante diferentes entre si, mas principalmente com desempenhos muito diferentes em relação às gpu integradas em cada qual.

Não bastasse, caso se vá levar qualquer termo de comparação com um iMac por primeiro é necessário que esse iMac tenha hardware razoavelmente semelhante ao i5 antes mencionadas, sem o que estará comparando coisas díspares, o que não fará sentido.
Apenas pontuando, tenho certeza que se você comparar o seu iMac com um Xeon de 64 cores, este será mais rápido que aquele e isso acontecerá qualquer que seja o sistema operacional instalado, pois será apenas e sobretudo uma questão de hardware.

De toda forma, se sua intenção for "turbinar" sistema, existem bons tópicos aqui no Fórum tratando dessa matéria, procure aqui no Fórum, no mecanismo próprio de Busca, pelo termo "tunando" ou "tunar" que encontrará muito boas referências sobre o que fazer.

O melhor conselho que se pode dar para um sistema ficar realmente rápido para quem gosta ou precisa de fato de desempenho é adquirir um disco SSD, nada se compara a isso, nada realmente chegará perto dessa solução de hardware puro, por razões mais que óbvias que é trocar o acesso mecânico pelo eletrônico.

E finalmente, adicionar mais swap ao sistema não o torna mais rápido, ao contrário, fará com que a carga (=boot) seja mais lento.
Desligue a swap do seu sistema e o boot será mais rápido, mesmo porque tendo 8GB de RAM possivelmente você não precise mesmo de swap, exceto situações muito particulares de uso.
www.arredondar.org.br

arthurgerhardt

Olá, bom dia! Então pq sempre aconselham a criar a swap?

Eu coloco um comparativo, pois sei que o Ubuntu é leve e pode dar boot em segundos, etc.

Me perdoe  a ignorância no mundo Linux, eu ainda estou aprendendo como o sistema funciona. Mas parece que não é fácil.

Se fosse fazer uma nova instalação, já que eu tenho 3 partições é pra alterar a tabela de partições dentro do sistema, bagunça tudo. Como solucionar?

Como ficaria a estrutura do sistema?

Aguardo mais respostas!

druidaobelix

Citação de: arthurgerhardt online 11 de Agosto de 2016, 08:07
Então pq sempre aconselham a criar a swap?

Como o artigo está muito bem escrito e detalhado e que serve ao propósito do que aqui discutido, e para não ter que repetir tudo de novo, então remeto ao próprio:

Memória virtual no HD é coisa do passado

http://www.hardware.com.br/dicas/desativar-memoria-virtual.html

Apenas não precisa ser tão radical, somente comente a linha correspondente no fstab

sudo swappoff -a

cd /etc

sudo cp fstab fstab.bak

sudo gedit /etc/fstab

Comente a linha que corresponde a swap. Comentar é colocar um símlobo # (tralha, jogo da velha) antes da linha, algo como nesse exemplo:

#UUID=2884786d-4740-4e2c-b0e1-96d2d8644001 none            swap    sw              0       0

Salvar e sair
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Eu coloco um comparativo, pois sei que o Ubuntu é leve e pode dar boot em segundos, etc.

Então vamos fazer um comparativo, mas para isso precisamos saber algo mais do seu computador, especialmente qual é de fato o processador, isto é, o modelo específico e ainda qual a gpu associada.

Instale o inxi no seu sistema:

sudo apt install inxi

Agora execute e cole aqui no tópico o resultado para:

inxi -FxZ

Isso nos dará informações sobre o seu sistema em que está o Linux instalado.

Quando ao iMac 5K, se subir o sistema por um live-pendrive, será possível obter do mesmo modo idênticas informações quanto ao hardware dele, especialmente cpu, ram e gpu, então teremos as informações dos dois computadores e poderemos verificar os benchmarks correspondentes e verificar se são de fato passíveis de comparação por terem realmente hardwares semelhantes.

Note que o OS X El Capitan, sistema operacional da Apple no iMac, é um like-Unix, isto é, um derivado do UNIX e, assim, guarda muita semelhança ao Linux, com a vantagem de se tratar de sistema operacional e hardware proprietário, o que em tese permite melhor ajuste, isto é, se produz o software (particularmente o kernel) para aquele específico hardware.

Como já dito antes, também se pode ajustar o desempenho do Linux ao seu específico hardware, "tunando" o sistema operacional e especialmente compilando um kernel sob medida, o que resultará em melhor desempenho.

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Me perdoe  a ignorância no mundo Linux, eu ainda estou aprendendo como o sistema funciona. Mas parece que não é fácil.

O Ubuntu não é particularmente mais difícil que qualquer outro sistema operacional.

Se você ficar no básico do básico, que é o simples uso das funcionalidades comuns do sistema, não há uma diferença substancial entre clicar num ícone do Ubuntu e abrir um editor de texto e fazer a mesma coisa no Windows ou no OSX,

Novamente, claro que se você quiser "tunar" seu sistema, compilar um kernel sob medida e que tais, precisa antes adquirir conhecimento apropriado a isso

Mas no Windows ou no OSX não é a mesma coisa?
Se quiser usar funções "avançadas" não precisa antes conhecer como as coisas funcionam por lá?
www.arredondar.org.br

arthurgerhardt

Eu estou fazendo esta manobra pq eu usava o ProTools e o Encore no Windows e estou vendo os semelhantes no Linux e achei este Ardour que é do Ubuntu Studio.

Eu sei que se usar o Ubuntu ou qualquer sistema nas funções básicas, não há problema. Mas eu no PC edito partitura e faço o arquivo Midi e edito no Mac e tals. Claro que eu jogo no Ubuntu, instalo máquinas virtuais, etc.

Eu quero aprender a configurar o sistema de forma correta!

Eu preciso me aprofundar no conhecimento de Linux.

Aguardo resposta!

arthurgerhardt

Amigo! Eu vi sobre memória virtual. Mas na atual instalação, se eu desativar a swap ou remover e realocar pra /home vai continuar tudo como está ou o sistema pode não funcionar? Recomenda fazer backup antes, né? Não precisa reinstalar todo o sistema pra reparticionar o disco, né?

No instalador, se eu tento prosseguir sem a swap ele da um aviso perguntando se eu realmente quero ficar sem a swap ou cria uma.

druidaobelix

Citação de: arthurgerhardt online 11 de Agosto de 2016, 19:03
Amigo! Eu vi sobre memória virtual. Mas na atual instalação, se eu desativar a swap ou remover e realocar pra /home vai continuar tudo como está ou o sistema pode não funcionar? Recomenda fazer backup antes, né? Não precisa reinstalar todo o sistema pra reparticionar o disco, né?

Deixe tudo como está, não precisa reparticionar nada, é apenas fazer como disse antes no arquivo /etc/fstab

Isso irá permitir você **experimentar** como fica o sistema sem a swap, sem nenhum risco, sem nenhum problema.

Aliás, basta que no terminal você faça:

sudo swapoff -a

que a swap estará provisoriamente desativada.

Experimente aí, é fácil, sem susto, sem traumas.  :)

Se quiser religar é só fazer no terminal:

sudo swapon -a

www.arredondar.org.br