Problema com Lançador e Barra de Menus

Iniciado por JoaoWilliam, 15 de Julho de 2016, 13:56

tópico anterior - próximo tópico

JoaoWilliam

Boa tarde!

Estou tendo problemas com meu Ubuntu, há uns três dias quando fui realizar atualizações no sistema, utilizando os comandos: apt-get update e apt-get upgrade, como de costume, a minha barra de menus e o lançador sumiram. Não instalei nenhum aplicativo novo, nenhum plugin novo, acredito que o motivo do sumiço foram as atualizações que foram instaladas. Já executei os comandos, já citados, novamente, pois pensei que poderia ser algum bug que já foi corrigido, mas ainda continuo sem o lançador e a barra de menus. Quando o sistema inicia as únicas coisas que aparecem são os arquivos que tenho na área de trabalho, as janelas dos aplicativos também estão sem a barra de menus. Utilizo o Ubuntu 14.04 LTS.

Espero que alguém possa me ajudar. Desde já agradeço. Me desculpem caso eu tenha criado o tópico no lugar errado.

obs: Ainda sou novo no Linux.

druidaobelix

Citação de: JoaoWilliam online 15 de Julho de 2016, 13:56
Quando o sistema inicia as únicas coisas que aparecem são os arquivos que tenho na área de trabalho, as janelas dos aplicativos também estão sem a barra de menus. Utilizo o Ubuntu 14.04 LTS.

Então estou entendendo que está conseguindo chegar no desktop, apenas que nele não há acesso à barra de menus e que o mouse esteja funcionando.

Pois bem, uma possibilidade é estando no desktop atuar através de uma janela do terminal, então abra uma utilizando-se do teclado, através das teclas Ctrl Alt T acionadas simultaneamente (já que você não tem outro meio de fazer isso).

Na janela do terminal instale fazendo:

sudo apt install compizconfig-settings-manager

Já instalado, ainda nessa mesma janela de terminal acione o próprio fazendo:

ccsm

Na janela que se abre, na parte inferior, um ícone na cor lilás do Ubuntu, identificado como "Ubuntu Unity Plugin", click nele.

Observe na lateral esquerda se está assinalada a opção:

Use This Plugin

Enable Ubuntu Unity Plugin

Se não estiver assinalada, com o mouse marque a caixa, entretanto, mesmo que esteja assinalada, desmarque e marque novamente a seguir.

Isso deverá forçar o recarregamento da barra do Unity

Note que essa é uma operação delicada e esse plugin é um "matador" de instalação se mal utilizado, tome muito cuidado como que faz nele.

Ao desmarcar se perde o acesso a qualquer coisa no desktop, então, um macete, deixe a janela do terminal de um lado da tela e do outro lado janela do ccsm, ou seja, não as deixe sobrepostas, pois pode dificultar.

Ao tentar remarcar vai aparecer um quadro contendo algo como:

! Some bindings of Plugin Ubuntu Unity Plugin conflict whith others plugins. Do you wuant to resolve these conflicts?

Assinale "Resolve conflicts"

Assinale ainda "Set Show Desktop anyway"

As vezes tem que insistir fazendo mais de uma vez, isto é, clicando mais de uma vez, mas geralmente funciona, experimente aí e veja se volta a barra de ícones.

Se precisar reiniciar o sistema pode usar o terminal que não está sobreposto e fazer:

sudo shutdown -r now

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

JoaoWilliam

Muito obrigado, druidaobelix!!

Acabei de executar os comandos que me passou, deu super certo! Porém na hora que marquei a opção usar este plugin, apareceram outras caixas de diálogos pedindo a ativação de outros plugins, como por exemplo, "expo", "png", não me recordo dos nomes exatos. Mas agora voltou a aparecer a barra de menus e o lançador. Mais uma vez, muito obrigado!