Lentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu

Iniciado por prv2001, 02 de Maio de 2016, 23:41

tópico anterior - próximo tópico

prv2001

Para pessoas que andam notando que a cada versão nova do Ubuntu o sistema tem ficado mais pesado e mais lento  :)

prv2001

Olá amigos do Ubuntu, tenho notado que a cada novo kernel lançado para o Ubuntu o sistema fica muito lento, eu uso o Linux a muito tempo e o que se nota quando o kernel é atualizado o mesmo fica mais pesado requerendo cada vez mais uma máquina mais potente. Não é um problema de distro mais do kernel do Linux, a promessa é que o mesmo está cada vez mais rápido, porém não está.
   Tenho testado em cessantemente porém venho notado que as novas distros estão cada vez mais pesadas e requerendo cada vez mais máquinas potentes, mesmo processadores como i7 já andam sentindo as novas distros, é comum tarefas de renderização de video começarem apresentarem  bugs. É preciso está sempre a fazer correções. Talvez as linhas acressentadas no kernel sejam as culpadas, não se sabe ainda, o firefox também tem contribuído bastante para ajudar a piorar o ubuntu.  Instalei o novo Ubuntu 16.04 no meu PC e acabei voltando para o Ubuntu 15.04 pois este não tem travado. O novo Ubuntu quando você começa instalando os programas na máquina a barra de trabalho começa a se mover lentamente e a piora só aumenta. O firefox por sua vez quando você baixa uma página nas setas do teclado o mesmo dá uma pequena parada coisa que a antiga distro não fazia. Achei que era na minha máquina, então instalei no meu notbook e na máquina de um colega e foi do mesmo jeito. A minha máquina é uma placa Asus off de 16 mb de ram e um processador i7 ultima geração e placa de video 2 giga ATI e ainda sim tem apresentado uma leve lentidão, já meu notbook é um processador i5 de 4 giga de ram e do mesmo jeito apresentou a lentidão, não é uma coisa grave mais ando sentindo a diferença, ando muito preocupado com o futuro do linux, os novos kerneis estão mais lento. Uma coisa que sempre gostei do linux foi a velocidade mais ao o mesmo tempo que instalo as novas versões acabo voltando para as antigas. Não sei o que fazer por isso quero convidar a todos para uma discussão, só assim consigo verificar e tirar dúvidas com os colegas linux. Todos são bem vindos a postar as suas conclusões, quero saber o máximo de opiniões.

jkmsjq

Basta apenas mudar o kernel generic por um personalizado para desempenho.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Tota

CitarNão sei o que fazer por isso quero convidar a todos para uma discussão, só assim consigo verificar e tirar dúvidas com os colegas linux. Todos são bem vindos a postar as suas conclusões, quero saber o máximo de opiniões.

Mudar de kernel é uma solução, compilar o kernel é outra melhor ainda.

Porém a "lentidão"  a que se refere, se deve 5% ao kernel e 95% ao ambiente gráfico.

Para uma experiência mais abrangente do usuário, os ambientes gráficos têm crescido ultimamente, principalmente o Unity e o kde, e aliados a isto os browsers.

Para complicar um pouco, o Unity vem com um indexador que torna o sistema lento no início, até a indexação completa dos arquivos. (de horas a dias dependendo do que tem no sistema de arquivos).

Desabilite o ambiente gráfico e veja por si. Veja em seu dmesg quanto tempo leva o carregamento do sistema sem o unity. (deve girar na casa dos 15 segundos num i7)

Desta maneira, culpar o kernel não é exatamente a melhor abordagem. Tem influência como aborado, mas não é necessariamente o vilão.

Teste também colocar no 15 o kernel do 16 e verá que o dito é uma possibilidade. Ou coloque no 16 o unity do Ubuntu 14. Deve responder às suas dúvidas.

nomade

100% verdade Tota.

Existe uma mudança no sentido de que já não é mais uma prioridade a preocupação, não só no Ubuntu, mas sm outros projetos, de o sistema rodar liso em qualquer liquidificador, ou batedeira de bolo.
Os requerimentos para o Ubuntu com Unity subiram vertiginosamente. É procurar outros ambientes mesmo.
Agora em PCs potentes a lentidão se da por outros motivos, mas não é via de regra.
No meu PC roda liso liso o Unity, o boot é rápido o desempenho grafico e renderização sem bugs. :-)
Ubuntu Studio 22.04 LTS

druidaobelix

CitarLentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu

Essa afirmação não corresponde a minha experiência, é exatamente o oposto, está cada vez mais rápido.

A velocidade de carga e desempenho melhorou drasticamente da versão 14 para a versão 15, agora confirmada na versão 16.
O ganho obtido com o upstart, substituindo o init, foi simplesmente fantástico, adicionando um enorme desempenho ao sistema.

Não constato, em várias instalações, nenhuma dificuldade com o Unity, com muito bom desempenho até mesmo em máquinas razoavelmente antigas (Core2Duo E6750 e Dell E7250). Colocado, então, em máquina moderna, com i7 de geração recente e SSD fica um verdadeiro "avião", ótimo desempenho.

Claro que sistemas atuais de uso intensivo de recursos gráficos pedem placa gráfica boa e funcionando bem.

Talvez (apenas talvez, é só um palpite, só uso NVidia) o seu maior problema aí de desempenho se deva a essa ATI instalada.
Como se sabe, o suporte Linux para ATI anda um desastre só, claro que não por culpa do Linux, mas sim do sofrível fabricante.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

galactus

Citação de: druidaobelix online 03 de Maio de 2016, 10:39
CitarLentidão a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu

Essa afirmação não corresponde a minha experiência, é exatamente o oposto, está cada vez mais rápido.

+1
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

prv2001

Adorei as explanações e algumas das dicas passadas por vocês é o que tenho feito, mais o foco não é usar o ambiente gráfico novo com um kernel antigo mais sim usar o ambiente gráfico novo com o kernel novo, eu não havia testado com a placa de vídeo Nvidia vou testar, pode ser que melhore.

silveiraclaudio

Tenho um notebook dell que veio com o windows e era extramamente lento. instalei o ubuntu e continuou lento, até que o disco rígido deu pau. Instalei um disco SSD e o problema de lentidão desapareceu.

Francis Ricardo

Também acho que o Ubuntu 16.04 ficou mais lento que o 14.04 e 15.10.

Na minha maquina esta demorando muito para carregar o ambiente gráfico.  Coisa que não  era tão grande assim nas versões anteriores.
Seja livre use Linux

DelRod

Concordo plenamente, mais lento e menos funcional.
Vou testar o debian ;)

prv2001

Olha eu testei com a placa Nvidea e foi do mesmo jeito, apresentou um leve lentidão depois que você começa a instalar alguns programas, a barra do Unity começa a se mover mais de vagar, ou seja não é um problema de hardware mais sim de software, pedi um colega meu para usar o PC dele como cobaia criai uma partição e instalei o Ubuntu , assim que você instala o sistema e atualiza o mesmo funciona super perfeito sem problemas, porém quando você começa a instalar programas de edição de video e de edição de áudio o bicho apresenta novamente a mesma lentidão, ou seja não é do hardware e sim do kernel ou parte gráfica um dos dois devem está começando a apresentar erros. O teste que eu faço é muito simples, basta você instalar o Ubuntu em uma partição ext4 e depois atualizar todo o sistema até que não reste mais atualizações e depois instale 5 ou 6 programas e teste se as páginas do firefox e a barra do Unity se movem rápido, podem testar e depois me diga se não é uma verdade. Eu já fiz isso diversas vezes da versão de testes a versão final do Ubuntu 16.04 e o problema continua.

lcom23

No meu caso, o Ubuntu 16.04 está tendo um bom desempenho.
Minha máquina que é um pouco antiga e tem 2 GB  Ram teve uma certa melhora no Boot, ficou ligeiramente mais rápido.
Fiz alguns testes,  usando o Firefox, e outros programas abertos ao mesmo, tempo e não ficou lento.
Eu não instalei muitos programas, só uso o básico mesmo.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

paulobenedito

Olá,

Ainda não notei aqui, algum dos relatos dos companheiros

T+

asghan

Na fase de testes, tenta outra distro para ter mais parâmetros comparativos.
Instalei o Ubuntu no note Dell i5 segunda geração com 4 de ram e o sistema está super rápido, o Dash responde com muito mais fluidez em relação as versões do Ubuntu anteriores e olha que o pc nem tem placa de video dedicada, tem uma placa de vídeo Intel.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits