Suporte ao hardware (tentando entender; Ubuntu vs. OpenELEC)

Iniciado por riotbr, 13 de Março de 2016, 12:23

tópico anterior - próximo tópico

riotbr

Boa tarde, pessoal! Quero ver se vocês podem me ajudar a entender algo. Como não tenho condições de investir em novo hardware, e dada a minha experiência recente, é que estou por aqui.

Tentando montar um htpc em uma máquina que estava parada, procuro utilizar o Ubuntu ou alguma de suas variações. Claro, o que está limitando é o hardware ser meio antigo. Citando brevemente: Pentium IV 2.4 GHz; 2 GB RAM; vídeo Radeon HD 4650 AGP; som SOund Blaster Live! 5.1.

Cada versão do Ubuntu me deu um resultado diferente com relação à placa de som, mas em geral ela funciona bem e com o recurso 5.1.

O problema, claro, está na placa de vídeo. O driver instalado não é suficiente para promover a aceleração gráfica, quanto mais os recursos 3D. Qualquer execução de vídeo é um parto.

Aí vem a experiência que surpreendeu: instalei o OpenELEC. Apesar de saber que sua aplicação é focada no htpc, não deixa de ser uma distro Linux. Impressionou o fato de, sem dor de cabeça alguma, ter dado suporte COMPLETO à placa de vídeo. A execução de vídeos em HD (1920x1080) é fluída e perfeita.

Então aí está o que gostaria de entender... Que solução o OpenELEC utiliza? E o mais importante, como tê-la (a solução) em alguma versão do Ubuntu?

Agradeço desde já a atenção de todos. Um abraço!

PS: em tempo, e obviamente, a placa não consta nos Drivers Adicionais, e a utilização do driver proprietário gerou erro (não carrega a tela de login; abre tela de tty mas fica piscando e é impossível efetuar o login, minha pesquisa base foi https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver e https://help.ubuntu.com/community/BinaryDriverHowto/AMD.

joãobritodesouza

O problema em grande parte é a placa de video da Randeon, outras placas de video não dá problema a não ser esta especifica. Estou com problema semelhante uma maquina semi nova que não funciona direito devido a placa Randeon.