Erro ao tentar instalar o Ubuntu 14.04

Iniciado por Subnux, 06 de Janeiro de 2016, 14:08

tópico anterior - próximo tópico

Subnux

Olá pessoal.

Estou com um problema ao tentar instalar o Ubuntu,  já tentei de várias formas resolver mas sem sucesso.

Primeiramente tentei instalar o Ubuntu 14.04 pelo pendrive em um dos meus HDs, não consegui, depois gravei em um DVD e também não deu certo.
Baixei o Mint e deu o mesmo erro.

Acontece que quando dou boot pelo pendrive ou DVD aparece a janela de opção para testar o Ubuntu ou instalar, independente da escolha ele retorna o erro:

"unable to enumerate usb device"

Então comecei a trocar o pendrive de porta e quando plugo ele na USB 2.0 ele passa do erro e entra no ambiente em modo teste, já dentro do ambiente mando instalar e ele da erro na montagem da partição (em modo automatico) e assim não consigo instalar. Tentei no modo manual mas também não funcionou.

Tenho 14 portas USB e todas estão funcionando normalmente.
Tenho 3 HDs de 500gb cada, formatei um deles e deixei apenas ele ligado na placa mãe.

Alguém poderia dar uma luz?    :-[

Obrigado

galactus

Subnux, qual a sua configuração de hardware completa? 

Tem um Hub usb aí é? 

Este erro reportado é de kernel, pode ser um Bug do kernel ou bug com a BIOS da placa mãe. Achei erros com algumas placas da Gigabyte. É bom dar mais informações sobre o hardware envolvido. 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Subnux

Citação de: galactus online 06 de Janeiro de 2016, 16:18
Subnux, qual a sua configuração de hardware completa? 

Tem um Hub usb aí é? 

Este erro reportado é de kernel, pode ser um Bug do kernel ou bug com a BIOS da placa mãe. Achei erros com algumas placas da Gigabyte. É bom dar mais informações sobre o hardware envolvido.

Obrigado pela resposta rápida galactus!

Minha configuração:

MOBO: Gigabyte GA-970A-D3P AM3+
RAM: 8gb corsair 1600Mghz 2x 4gb
VGA: R9 280x EVGA
Fonte: Seasonic 620w 80plus
HD: 2 samsung 500gb cada e um barracuda de 500gb também.
Processador: Phenon II X4 975BE

Não uso hub, essas 14 entradas USB são da mobo mesmo, são 4 no frontal do gabinete e 10 atrás   ;)

De qualquer maneira o erro também acontece ao dar boot pelo DVD o.O

galactus

BINGO!

Gigabyte na cabeça!

Que sorte amigo! Chipset problemático mesmo com linux. 

Tenta o seguinte, na BIOS a opção IOMMU, verifique se está em "YES" ou "Enable", se não estiver coloque então.

Reinicie o PC e tente com o live-dvd ou Pen Drive novamente.

A má notícia é que essa placa não funcionava direito com kerneis 64bits no linux! 

Dá uma lida neste longo tópico do Fórum Internacional: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-2111223.html

Um monte de usuários reclamando e pau na usb, pau na placa de rede onboard, e etc.....

Já tentou com o 15.04 e o 15.10?

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Subnux

Citação de: galactus online 06 de Janeiro de 2016, 19:36
BINGO!

Gigabyte na cabeça!

Que sorte amigo! Chipset problemático mesmo com linux. 

Tenta o seguinte, na BIOS a opção IOMMU, verifique se está em "YES" ou "Enable", se não estiver coloque então.

Reinicie o PC e tente com o live-dvd ou Pen Drive novamente.

A má notícia é que essa placa não funcionava direito com kerneis 64bits no linux! 

Dá uma lida neste longo tópico do Fórum Internacional: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-2111223.html

Um monte de usuários reclamando e pau na usb, pau na placa de rede onboard, e etc.....

Já tentou com o 15.04 e o 15.10?

Que tristeza!!  :'(

Vou tentar achar esse opção que vc falou!

Ainda não tentei com nenhuma delas, apenas com a LTS mas se não der certo com a opção IOMMU vou baixar a 15.10 e testar e volto aqui pra dizer o resultado.

Mais uma vez obrigado

Edit.

Bom, mudei para enable a opcao IOMMU na BIOS assim como sugeriu e consegui entrar no ambiente de teste, estou escrevendo pelo Ubuntu agora, ainda nao tentei instalar mas acho que agora vai.

So o teclado que esta desconfigurado agora. Engracado que quando subiu o sistema nem o mouse e nem o teclado estavam funcionando, tive que trocar de porta USB algumas vezes para voltar.