Como fixar um comando no boot?

Iniciado por icaro fernandes, 27 de Novembro de 2015, 00:52

tópico anterior - próximo tópico

icaro fernandes

Olá, estou tentando fixar este comando no boot "synclient VertEdgeScroll=1", que é para ativar a zona de rolagem do touchpad, como faço?

----
Editado pela moderação: excesso de formatação. Releia as regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

paulinho1971

Olá,

No KDE em:

~/.config/autostart

Nos ambientes em Gtk, pode ser em:

~/.profile

Deu para enxergar?

T+

icaro fernandes

Fiz o root e rodei o comando, mas apareceu o seguinte "bash: /.config/autostart: Arquivo ou diretório não encontrado".
Ainda sou muito leigo na linguagem dos comandos.

paulinho1971

Vamos lá:

mostre aqui o comando que quer que inicie junto com o sistema e me diga também se usas o Ubuntu, Kubuntu, xubuntu, lubuntu

ou seja tenho que ter o comando aqui ou te dar apenas a vara e te ensinar a pescar, assim:

Se usas o KDE kubuntu abra o terminal e faça assim:
cd ~/.config/autostart <Enter>

Já na pasta "autostart" e também no terminal comande:
kate <nome_do_shell_script

No editor de textos avançados kate, coloque seu comando salve e feche o editor, não o terminal

Dê as permissões necessárias ao shell_script com:
sudo chmod +x <shell_script_que_você_criou>

Se for em ambientes como o Gnome, Unity e etc, abra o terminal e:
gedit ~/.profile

Neste arquivo não mexa em nada, apenas vá até a última linha, dê um enter para deixar uma linha em branco e adicione o seu comando lá

Espero ter sido útil de alguma forma.

T+

icaro fernandes

Então, estou usando o Ubuntu 14.10 e o comando é o seguinte "synclient VertEdgeScroll=1". Com este comando eu consigo ativar a área de rolagem do touchpad do meu notebook, não queria ter que usá-lo todas as vezes que ligasse o pc.

icaro fernandes

Fiz como vc disse, pelo menos acho que fiz, mas não funcionou. Reiniciei o pc e quando voltou estava novamente desativado o espaço de rolagem do touchpad, tive que rodar o comando novamente.

icaro fernandes

# ~/.profile: executed by the command interpreter for login shells.
# This file is not read by bash(1), if ~/.bash_profile or ~/.bash_login
# exists.
# see /usr/share/doc/bash/examples/startup-files for examples.
# the files are located in the bash-doc package.

# the default umask is set in /etc/profile; for setting the umask
# for ssh logins, install and configure the libpam-umask package.
#umask 022

# if running bash
if [ -n "$BASH_VERSION" ]; then
    # include .bashrc if it exists
    if [ -f "$HOME/.bashrc" ]; then
   . "$HOME/.bashrc"
    fi
fi

# set PATH so it includes user's private bin if it exists
if [ -d "$HOME/bin" ] ; then
    PATH="$HOME/bin:$PATH"
fi

synclient VertEdgeScroll=1

paulinho1971

Então, eu não tenho o Ubuntu, uso o kubuntu 14.04, mas antes desfaça e retire o comando de lá, agora vou te dizer uma coisa que vai parecer estranho, tenho quase certeza de que não precisa de nada disso, heheheh te meteram medo a toa, o linux na verdade é usado sem você ter que digitar nada em terminal.

Como não tenho o ubuntu, mas sei que se você pesquisar na própria pesquisa do Unity por "touchpad" ele lhe mostrará o caminho para as configurações de touchpad.

Estou em um portátil aqui e não tive que mexer em nada já reconheceu tudo de pronta entrega ;)

Qualquer duvida volte a postar.

T+

icaro fernandes

Realmente, encontrei a solução em apenas um click.    :-\ :P kkkkkkk...

Em breve estarei por aqui novamente.
Valeu, muito obrigado!!

paulinho1971

Como te meteram medo eu vou te indicar um excelente manual, baixe uma cópia, que lendo ele vai demorar mais um pouquinho a ter problemas:

Manual de sobrevivência - Dicas e comandos do mundo Linux

T+