[RESOLVIDO] Limpeza no Ubuntu - Versão para agradar

Iniciado por Renan Rischiotto, 15 de Novembro de 2015, 21:46

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Olá pessoalzinho lindo;

Bom, uma vez eu acho que perguntei algo parecido mas ainda fiquei na dúvida. Em todos S.O é necessário realizar limpezas periódicas.
No Linux, especificamente no Ubuntu, os comandos sudo apt-get autoremove, sudo apt-get clean e sudo apt-get autoclean já são conhecidos.
Mas eu tenho quase certeza que isso não é o suficiente, tanto que existe programa para se fazer limpeza no Linux. O que eles fazem?
Uma vez também eu encontrei um artigo de um blog onde o cara ensinava a fazer uma limpeza "profunda no Ubuntu", mechendo em umas coisas lá que não são conhecidas, tanto que eu não lembro.

Então eu fico pensando que há mais o que fazer para se fazer a limpeza no sistema. Então, quais são os comandos/procedimentos para realizar a limpeza?

Beijinhos e desculpe qualquer coisa.

:-* :-* :-* :-*

Tota

Pergunto: para quê?

Se der um fundamento consistente para isto, já que não é necessário nada mais do que já citou.

Se quer ser paranóico (não você, genérico) pode apagar o conteúdo da pasta log, da pasta tmp, remover kernels antigos antes do sistema julgar necessário e usar um escovador de bits como o pacote deborphan (este se usado sem conhecimento vai limpar tanto que quebra seu sistema)

Mas vamos lá,  usando o modo paranóico, pode-se limpar uns 300 megas na operação. Ou seja, menos do que aquela pasta de música que não é ouvida a mais de dois anos e que a pessoa não apaga porque "um dia ainda vai precisar dela"

A melhor limpeza que se faz, não é no sistema, mas nós nossos próprios arquivos.

Outra:

Até o Win XP, limpar o sistema o tornava mais rápido. Hoje em dia, ssd e mais memória fazem isto.

Renan Rischiotto

Renan Rischiotto

CitarAté o Win XP, limpar o sistema o tornava mais rápido. Hoje em dia, ssd e mais memória fazem isto.

Mas o Windows ainda precisa de manutenção não?

Tota

Muito menos do que já precisou.

O novo ntfs presente nos Win 7, 8 e 10, faz journaling eficiente, sofre  muito menos fragmentação.

Os aplicativos estão muito mais "comportados"  devido a imposições da Microsoft,  eles quase não deixam rastros ao serem removidos.

O que ainda é ruim ali são: diretório temp com muito lixo e pastas de cache do iexplorer. (acho que o novo do win10 corrige isto também).

Sobram, de novo a parte do usuário: visitar sites suspeitos, não atualizar antivírus, clicar em qualquer caixa de diálogos que aparece, não ter back up, etc, etc, etc.

jkmsjq

Aqui no meu Ubuntu, quando quero fazer uma limpeza mais detalhada, uso os seguintes comandos:

sudo dpkg --purge $(COLUMNS=200 dpkg -l | grep "^rc" | tr -s ' ' | cut -d ' ' -f 2)

Faz uma limpeza mais detalhada de arquivos inúteis no sistema.

rm -r -f ~/.local/share/Trash/files/*

Limpa arquivos presentes na lixeira do Ubuntu.

find ~/.thumbnails -type f -atime +7 -exec rm {} \;

Limpa arquivos thumbnails de imagens na pasta do usuário.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz