Ícone de idioma no ambiente XFCE

Iniciado por Ismael Sitko, 03 de Novembro de 2015, 00:16

tópico anterior - próximo tópico

Ismael Sitko

Instalei Ubuntu Studio 14 com ambiente XFCE e não consigo localizar o ícone que informa o idioma presente na máquina. Geralmente no caso português é aquele PT que fica na barra superior ao lado dos ícones de wireless, hora, som, bateria.
   Preciso deste ícone para alternar entre os diversos idiomas que tenho adicionados ao sistema e já tentei encontrá-lo para adicionar no painel de configurações mas sem sucesso. Demais ícones na barra superior estão funcionando perfeitamente, falta apenas este!

paulinho1971

No xubuntu ou Xfce você pode adicionar isso em configurações do painel, que na verdade o ícone informa o idioma do seu teclado e não o do sistema.

T+

Ismael Sitko

Obrigado Paulo....pelo que entendi se eu quiser alterar o idioma terei de fazê-lo pelas configurações do sistema.
    Isso não é nada otimizado para mim porque preciso fazer isso muitas vezes e muito rápido. Mas não vou reclamar, o Ubuntu Studio claramente se apresenta como distro voltada ao audiovisual e não à produção de textos. Instalei ele porque no Ubuntu comum faltam muitos programas e tenho dificuldades com as linhas de comando para adicionar novos. Tentei instalar Debian mas não reconheceu wireless e não consegui fazê-lo funcionar  adicionando manualmente o firmware.
    Como alguns ícones no canto superior direito são gerenciados pelo sistema como bateria, usuário, hora...então daí concluí que o idioma também fosse pelo sistema....desculpem me pela falha, acabei postando a dúvida em tópico errado.
    Acho que uma solução será reinstalar o Ubuntu comum ao lado do Studio...assim quando precisar fazer traduções utilizo-o sem alterações, já que lá está o ícone pra mudar idioma.
    Caso alguem tenha alguma outra sugestão....será bem vinda a um iniciante em Linux!

paulinho1971

Olá Ismael,

Citação de: Ismael Sitko online 04 de Novembro de 2015, 15:25
   Obrigado Paulo....pelo que entendi se eu quiser alterar o idioma terei de fazê-lo pelas configurações do sistema.
(...)

Eu não disse isso, mas sim, que você pode criar essa entrada no "dash" (área de notificação) no Xfce para assim, você otimizar a sua tarefa.

Olha o meu ai no LXDE Lubuntu eu coloquei agorinha mesmo:

Viu a bandeirinha do Teclado BR?

T+

Ismael Sitko

Ufa que alívio.....funziona então?
E desculpas por tê-lo interpretado erroneamente...é que fiquei tão indignado por não encontrar tal ícone na área de trabalho e até tentei adicioná-lo através das configurações...pois há no menu PAINEL » ITENS e clicando no botão +, abre uma janela para adicionar mais ícones, no entanto o de idioma não está lá.
   E agora como fazemos para criar esta maravilha tal como você adicionou ?

paulinho1971

Boa pergunta..., até umas duas semanas atrás eu ainda estava com o xubuntu instalado aqui e sem ele fica dificil te dizer amigo, mas, vamos tentar por outro lado certo?

Os dois trabalhando juntos, então abra isso:
CitarPAINEL » ITENS e clicando no botão +, abre uma janela para adicionar mais ícones

Com ele aberto tire um screenshot (captura de tela) e poste aqui para eu ver é que sou esquecido, sabe como é pelo tempo de uso faço as coisas quase que no automático e não lembro bem o que contém lá.

Faça isso que tentarei auxiliar, ou então quem sabe algum outro companheiro de forum que use o xubuntu venha aqui e também possa entrar na tarefa.

[]'s
paulinho1971

T+

Ismael Sitko

Sinto colega....capturei o screenshot mas não sei como enviar aqui no fórum, até tentei, procurei várias opções, nem sequer a AJUDA me ajudou em nada....enfim não consegui!
Dentro das opções de itens que podem ser adicionados no painel via configurações estão - alternador de espaço, atualização meteorológica, botões de ação, botões de janela, captura de tela, dicionário, gestor som, gráfico cpu, comando verve, locais, marcador inteligente, menu aplicativos, diretórios, janelas, lixeira, rede, carga do sistema, mensagens, dispositivos, área de trabalho, notas, indicador, quicklauncher, relógio, separador e verificador de espaço livre.

paulinho1971

Sem problema olha ai:

Viu? Eu voltei ao Xubuntu, apesar da leveza do Lubuntu me meti a querer ser beta tester da Canonical e não deu muito certo com o Lubuntu 15.10, não que eu só apanhasse dele, é que não tenho mais tempo para isso heheheh :) ;)

Porém, peço que tenha mais um pouco de paciência, pois se formos apenas nós dois a descobrir o tal "Caminho das pedras" ainda não consegui descobrir como fazer também no Xubuntu, mas vamos achar sim...

===== Editado =======

Viu só, achei, achei, mas...., é sempre tem um mas, que não vai ficar como ficou lá no Lubuntu mas logo mostro que a coisa vai:

Observe no canto inferior diretio que há lá o tal configurador porém é o mesmo que tem lá em Configurações > Teclado, mas ainda assim já facilita um pouco, não?

Os passos para se obter o tal ícone no painel:

Todas as configurações > Painel > Itens > Adicionar novo item > Lançador

No "ícone" lá embaixo no painel clique com o direito do mouse e nessa janela em branco:

Abaixo do sinal "+"
Adiconar um novo item vazio > Nome digite Teclado e aparecerá uma lista onde escolherá "Criar lançador Teclado" o resto ele preencherá sozinho, como abaixo

Ai você vai clicar nele e na aba "Disposição, vai desmacar "Usar padrão do sistema" e clicar em Adicionar os teclados en_US, etc que você precisar:

Espero que desta vez eu tenha sido realmente útil a sua duvida, sei que não é como nos Mate, Gnome, KDE, mas já melhora uns 30%, não?

T+

Ismael Sitko

Rapaz...sucesso total....seu tutorial foi 100%....olha aí como se escreve obrigado em ucraniano...Дякую!
    E ficamos por aqui então...parabéns ao seu empenho porque solucionei aqui em poucos passos assim como orientou! Sigamos em frente e Viva a plataforma aberta!

paulinho1971

Pode fazer um grande favor a mim, que é agradecer ao fórum editando a primeira mensagem desse seu tópico e marcando com um V verde de solucionado? Quando clicar em Editar (modificar) procure por "Ícone da mesagem".

Os méritos são do fórum e não meus amigo ;)

T+