Mensagem no boot: A unidade UUID... não está pronta ou presente. Como desativar?

Iniciado por ebrazjr, 01 de Novembro de 2015, 03:56

tópico anterior - próximo tópico

ebrazjr

Meu notebook é um ASUS core i5 8Gb RAM, 750 GB HD e utilizo o ubuntu 14.04 kernel 4.2 como único sistema. De alguns dias  tenho observado a seguinte mensagem no boot (A unidade de disco para UUID=....  ainda não está pronta ou não está presente... Continue aguardando ou pressione S para pular a montagem ou M para recuperação manual), embora a mesma não me impeça de utilizar o sistema normalmente.

Há como desativar essa mensagem? Peço ajuda!

Abrindo o fstab encontro:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=e19b82a2-1df1-4395-8f3d-f11edb4916bd /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sda3 during installation
UUID=2b4508ce-44d3-4de0-87e2-9fe03116844d /home           ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=f3698b18-c03f-4e15-b58b-5c039c4ae97c none            swap    sw              0       0

Tota

Sua sda2 ou seja, /home está marcada com índice 2 segundo seu fstab.

Logo, o sistema deu a ela o status de "suja".

Faça uma verificação de seus discos (devem estar desmontados)

Depois disto, seu sistema irá marcas as unidades como 0  0

Anderson_Coelho

Poste a saída do comando aqui:

sudo blkid

Isso deve ser uma UUID errada. Aí é só editar o fstab com o valor correto.

ebrazjr

sda2 de fato não existe no hd
acredito que:
apenas sda1 e sda3 / e /home
a sda2 era swap, que por alguma razão deixou de existir

sudo blkid
/dev/sda1: UUID="e19b82a2-1df1-4395-8f3d-f11edb4916bd" TYPE="ext4"
/dev/sda3: UUID="2b4508ce-44d3-4de0-87e2-9fe03116844d" TYPE="ext4"

Agradeço pela ajuda!

Anderson_Coelho

Não existe partição swap no seu sistema. Para confirmar, poste mais uma saída aqui:

sudo parted -l

A forma mais direta de resolver isso é editar o fstab colocando um # no começo da última linha (ou apagar esse linha também resolve). Agora, se você precisar de swap, ou cria um arquivo de paginação para essa função ou uma nova partição, e depois vai ter que editar o fstab também.

ebrazjr

sudo parted -l

Modelo: ATA WDC WD7500BPVT-8 (scsi)
Disco /dev/sda: 750GB
Tamanho de setor (lógico / Físico): 512B/4096B
Tabela de Partição: msdos

Número  Início  Fim    Tamanho  Tipo     Sistema de arquivos  Sinalizador
1      1049kB  110GB  110GB    primary  ext4                 boot
3      110GB   750GB  640GB    primary  ext4

Anderson_Coelho

Como tem 8GB de RAM, swap vai ser necessário apenas para se você usar hibernação. Se não fizer falta, faça isso no seu fstab:

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=e19b82a2-1df1-4395-8f3d-f11edb4916bd /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sda3 during installation
UUID=2b4508ce-44d3-4de0-87e2-9fe03116844d /home           ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/sda5 during installation
# UUID=f3698b18-c03f-4e15-b58b-5c039c4ae97c none            swap    sw              0       0

Ou seja, como tinha dito antes, apenas coloque um # na última linha.

E uma dica: usando /home separada, deixar 110GB para a / é desperdício na maioria dos casos. Para você ter uma ideia, a minha / tem 40GB e já é muito, pois apenas 15GB está sendo usado agora. E olha que tenho bastante coisa instalada aqui. Normalmente uns 30GB está de bom tamanho. Dê uma olhada no espaço livre da sua partição aí para ver.

ebrazjr

Ok! Então na tua experiência o que você sugere (de particionamento) num HD de 750GB em 8GB de RAM com o Ubuntu 14.04.3?

/            :

swap   :

/home :

Anderson_Coelho

Apesar de achar muito, eu manteria a / com 40GB, swap de 8GB mas necessária apenas se usar hibernação e o restante com a /home. Veja quanto da sua / está em uso para ter uma ideia, mas acho que só instalando muitos jogos na / que vai precisar de mais espaço (lembrando que a Steam usa a /home por padrão para salvar os jogos)

ebrazjr

Ok!  Todas as partições primárias e na ordem / , swap, /home ? Muito obrigado a todos que direta ou indiretamente me ajudaram a solucionar o problema e informo que irei seguir suas recomendações.

Anderson_Coelho

Não sei explicar, mas me parece que tem uma vantagem em usar partições primárias. Quanto à ordem das partições também pode fazer diferença, pois a velocidades de escrita e leitura variam de acordo com o setor do disco. Nunca me atentei muito para essas coisas, mas há algumas discussões sobre isso aqui no fórum:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,104669.msg577182.html#msg577182