Drive CD/DVD - HL-DT-STDVD-RAM GH22NP20 (1.00) não lê e nem grava.

Iniciado por Luvitoro, 31 de Outubro de 2015, 16:37

tópico anterior - próximo tópico

Luvitoro

Amigos, boa tarde !

Sou Usuário Lubuntu 14.04

Meu Drive cd/DVD consta como instalado mas não  ê ou grava.  Como saber o que de fato está ocorrendo ?
Tem como via terminal solucionar problema ?

Felix

Seu drive foi detectado pelo Lubuntu?

Para testar isso, dê um: "cat /proc/sys/dev/cdrom/info" (sem as aspas) no terminal para verificar isso.

Luvitoro

Citação de: Luvitoro online 31 de Outubro de 2015, 16:37
Amigos, boa tarde !

Sou Usuário Lubuntu 14.04

Meu Drive cd/DVD consta como instalado mas não  ê ou grava.  Como saber o que de fato está ocorrendo ?
Tem como via terminal solucionar problema ?

Boa tarde Felix !!
Sim, o Lubuntu acusa DVD instalado.  Dei o comando recomendado.
Resposta :
CD-ROM information, Id: cdrom.c 3.20 2003/12/17

drive name:      sr0
drive speed:      48
drive # of slots:   1
Can close tray:      1
Can open tray:      1
Can lock tray:      1
Can change speed:   1
Can select disk:   0
Can read multisession:   1
Can read MCN:      1
Reports media changed:   1
Can play audio:      1
Can write CD-R:      1
Can write CD-RW:   1
Can read DVD:      1
Can write DVD-R:   1
Can write DVD-RAM:   1
Can read MRW:      1
Can write MRW:      1
Can write RAM:      1

mnwstl

Também estou com problemas no leitor de CD/DVD. Com o Debian funciona tudo normal.

galactus

Essa leitora/gravadora é da LG?

Do que consegui pesquisar com essa referência  GH22NP20, é o tipo de caso aonde acertaram uma produto problemático no linux e agora no windows.

Não conseguiram correção no Ubuntu para esse produto.  :'(

mnwstl, fora o Debian, tentou outra distro?  O Mint funciona com essa gravadora?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

paulinho1971

Já tentou um outro aplicativo, ou seja remover o que vem por padrão no Lubuntu e instalar por exemplo o "Brasero"?

T+

mnwstl

Olá galactus,

Tive o Fedora 23 instalado e não observei problemas. Fiz uma instalação nova do Ubuntu 14.04 em outro HD e estou fazendo alguns testes comparativos para ver se chego a alguma conclusão.

Quanto a esse dispositivo (GH22NP20) , existe uma atualização do firmware no site da LG:

http://www.lge.com/br/suporte-produto/lg-GH22NP20

Eu não sei se resolve, mas é sempre bom ter o dispositivo atualizado.

platao

vendor: TSSTcorp (Samsung)
Ja tive um problema com uma gravadora da Sansung, ela funcionava durante algumas horas depois simplesmente parava, nao ejetava e nao lia nada mas no Debian funcionava normal a todo momento, ja li varios relatos desse tipo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

mnwstl

Olá!

Minha versão era a Ubuntu 15.10 e observei que alguns CDs/DVDs eram reconhecidos e outros não. Tenho no mesmo PC o Win7 e o Debian 8.2 e todos os CDs/DVDs são lidos sem problemas. Resolvi instalar em outro HD o Ubuntu 14.04 e tão logo termnou a instalação, testei todos os CDs/DVDs e qual não foi minha surpresa, pois todos foram reconhecidos. Então iniciei o PC com o CD-Live da versão 15.10, testei os  CDs/DVDs e novamente o problema se repetiu. Conclui que o problema é a versão 15.10 do Ubuntu. Resolvi detonar esta e pasar a usar a versão 14.04. Terei de gastar mais algumas horas para reinstalar os programas.

Vamos ver o que nos reserva o Ubuntu 16.04!

Obs.: Embora algumas pessoas digam que não é necessário eu, que tenho apenas alguns mêses no Linux e tenho um conhecimento apenas inicial, procuro sempre ejetar via software. Botão direito no dispositivo, click em ejetar.

paulinho1971

Pois é, eu me segurei para recomendar isso e não fiz, pois sei da certa reserva que usuários tem de usar aplicativos que não estejam em sua última versão (de testes) usar apenas as LTS, as outras para mim são para quem quer, pode e sabe testar e reportar BUGs.
Que bom que conseguiu!
;)

T+