Linux e Windows comunicação de novo ;-)

Iniciado por harryabreu, 17 de Outubro de 2006, 14:54

tópico anterior - próximo tópico

harryabreu

Ok vcs um dia passaram (ou alguém) ou sofreram coisa parecida.
Comecei com linux a poucas semanas e sou totalmente novato tenho dois hds o primário com Ubuntu (última versão) e outro com windows em fat32, gostária de pegar os arquivos do windows e colocalos no Ubuntu, mas não sei qual comando usar...
vi algo como

# cd /mnt
# mkdir windows
# mount /dev/hda1 /mnt/windows -t vfat
depois eu li que para achar não sei bem o que... devia dar esse comando
# cfdisk
bom como sou iniciante lá vai esse jogo da velha significa que eu dei um comando anterior para virar root?
bom mas acho que esse tuto só vale para quem tem o windows e o linux no mesmo hd no meu caso é diferente e meu hd windows tem duas partições uma ntfs e outra com fat32 que acredeito eu tem esse nome hdb5
Bom se alguém puder ajudar eu agradeço...ah e para terminar eu to acabando de ler o guia oficial do ubuntu o que vcs sugerem para complementar minha leitura tanto no ubuntu quanto no linux para continuar aprendendo.
Obrigado desde já!  ;-)

Locomotion

É, esse # quer dizer que você tem que executar como os poderes de super-administrador.
Ou estando logado como ele, ou usando o "sudo" antes do comando, e digitando a senha.

E sobre as partições, da uma olhadinha nesse link:
http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper#head-46c4f67be9265083a1ade97435fec898d2bd4f32

Esse link é do guia NÃO oficial...
Recomendo a leitura :D
Tem ensinando a instalar codecs pra multimidia, plugin do flash, etc

Tipo, espera carregar que ele vai "mover" a página pra parte falando sobre partições.

edulimaabreu

oi   :)
pelo q eu entendi o windows está no HD 2. e o ubuntu no HD 1

Citarmount /dev/hda1 /mnt/windows -t vfat
com esse comando vc está tentando montar a primeira partição do HD 1 (/dev/hda1) na pasta /mnt/windows.
Mas como o seu Windows está no HD 2 (e pelo q vc disse, na partição 5) o comando certo é:
mount /dev/hdb5 /mnt/windows -t vfat
isso faz com q vc monte a particao q vc quer (hdb5)

harryabreu

Muito obrigado pela ajuda eu tentei...mas não deu ainda...de qualquer forma estou me apaixonando pelo Ubuntu...menos quando da pau rs, agora vou começar a estudar o Linux e o Ubuntu e assim espero resolver esses probleminhas... e no futuro também auxiliar os amigos da comunidade.
Valeu pelas dicas  :D

arlei

harryabreu,

posta aqui a saída do comando fdisk -l, que ira listar as tabelas de partições de todos seus dispositivos.

sudo fdisk -l

Nota: Como parece que vc loga como root, então não precisa o sudo na frente do comando.

T+
Arlei