Como iniciar facilmente um pacote tar.xz já instalado/ Como acessar pasta root ?

Iniciado por daccostt, 26 de Setembro de 2015, 12:07

tópico anterior - próximo tópico

daccostt

Comecei a usar Ubuntu a pouco tempo, estou com o 14.10. Já sei algumas coisas, mas ainda tenho muitas dúvidas.
Hoje eu instalei o Popcorn Time. Quando estava dentro da pasta dele pelo terminal, consegui abri-lo, mas como faço para achá-lo pela barra de pesquisa, por exemplo ? Como faço pra ele ficar entre os outros programas instalados ?
Outra dúvida é que eu queria saber como faço pra ter acesso à pasta root, pois quando tento ver o que tem nela ( queria achar a pasta do Popcorn ), não aparece nada, e às vezes diz que não tenho permissão para acessá-la.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

niquelnausea

se prefere instalar usando o pacote genérico (.tar.gz ou .tar.xz) devera criar você mesmo o menu, porem esse não é o melhor método para instalar o pipoca. use o ppa, de uma olhada nesse passo a passo.

sobre a pasta root, não se usa ela (a menos que seja realmente necessário), é preciso ter uma conta de administrador e usar a senha (a mesma usada para logar no seu usuário, aquele que você criou no momento da instalação), através dos comandos
ls /root
ou
sudo nautilus

daccostt

Citarse prefere instalar usando o pacote genérico (.tar.gz ou .tar.xz) devera criar você mesmo o menu, porem esse não é o melhor método para instalar o pipoca. use o ppa, de uma olhada nesse passo a passo.

sobre a pasta root, não se usa ela (a menos que seja realmente necessário), é preciso ter uma conta de administrador e usar a senha (a mesma usada para logar no seu usuário, aquele que você criou no momento da instalação), através dos comandos

ls /root

ou

sudo nautilus

Nossa, valeu cara! Estou começando a entender como funciona essa parada de repositório. É possivel instalar qualquer coisa via PPA ? Como desinstalo o Popcorn que instalei pelo terminal para instalar esse via PPA ?

*Edit: Acabei de perceber que o Popcorn que instalei pelo pacote agora está aparecendo na pesquisa, então nem vou desinstalá-lo. Mas mesmo assim, como seria para eu desinstalar ele ?

niquelnausea

- para instalar algo via ppa é necessário que alguém disponibilize e mantenha este repositório (algo bem parecido com o google play e apple store, porém mantido por usuários), ou seja, não é oficialmente suportado pela canonical. use com cuidado!!

- se usou um pacote deb, basta usar o apt. se instalou através do pacote .tar.gz, tera de remover os diretórios e links manualmente. usarei como exemplo o firefox: se instalar o pacote disponibilizado pela mozilla, tera de remover tudo manualmente, se usar o apt, o mesmo se encarrega de instalar/desinstalar arquivos e dependências.

o apt usa sempre usa ou atualiza os aplicativos mais atuais dos repositórios, seja os oficiais ou ppas.

Mario Limão

"use o ppa, de uma olhada nesse passo a passo"
Amigo niquelnausea, obrigado pela dica ao daccostt, que também aproveitei, visitando o site genial do Diolinux.
Forte abraço!
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.