atualizador de programas vs apt-get install

Iniciado por diegonarducci88, 12 de Setembro de 2015, 22:18

tópico anterior - próximo tópico

diegonarducci88

hj eu reinstalei o ubuntu pq fiz algumas modificacoes e deu ruim,  acabei de instalar, fui dei um apt-get update  e install nao instalou nada de novo, na msm hora aparecei a janela do atualizador de programas dizendo que tinha um zilhao de coisa pra atualizar e instalar, o ubuntu n chega os updates somente pelos arquivos que contem os repositorios do apt ?, gostaria de entender, pq pensava que o apt ja checava todo repositorios do ubuntu e os ppa

galactus

Bom, se o quê você reportou aqui foi extamente o que você fez, o apt-get só fez o que você mandou mesmo!

apt-get update - vai atualizar a lista dos repositórios ativos.

apt-get upgrade - esse vai realizar uma atualização do sistema mas não remove outros pacotes para que um novo possa ser instalado. Além disso geralmente não atualiza kernel.

apt-get dist-upgrade  -  esse faz uma atualização completa dos sistema incluindo a remoção de pacotes para que algum mais novo possa ser instalado. Esse atualiza inclusive o kernel.

apt-get install  - esse só instala um determinado pacote que você ordenou com suas respectivas dependências quando possível, não atualiza nada!

Portanto fazer um apt-get update seguido de um apt-get install não vai atualizar nada mesmo!

O atualizador de programas nada mais é do que uma interface gráfica do apt-get!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

lcom23

Galactus,
Aproveitando. Gostaria de saber qual a melhor combinação de comandos para deixar o sistema atualizado.

apt-get update
apt-get upgrade

Ou

apt-get update
apt-get dist-upgrade 

>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

garfo

Prefiro sempre usar o atualizador de programas. Pelo menos dá pra saber o que está sendo atualizado de forma simples e fácil de entender.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

galactus

Citação de: lcom23 online 13 de Setembro de 2015, 18:26

apt-get update
apt-get dist-upgrade

Esta aí de cima!

Eu também instalo o deborphan. Daí ele vai te avisar quando tem pacote que não são mais necessários, daí você usa um apt-get autoremove e o apt removerá pacotes desnecessários do sistema te recuperando mais algum espaço.

galactus

Citação de: garfo online 13 de Setembro de 2015, 21:08
Prefiro sempre usar o atualizador de programas. Pelo menos dá pra saber o que está sendo atualizado de forma simples e fácil de entender.

Então, qual a complexidade disto?

root@galactus-Kubuntu:/home/galactus# apt-get dist-upgrade
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Calculando atualização... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  linux-headers-4.1-7.dmz.1-liquorix-amd64 linux-image-4.1-7.dmz.1-liquorix-amd64
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  linux-headers-liquorix-amd64 linux-image-liquorix-amd64
2 pacotes atualizados, 2 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 43,9 MB de arquivos.
Depois desta operação, 218 MB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar? [S/n]

Ou disto aqui?

root@Inspiron:/home/galactus# apt-get dist-upgrade
Calculando atualização... Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  linux-headers-3.19.0-28 linux-headers-3.19.0-28-generic linux-headers-3.19.0-28-lowlatency linux-image-3.19.0-28-generic
  linux-image-3.19.0-28-lowlatency linux-image-extra-3.19.0-28-generic
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  linux-headers-3.19.0-29 linux-headers-3.19.0-29-generic linux-headers-3.19.0-29-lowlatency
  linux-headers-4.1-7.dmz.1-liquorix-amd64 linux-image-3.19.0-29-generic linux-image-3.19.0-29-lowlatency
  linux-image-4.1-7.dmz.1-liquorix-amd64 linux-image-extra-3.19.0-29-generic
Os pacotes a seguir serão atualizados:
  irqbalance libfreetype6 linux-generic linux-headers-generic linux-headers-liquorix-amd64 linux-headers-lowlatency
  linux-image-generic linux-image-liquorix-amd64 linux-image-lowlatency linux-libc-dev linux-lowlatency thermald
  xserver-common xserver-xorg-core
14 pacotes atualizados, 8 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso baixar 168 MB de arquivos.
Depois desta operação, 730 MB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar? [S/n] s

Liberando mais espaço depois do complicado aviso acima!

root@Inspiron:/home/galactus# apt-get autoremove
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  linux-headers-3.19.0-28 linux-headers-3.19.0-28-generic linux-headers-3.19.0-28-lowlatency linux-image-3.19.0-28-generic
  linux-image-3.19.0-28-lowlatency linux-image-extra-3.19.0-28-generic
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 6 a serem removidos e 0 não atualizados.
Depois desta operação, 512 MB de espaço em disco serão liberados.
Você quer continuar? [S/n] s

Pra mim é mais fácil e mais rápido usar o terminal. Talvez por ser Dino. Cresci usando terminal.  Não tinha nada de modo gráfico quando comecei. Só monitor de fósforo verde com um traço piscante! 

diegonarducci88

eu quero aprender a atualizar por comandos, por exemplo... quero  instalar o wireshark
fui no sources.lis, adicionei os repositorios

deb http://ppa.launchpad.net/wireshark-dev/stable/ubuntu vivid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/wireshark-dev/stable/ubuntu vivid main

abri o "programas e atualizacoes"  os repositorios foram adicionados corretamente, constam na lista, rodei o apt-get update e todos os apts possiveis, nao consta nada para instalar ou atualizar, ai eu rodo o atualizador de programas em modo graficoe ele localiza na hora o wireshark para instalar queria saber como atualizo via cmd...

lcom23

Obrigado Galactus pela resposta.
E pela indicação do Deborphan

Abraços.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

galactus

Citação de: diegonarducci88 online 14 de Setembro de 2015, 08:05
eu quero aprender a atualizar por comandos, por exemplo... quero  instalar o wireshark
fui no sources.lis, adicionei os repositorios

deb http://ppa.launchpad.net/wireshark-dev/stable/ubuntu vivid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/wireshark-dev/stable/ubuntu vivid main

abri o "programas e atualizacoes"  os repositorios foram adicionados corretamente, constam na lista, rodei o apt-get update e todos os apts possiveis, nao consta nada para instalar ou atualizar, ai eu rodo o atualizador de programas em modo graficoe ele localiza na hora o wireshark para instalar queria saber como atualizo via cmd...

Ele atualiza como indiquei acima. Apt-get update e depois apt-get dist-upgrade.

Ele só vai atualizar alguma coisa se houver pacotes mais novos.  Se não tiver nada instalado você vai ter que saber o nome do pacote para fazer um apt-get install, no caso seria: apt-get install wireshark

Se o pacote não estiver instalado, ele não vai atualizar com o dist-upgrade e para instalar tem que usar o apt-get install. 

É bom ler o manual do apt:  man apt .  Vai aprender muitas coisas aí.

galactus