Google drive no linux?

Iniciado por Millsian, 25 de Agosto de 2015, 18:17

tópico anterior - próximo tópico

Millsian

Ola amigos,

Já pesquisei em blogs, sites, videos.. e quero muito um cliente do Google Drive para linux, alguem sabe um e que funcione? um parecido que sincronize automaticamente

nomade

Olá, boa noite!

Bom, cliente oficial para o Google Drive não tem para Linux ainda, me parece que será lançado em breve para usuários premium e usuários comuns a versão gratuita do cliente estará disponível até 2019, segundo imprensa internacional... vamos torcer para que não seja assim né?

Tem clientes não oficiais para sincronia, não testei, mas segue aí umas opções, porém observe que colocarei link de blogs sobre Linux, não me responsabilizo se der algo errado, mas também não me nego a ajudar a resolver se der problema, rsrs:

Grive:

http://www.edivaldobrito.com.br/cliente-nao-oficial-para-o-google-drive-instale-o-grive-tools-no-ubuntu/

Insync:

http://www.diolinux.com.br/2015/03/insync-um-cliente-google-drive-para-linux.html

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Millsian

Citação de: nomade online 25 de Agosto de 2015, 19:12
Olá, boa noite!

Bom, cliente oficial para o Google Drive não tem para Linux ainda, me parece que será lançado em breve para usuários premium e usuários comuns a versão gratuita do cliente estará disponível até 2019, segundo imprensa internacional... vamos torcer para que não seja assim né?

Tem clientes não oficiais para sincronia, não testei, mas segue aí umas opções, porém observe que colocarei link de blogs sobre Linux, não me responsabilizo se der algo errado, mas também não me nego a ajudar a resolver se der problema, rsrs:

Grive:

http://www.edivaldobrito.com.br/cliente-nao-oficial-para-o-google-drive-instale-o-grive-tools-no-ubuntu/

Insync:

http://www.diolinux.com.br/2015/03/insync-um-cliente-google-drive-para-linux.html

Aah obrigadoo, vou usar esse grive tools e me desculpa por ter colocado no lugar errado a pergunta na primeira vez. Outra coisa eu to usando todas as minhas forças para permanecer no ubuntu mas ta tão dificil :/, falta muito aplicativo e coisas praticas :'( me ajudaa por favor?? eu nao quero deixar de usar o ubuntu não deixa eu voltar pro bugwindows nao :'( esse sistema nao trava, e rapido e fluido mas a falta de app ta dificultando

garfo

Citação de: Millsian online 25 de Agosto de 2015, 20:01
Aah obrigadoo, vou usar esse grive tools e me desculpa por ter colocado no lugar errado a pergunta na primeira vez. Outra coisa eu to usando todas as minhas forças para permanecer no ubuntu mas ta tão dificil :/, falta muito aplicativo e coisas praticas :'( me ajudaa por favor?? eu nao quero deixar de usar o ubuntu não deixa eu voltar pro bugwindows nao :'( esse sistema nao trava, e rapido e fluido mas a falta de app ta dificultando

Diga os apps que faltam. Talvez nós podemos te indicar alternativas que existem pra linux.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Millsian

Citação de: garfo online 25 de Agosto de 2015, 22:04
Citação de: Millsian online 25 de Agosto de 2015, 20:01

Diga os apps que faltam. Talvez nós podemos te indicar alternativas que existem pra linux.  :)

Aaah muitoooo obrigado o/, Eu to precisando por enquannto de um acelerador de download, um substituto para o paint( para editar pequenas imagens, prints que costumo enviar pro email para informativos e etc..), o office ja dei um jeito usando o libbre mas a compatibilidade dele com o office da microsoft é horrivel e a maioria dos clientes nao conseguem ver :/

Millsian

outra coisa to usando o ubuntu 64 bits vc acha melhor eu instalar o 32?

Anderson_Coelho

Para o Paint, tente o mtpaint. Mas se é apenas para print, o Ubuntu tem uns programas de captura de tela como o Shutter (acho que vem até um pré-instalado).

Se quiser testar (use os comandos pelo Terminal):

sudo apt-get update
sudo apt-get install mtpaint
sudo apt-get install shutter

Ou então instale esses programas pela Central de Programas, sem necessidade de usar o terminal.

Acelerador de downloads eu não sei exatamente, mas talvez o Jdownloader atenda você. Se quiser experimentar, instale o Java antes com o comando:

Código (Para Ubuntu 14.04) Selecionar
sudo apt-get install openjdk-7-jdk
ou
Código (Para Ubuntu 15.04) Selecionar
sudo apt-get install openjdk-8-jdk

Ou você também pode usar a Central de Programas.

Agora, instalando o Jdownloader (no terminal):

sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader && sudo apt-get update && sudo apt-get install jdownloader-installer

Sobre o Office, procure sempre usar o formato livre padrão (ODF) ao invés daquele da MS Office (docx, xlsx, ...), pois a suíte da Microsoft é compatível com o formato livre desde a versão 2007 (se eu não me engano com o SP2). Dê uma olhada nesse vídeo.

Sobre o sistema 32 bits ou 64 bits, depende da quantidade de RAM. Se tiver 4GB ou mais, com certeza é 64 bits o melhor. Na casa de 2GB, vá de 32 bits. Se tiver 3GB, aí pode ser qualquer um, mas se for o seu caso, como você já tem o Ubuntu instalado e funcionando, pode deixar como está no 64 bits mesmo.

Millsian

Citação de: Anderson_Coelho online 26 de Agosto de 2015, 11:36
Para o Paint, tente o mtpaint. Mas se é apenas para print, o Ubuntu tem uns programas de captura de tela como o Shutter (acho que vem até um pré-instalado).

Se quiser testar (use os comandos pelo Terminal):

sudo apt-get update
sudo apt-get install mtpaint
sudo apt-get install shutter

Ou então instale esses programas pela Central de Programas, sem necessidade de usar o terminal.

Acelerador de downloads eu não sei exatamente, mas talvez o Jdownloader atenda você. Se quiser experimentar, instale o Java antes com o comando:

Código (Para Ubuntu 14.04) Selecionar
sudo apt-get install openjdk-7-jdk
ou
Código (Para Ubuntu 15.04) Selecionar
sudo apt-get install openjdk-8-jdk

Ou você também pode usar a Central de Programas.

Agora, instalando o Jdownloader (no terminal):

sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader && sudo apt-get update && sudo apt-get install jdownloader-installer

Sobre o Office, procure sempre usar o formato livre padrão (ODF) ao invés daquele da MS Office (docx, xlsx, ...), pois a suíte da Microsoft é compatível com o formato livre desde a versão 2007 (se eu não me engano com o SP2). Dê uma olhada nesse vídeo.

Sobre o sistema 32 bits ou 64 bits, depende da quantidade de RAM. Se tiver 4GB ou mais, com certeza é 64 bits o melhor. Na casa de 2GB, vá de 32 bits. Se tiver 3GB, aí pode ser qualquer um, mas se for o seu caso, como você já tem o Ubuntu instalado e funcionando, pode deixar como está no 64 bits mesmo.

Wool obrigado pelas informações nao sabia sobre o ODF, sim meu note tem 4GB de ram então vou ficar no 64bits mesmo. Vou ver os videos e baixar o aplicativo, muito obrigado pela atenção :D. Agora tem outro problema no windows eu posso por a bateria em economia de energia assim dura mais se eu nao estiver com o carregador ou vendo um app ou filme em alguma viagem ou fora de casa, teria essa possibilidade de economia de bateria pro linux?

Anderson_Coelho

Nunca testei, mas dá uma olhada nisso:

http://www.diolinux.com.br/2013/02/como-fazer-a-bateria-do-notebook-com-ubuntu-durar--mais.html

Cabe lembrar que pelo ícone da bateria que aparece na área de trabalho, você consegue acessar algumas configurações também, acho que não tem muitas opções mas pode ser que sirva também.

Millsian

Citação de: Anderson_Coelho online 26 de Agosto de 2015, 15:03
Nunca testei, mas dá uma olhada nisso:

http://www.diolinux.com.br/2013/02/como-fazer-a-bateria-do-notebook-com-ubuntu-durar--mais.html

Cabe lembrar que pelo ícone da bateria que aparece na área de trabalho, você consegue acessar algumas configurações também, acho que não tem muitas opções mas pode ser que sirva também.

ook vou testar aqui e ler o tutorial muito obrigado. Agora deu um problema o ubuntu ta dizendo que eu nao sou o proprietario, mas se eu não for o proprietario quem é? kk bugs ate um tempo tava tudo de boas ate que deu isso shausahu nao entendi

Anderson_Coelho

Vi sua resposta só agora!!!

Basicamente, o seu usuário é o proprietário da sua pasta de usuário. As outras pastas são do root (super usuário) por questõs de segurança, por exemplo.

Mas o que você estava tentando fazer exatamente que deu problema de permissão?

nomade

Algumas alternativas em softwares para Linux:

Adobe Photoshop  =>  GIMP

MS Office  =>  LibreOffice, ou OpenOffice, ou Calligra

Adobe Illustrator  =>  Inkscape

InDesign  =>  Scribus

Evernote  =>  NixNote, ou Paperwork, ou MyNotex

Nero  =>  Brasero, ou K3b

AnyVideoConverter  =>  Winff, ou Avidemux

Visio  =>  Kivio, ou Dia

Adobe Premiere  =>  Cinelerra, ou Openshot, ou Kadenlive, ou Lightworks

AutoCAD  =>  FreeCAD, ou DraftSight, ou LibreCAD, ou BRL-CAD, ou gCAD3D, ou Blender

Maya  =>  Blender

Outlook  =>  Thunderbird, ou Evolution

MS Visual studio  =>  Eclipse

Windows Media Player  =  VLC media player

uTorrent  =>  QBittorrent, ou Transmission

Adobe Encore  =>  DVDStyler, ou DeVeDe, ou Bombono

SoundForge  => Tracktion Music Production Software, ou Audacity, ou Ardour

Existem mais possibilidades, praticamente não há software sem uma solução alternativa para Linux

Ubuntu Studio 22.04 LTS