Partição de HD no Ubuntu - disco C e D

Iniciado por Samá, 14 de Agosto de 2015, 10:09

tópico anterior - próximo tópico

Samá

Bom dia pessoal.

Após ler bastante sobre o Linux, decidi essa semana migrar para o Ubuntu após a vida inteira no Windows (aproximadamente 12 anos).
Estou radiante com as inúmeras possibilidades que esse S.O me oferece, principalmente os excelentes softwares gratuitos que me atenderão perfeitamente e hoje já começarei o processo migratório rs.

Muitas, mais muitas dúvidas eu já consegui esclarecer através do fórum e de pesquisas na Internet, entretanto há uma que ainda não consegui uma resposta clara.

No Windows eu possuía duas partições no HD: a C, aonde eu instalava o S.O e a D, na qual eu guardava todos os meus arquivos pessoais para não precisar "becapear" tudo quando fosse formatar novamente, além de - principalmente - protege-los caso desse algum bug no S.O, visto que eles estariam em locais separados no HD.

Minha dúvida é: no momento da instalação do Ubuntu (sem usar GParted, essas coisas) há a possibilidade de eu criar uma partição só para eu guardar meus arquivos pessoais, como o disco D do Windows? Como eu faço isso?

Já li sobre pasta raiz (/), pasta swap, pasta home (estou confuso se ela funciona como o disco D do Windows ou não), porém não consegui entender a ideia ainda.

Se puderem me ajudar fico muito grato.

Abraço.

galactus

Sim é possível!

A partição raiz (/) é a partição onde ficarão os arquivos do sistema.  Daí você cria uma partição /home onde vão ficar seus arquivos pessoais! Você faz isso pelo instalador do Ubuntu mesmo.  Não vai precisar usar o Gparted. Olha esse guia de instalação cheio de figuras:

http://www.tecmint.com/ubuntu-14-04-installation-guide/

Como se você tivesse feito partições C: e D: no Windows!

Antes que me coloquem na cruz...
Eu sei, eu sei, é uma comparação bem porca, mas o cara vai entender melhor assim, pelo menos por enquanto, pois ainda está se ambientando!  :P

Dá uma lida neste excelente artigo para iniciantes: http://corporate.canaltech.com.br/tutorial/linux/entendendo-a-estrutura-de-diretorios-do-linux/
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Samá

galactus, obrigado pela resposta.

Acredito que na prática será mais fácil entender.

Li que no mínimo preciso de duas pastas: a RAIZ (/) para o sistema e a SWAP para área de troca (se possível, gostaria de entender para que serve essa pasta).
Além dessas, irei criar a /home para meus arquivos. OK, até aqui tudo entendido.

No Windows eu reservava mais ou menos 70 GB para o S.O e automaticamente ele criava uma outra partição de aproximadamente 150mb.

Surge a dúvida: quanto de espaço eu devo reservar para a RAIZ e para a SWAP?

selvaking

Citação de: Samá online 14 de Agosto de 2015, 10:41
Li que no mínimo preciso de duas pastas: a RAIZ (/) para o sistema e a SWAP para área de troca (se possível, gostaria de entender para que serve essa pasta).
Não seriam pastas, e sim, partições. Na realidade vc pode instalar tudo até em uma partição, mas os arquivos de usuário e a sua SWAP ficariam contidas nela. O que não seria muito eficiente.
O windows usa um arquivo chamado PAGEFILE.SYS que é o tal cache de disco. Se os programas abertos ao mesmo tempo forem maior que o tamanho da memória RAM, este arquivo emula mais memória RAM. No Windows vc pode colocar um arquivo de tamanho fixo ou de tamanho variável ajustado pelo SO (default) para este fim. No Linux vc pode colocar uma partição. :D
Esta partição é chamada SWAP.
É interessante colocar, no mínimo, um tamanho igual a quantidade de memória RAM. Assim o micro pode hibernar sem problemas.
Além dessas, irei criar a /home para meus arquivos. OK, até aqui tudo entendido.
Separação nativa entre dados do sistema e do usuário. Linux. the Best! :D
No Windows eu reservava mais ou menos 70 GB para o S.O e automaticamente ele criava uma outra partição de aproximadamente 150mb.

Surge a dúvida: quanto de espaço eu devo reservar para a RAIZ e para a SWAP?
Se vc separar a partição Raiz da HOME. POde reservar uns 30 GiB que é mais que suficiente.
Veja como está a minha.
usuario@machine:~$ df -h
Sist. Arq.      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
/dev/sda2        30G   11G   18G  37% /
/dev/sda4       421G  258G  142G  65% /home

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Samá

selvaking

Cara, perfeita a sua explicação, muito obrigado!

Agora é partir para o backup e instalar o S.O.
Obrigado aos que me ajudaram.

Abraço.

Alexandre Baquero

Galera, tenho uma dúvida e achei que seria legal pra complementar aqui.

Quando eu formato o disco e crio as partições manualmente, se eu quiser criar uma partição para o sistema e outras duas para arquivos pessoais e outros arquivos, quantas partições de troca eu preciso? apenas uma SWAP ou existem outros tipos de partição que preciso deixar para o HD?

antony-ag

Citação de: Alexandre Baquero online 06 de Janeiro de 2016, 09:56
Galera, tenho uma dúvida e achei que seria legal pra complementar aqui.

Quando eu formato o disco e crio as partições manualmente, se eu quiser criar uma partição para o sistema e outras duas para arquivos pessoais e outros arquivos, quantas partições de troca eu preciso? apenas uma SWAP ou existem outros tipos de partição que preciso deixar para o HD?

"/swap" é uma partição que representa a memória virtual, que é como uma expansão da memória RAM... Memória RAM é onde ficam armazenados os dados que serão processados... A memória virtual é uma estratégia usada para otimizar o uso da memória RAM de acordo com o algorítimo usado pelo gerenciador de memória... Em outras palavras, sua partição de troca(swap) não tem nada haver com seus "arquivos pessoais e outros arquivos"... Você não é obrigado a ter uma partição de troca(swap) no seu sistema, mas é altamente recomendado que ela exista.

"/ " é onde estarão seus arquivos de sistema, ela tem que existis, não é opcional.

"/home" é recomendado ter, nela vc armazena seus "arquivos pessoais e outros arquivos", mas vc pode criar outras partições, vc apenas terá que montá-las para ter acesso...

Citação de: Alexandre Baquero online 06 de Janeiro de 2016, 09:56
quantas partições de troca eu preciso? apenas uma SWAP ou existem outros tipos de partição que preciso deixar para o HD?
UMA partição de troca.
Existir outros tipos de partição, existem, mas não são necessárias e nem recomendadas a menos que vc esteja lidando com casos específicos como administração de servidores, onde pode, por exemplo, ser necessário criar uma partição a parte para armazenar os logs do sistema.

As partições que você precisa ter são as que eu citei e descrevi.

Att,
Antony Gabarron