Problemas na area de trabalho 15.04 (Resolvidas)

Iniciado por jopeu, 11 de Agosto de 2015, 10:59

tópico anterior - próximo tópico

promurilo

#15
Cuidado... eu usei esse PPA aí e tive que reinstalar tudo de novo do zero.

Backports é um ppa instável. Pouco testado. Melhor aguardar um pouco mais lançarem a versão final.

Realmente, houveram alguns retrocessos no Kubuntu. Eu, por exemplo, gostava de deixar um painel no topo superior da tela com atalhos. Mas agora não dá porque o painel não aparece mais automaticamente quando posicionamos o mouse lá em cima. Também há um pequeno bug na instalação de novas fontes.

Apesar dos bugs e retrocessos, o desempenho do KDE5 é muito superior ao do KDE4 (pelo menos aqui no meu computador). As configurações estão mais organizadas. Também gostei muito do tema. Está mais limpo e agradável (eu sei: gosto não se discute). Aqui eu faço um ajuste nas configurações da barra de título para os botões de fechar, minimizar e restaurar fiquem menores.

O KDE5 já é a melhor interface gráfica (minha opinião). Quando o KDE5 amadurecer mais um pouco, ficará insuperável (minha opinião de novo).

Sobre o tema, dêem uma olhada no meu outro tópico sobre o gnome-breeze para o KDE5: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118028.0.html

Até mais.

jopeu

Estou esperando, mas se não solucionarem o que antes era o melhor, vai deixar que desejar.
Eu estou com o que vc disse, mas existem muitas dificuldades para mudar as atividades.

Obrigado pela dica, vou esperar.

promurilo

Dê uma olhada novamente na minha explicação anterior.

Há um widget para mudança de atividades que facilita bastanta. Há também o atalho de teclado Win + Q, que mostra a lista de atividades. Quando eles resolverem o bug do atalho, poderemos usar outras teclas para alternar e retroceder entre as atividades.

Outro detalhe: as atividades podem ser 'desligadas' com o botão em forma de x, na lista de atividades. Isso vai ajudar a economizar memória. Você só liga as atividades que forem necessárias naquele momento.

Até.

garfo

CitarCuidado... eu usei esse PPA aí e tive que reinstalar tudo de novo do zero.

Backports é um ppa instável. Pouco testado. Melhor aguardar um pouco mais lançarem a versão final.

Reforço o aviso desse colega. PPAs são uma desgraça.  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

galactus

Depende do PPA e o que você usa! 

Nem todos são uma desgraça! 

Agora, se o cara não quer viver com emoção, é melhor ficar longe mesmo! 

Meu sistema não é nada oficial e nem por isso eu destruo ele!  Se quiser viver perigosamente tem que aprender a consertar as cacas eventuais!

No meu servidor eu não mexo em nada!  No desktop que tem mais gente usando eu mexo muito pouco. Agora no  meu Notebook que só eu uso, eu pinto e bordo!  Kernel, video e ambiente gráficos todos modificados da versão original!  O desempenho é anos luz a frente das versões estáveis, mas tem que saber lidar quando algo dá errado! Realmente, se quer segurança não mude nada! Mas nem tudo é desgraça ou destrói o sistema o tempo todo.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

jopeu


Creto

Concordo com todos, inclusive com o Galactus, mas quando eu tinha tempo aceitaria que nem todos são uma desgraça, mas fico com esse pensamento:
"Se fosse bom o pacote iria era direto para o repositório" com mais gente mantendo-o. Ex: Eu mantenho o pacote PPA DX+.deb de uma hora para outra eu largo mão do linux e volto para o lado negro da força, o pacote vai quebrar alguém, não vai?

Então pode usar, mas prepare-se para uma possível desgraça kkkk

T+

promurilo

Eu uso ppas. Mas tenho um certo cuidado com o repositório backports. O próprio time de desenvolvedores alertam para termos cuidado porque essas versões não são suficientemente testadas.

Também concordo com o Galactus. O problema é tempo e conhecimento para resolver os eventuais desastres. Apesar de usar Linux por anos, eu realmente não sei o que fazer quando encontro apenas um terminal preto e não tenho interface gráfica para me ajudar...

Creto

A meu caro eu me viro bem com a tela preta mas não suporto perder o precioso tempo.

T+

jopeu

Acabe de atualizar os ppas e a pesar de um pequeno inconveniente parece tudo estar funcionando

Esta atualização ainda não fiz
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Mas a verdade que sinto falta ainda do plasma anterior.

promurilo

PPAs são repositórios que não são oficiais. Eles não fazem parte do Ubuntu e seus derivados.
Backport não é um ppa que eu saiba. Ele é um repositório oficial do Ubuntu, mas ele serve para armazenar programas pouco testados, instáveis.
Citar
Esta atualização ainda não fiz
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Esse sudo apt-get dist-upgrade é para atualizar a distribuição (ele não apenas atualiza os pacotes, mas atualiza o seu Linux para uma nova versão).
Muitos usuários tem problemas com esse comando, porque o dist-upgrade causa maior impacto: ele remove pacotes desnecessários e instala outros.

Às vezes a atualização funciona bem, outras vezes não... Por isso, é bom ter cuidado (principalmente quando o assunto é backports). Você só deve usar se tiver certeza de que tem tempo para concertar as coisas se algo der errado.

Dê uma olhada nessas discussões: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/Pra-que-serve-o-comando-dist-upgrade-E-qual-a-diferenca-do-Upgrade e também https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-pt/2006-March/000973.html.

Até mais.

jopeu


Creto

Citação de: jopeu online 15 de Agosto de 2015, 17:27
(...)
Mas a verdade que sinto falta ainda do plasma anterior.
Se eu tivesse essa mesma vontade, voltaria urgentemente ao LTS :)

T+

jopeu

Da muito trabalho, e meu pc é de serviço também.

Mas coloquei todos los ppa para fazer isso; mas nada deu errado.

Realmente acho que o 5 regride ou não está pronto; e a causa deeve ter sido a brigalhada interna.

Por isso voto por que se consiga um sistema independente de programas e possamos instalar os programas sem ter que obrigatoriamente mexer no sistema.

Mas qualquer coisa que de errado volto ao 4.3 e PENSO FAZER ISSO instalando o ubuntu 15.04 e depois instalando kde 4.4

Creto

Amigo eu acho que não percebo bem o que você tem como dificuldade,

PC de serviço também, o melhor seriam as LTS

Instalar o Ubuntu e depois instalar manualmente o KDE 4.4 ou 4.3 dará maior trabalho até do que instalar o LTS.

São pontos de vista diferentes, mas que aceito suas colocações, mas desculpe-me, mas onde você vê dificuldades, eu vejo que apenas você as está criando.

T+