Instalar ubuntu no Linux

Iniciado por chakila, 30 de Julho de 2015, 11:40

tópico anterior - próximo tópico

chakila

Acabei de comprar um notebook com linux, to totalmente perdido mais no basico não tem muito segredo.
A minha duvida é como instalar o ubuntu no proprio linux? que ja veio no notebook

Tenho que baixar a ISO e formatar?
ou é de outra maneira?!

desculpe se postei errado, é que eu so estou achando tutorial de como istalar a partir do windows

druidaobelix

1) Qual a marca e modelo desse seu novo notebook? Informe de forma resumida qual a configuração básica dele (cpu, ram, motherboard, gpu)

2) Qual é a distribuição Linux que veio pré-instalada nele?

cat /etc/*-release

3) Verifique e confirme se todas as funcionalidades da máquina estão realmente funcionando (webcam, wifi, touchpad, etc) antes de modificiar qualquer coisa, mas principalmente, estando tudo funcionando, anote qual a versão do kernel instalada, fazendo numa janela de terminal:

uname -a

4) Execute numa janela de terminal o seguinte comando para verificar se a instalação foi feita em modo UEFI ou Legacy:

[ -d /sys/firmware/efi ] && echo "EFI boot on HDD" || echo "Legacy boot on HDD"

5) Determine visualmente entrando no setup dessa máquina se ele é do tipo UEFI (muito provável) ou ainda é BIOS convencional (pouco provável). Em sendo UEFI, observe se a opção "Secure boot" está ativada.

6) Ainda na janela de um terminal, verifique a organização das partições no disco rígido:

sudo fdisk -l

sudo parted -l

7) O que mais exatamente você pretende, fazer um dual-boot mantendo a distribuição que já veio com a máquina e instalado *também* o Ubuntu ou excluir tudo e deixar apenas o Ubuntu?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

chakila

Ainda ta confuso achar esses informações acostumado com o windows  kkk
mais o notebook é um Positivo sim 2065m
vo da uma fuçada aqui pra ver se acho essas informaçoes

sera que não tem alguma  video alua no youtube?

druidaobelix

CitarAinda ta confuso achar esses informações acostumado com o windows

Para que possa minimamente tentar te ajudar melhor, veja se consegue ao menos dizer qual é a distribuição que está instalada nesse seu notebook.

Para executar os tais comandos que te passei é necessário abrir uma janela de terminal, um shell, como se fosse o prompt do Windows.

Em algum ponto do menu do sistema operacional que tem aí instalado será possível ver alguma coisa identificada com o nome Terminal, Console (ou Konsole). Em algumas distribuições será possível abrir um terminal usando simultaneamente as teclas Ctrl AlT T

Se conseguir abrir o Terminal, com o mouse copie os comandos aqui da página do tópico do Fórum e com o botão direito do mouse cole no Terminal, aí é só dar [enter] que o comando será executado. Em alguns casos, comandos precedidos do sudo, irá pedir sua senha do sistema, basta digitá-la e um novo [enter].

O resultado do comando, a saída dele, você copia com o mouse e cola aqui no Fórum.
www.arredondar.org.br

druidaobelix

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Apenas complementando, caso o sistema que veio instalado de fábrica já seja o Ubuntu, então esse link também pode ajudar:

Guia do Ubuntu Desktop

https://help.ubuntu.com/14.04/ubuntu-help/index.html
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Deixando aqui registrado, esses links podem ser úteis:

Esse aqui traz a configuração do equipamento:

Notebook Positivo Sim 2065M Celeron 6GB 320GB Tela 14 Linux + Óculos 3D

http://www.shoploko.com.br/notebook-positivo-sim-2065m-celeron-6gb-320gb-tela-14-linux-mais-oculos-3d/811-01

Esse outro explica características do setup colocadas pela Positivo e que é necessário conhecer dependendo da solução que se queira implementar:

Forçando Boot pelo drive de CD no Notebook Positivo

https://www.youtube.com/watch?v=7RIR_hYEALs
www.arredondar.org.br

agente100gelo

Citação de: chakila online 30 de Julho de 2015, 11:40
Tenho que baixar a ISO e formatar?
ou é de outra maneira?!

A princípio seria esse o caminho:

1. Baixar ISO.
2. Gravar ISO num pendrive ou DVD.
3. Dá boot por pendrive ou DVD.
4.  Instalar.

Dá pra instalar ao lado mas acredito que você esteja querendo usar o Ubuntu no lugar desta distribuição que veio no notebook.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson