Problema na instalação do Ubuntu 14.04.2 LTS (32bit)

Iniciado por fimperiano, 13 de Julho de 2015, 14:55

tópico anterior - próximo tópico

fimperiano

Estou dando os primeiros passos no Ubuntu e resolvi instalá-lo em um notebook antigo para ver se melhorava o desempenho dele.
Trata-se de um HP Pavillion dv6000 c/ Windows XP, placa Nvidia GeForce Go 6150 e AMD Semprom.
Quando tento instalar o Ubuntu com um CD bootável dá erro e a tela fica com listras brancas e pretas, com se tivesse um defeito no monitor.
É realmente possível instalar o Ubuntu nessa máquina? Ou como posso resolver esse problema?

Anderson_Coelho

Quanto de RAM tem aí? Com uma mídia de boot, o melhor é escolher a opção experimentar o Ubuntu antes de instalar, para ver se tudo funciona bem.

Mas como o seu PC é antigo, o Ubuntu não deve rodar legal, talvez você tenha mais sorte com o Lubuuntu ou Xubuntu. Arrisco dizer ainda, que talvez a melhor versão é a 12.04.0 "inicial" com o kernel antigo. O Xubuntu, por exemplo:

http://old-releases.ubuntu.com/releases/xubuntu/releases/12.04.0/release/xubuntu-12.04-alternate-i386.iso

Mas, novamente, se quiser tentar, antes de instalar, vá na opção "Experimentar", para ver se roda bem.

fimperiano

Tem 450Mb de RAM, 1,93Ghz  e 30Gb de HDD

Ele suporta até 2Gb, seria uma boa ideia trocar a memoria RAM e o HDD  para instalar o Ubuntu 14?

Anderson_Coelho

É muito aconselhável colocar 2GB de RAM sim. Mas o Ubuntu também usa muita CPU e GPU, por isso o melhor seria o Xubuntu ou Lubuntu, que são mais leves.

Quanto à versão 14.04, acho que vai depender, talvez ela rode bem. O jeito é tentar. Veja essa dica antiga mas que pode funcionar (mas eu aconselho tentar isso já com uma mídia de instalação do Lubuntu ou Xubuntu):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84787.0.html

Em relação ao HD, se ele estiver funcionando bem, acho que o problema é se ele ficar cheio demais, algo fácil de acontecer com 30GB. Então é bom trocá-lo também, mas pense em comprar uma máquina nova também, pois você pode gastar com esse (alguns componentes para PC's antigos são mais caros do que para novos) e ainda assim não ficar bom. Então, antes de comprar alguma coisa para esse PC, aconselho a resolver esse problema do vídeo.