Qual diferença entre Ubuntu 14.10 Desktop (i386) e o Desktop (amd64)?

Iniciado por davilima, 11 de Julho de 2015, 01:07

tópico anterior - próximo tópico

davilima

Olá, nunca utilizei nenhuma distribuição do Linux.
E agora quero zerar meu HD com Windows e instalar o Ubuntu, porém estou com essa dúvida. O meu notebook possui Nvidia.
No meu caso eu instalo o "i386", pois o "amd64" seria otimizado para Placas RADEON AMD?
Agradeço desde já.

druidaobelix

A versão 14.10 não é mais recomendada instalar, pois termina o suporte ainda este mês, não haverá mais manutenção, end of life, a versão é temporária e morreu.

Instale a versão 14.04, que é uma LTS, suporte de longo prazo, e vai até 2019.

Para entender melhor o calendário de versões do Ubuntu:

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Quanto a questão da arquitetura:

i386 - para sistemas 32-bit

amd64 - para sistemas 64-bit

O seu processador quase que certamente é 64-bit, apenas sistemas muito, muito, antigos ainda tem cpu 32-bit (tipo Pentium 3).

Então o que define escolher entre uma coisa e outra?

A quantidade de memória ram disponível.

Memória Ram

2 GB ou menor - arquitetura 32-bit

4 GB ou maior - arquitetura 64-bit

E se ficar no meio, algo como 3 GB?

É um campo cinzento de escolha, mas regra geral melhor optar por 32-bit também.

Essa questão da arquitetura de processamento não tem nenhuma relação com o fato do hardware possuir ou não uma gpu (placa de video) Radeon Amd ou NVídia, são coisas totalmente distintas.

Numa analogia simplificada, grosso modo, arquitetura de processamento é como se fosse uma pá com a qual se carrega um caminhão.
A pá de 32 centímetros é menor que a pá de 64 centímetros, esta última consegue levantar mais areia para por dentro do caminhão.
Mas por permitir colocar mais areia ela também é mais pesada para levantar, então tem que haver um equilíbrio entre uma coisa e outra.
Trazendo essa analogia simples para a questão do processamento, o indicador será a memória ram que irá determinar o equilíbrio entre o tamanho e a quantidade de dados a serem carregados a cada vez.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

davilima

Caro druidaobelix, muito obrigado pela explicação!
Exatamente, o meu é x64.  8)
Baixando já a versão Ubuntu 14.04.1 LTS o/

xluisfernando

Legal druida!

Essa comparação da pá é a melhor e mais didática que já li. É uma analogia perfeita. Parabéns!
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

lcom23

>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

pk_rename

Olá galera, gostei muito da analogia, dá até para se ter a ideia de que o caminhão que leva a areia tem que ser 64bits ((caminhão é o HW))...
existe um ponto a se tocar que é a disponibilidade de todos os programas que você quer girar no sistema AMD64 ter a possibilidade de girar nele, esses dias comigo tive o seguinte problema:
Quando fui instalar o programa GuitarPro 6, o qual comprei quando usava em meu estúdio no windows, tem a possibilidade de rodar no linux, já utilizava anteriormente o Ubuntu para usar o Ardour, que é um programa muito interessante e com muitas facilidades, quando fui baixar o GuitarPro 6 ele existe somente como pacote I386, o que me deixou um pouco apreensivo se iria ou não rodar sem problemas, quando comecei a instalação via dpkg ele criou uma lista de dependências com pacotes i386, ativei a plataforma multarch  nele e tentei forçar a instalação de dependências via apt quando percebi que ele queria remover quase o sistema inteiro para rodar os pacotes i386... abortei a instalação e comecei a analisar outros fóruns e artigos, quando tive a resposta... "o Guitar Pro 6 I386 não roda em S.O. baseados em Debian AMD64..." a partir daí comecei a ler um artigo o qual colocava o Fedora 22 com a possibilidade de funcionar... e fiz o teste... realmente funcionou... tive também um problema de dependências e tudo mais, mas não precisei eliminar pacotes para funcionar... ele instalou mais ou menos como o windows faz quando necessário executa o programa com pacotes i386.....

Abraço galera... desculpa desenterrar o tópico, mas achei bacana dar um joinha na analogia e colocar um problema que tive sobre as plataformas... hehe.

Renan Rischiotto

Olá!

É simples:

i386/x86 = 32 bit

amd64/x64 = 64 bit

Amd64 não têm a ver com sistemas AMD, seja processador ou placa de vídeo.

Se o seu processador têm suporte a 64 bit, instale a versão 64 bit (amd64). Assim obterá um sistema otimizado.

A quantidade de memória RAM não importa, não faz diferença na prática. E no meu caso, nem na teoria.

O Ubuntu 14.10, como o amigo disse, não é recomendado. Seria melhor escolher a versão 14.04 ou a 15.10 (versão atual).

Você decide qual usar. A versão LTS (14.04) teoricamente é mais estável, pois possui pacotes mais antigos. E a atual não. Então a decisão é sua.

Espero ter ajudado.

Tota

Citação de: Tonka online 12 de Novembro de 2015, 16:00

Ops. Tem sim. A nomenclatura tem origem lá pelos idos de 1980, quando a American Micro Devices (amd) lançou o projeto do primeiro processador em escala com barramento de 64 bits. Batendo a Intel que não tinha ainda pronto um projeto para 64 bits, só 32 bits.

Assim, ficou diferenciado pelos linuxistas como i386 (Intel) Amd64 (amd).

Evidente que com o tempo, nem se pensa mais nisto, mas ficou a convenção.

Deve desaparecer logo, pois não se pensa mais em cpu com 32 bits de paginação.

Dentro de uns 5/10 anos devemos ter apenas 64 bits e 128 bits (sim, barramentos de 128 e 256 bits já estão sendo projetados)

Renan Rischiotto

Citação de: Tota online 12 de Novembro de 2015, 17:12
Citação de: Tonka online 12 de Novembro de 2015, 16:00

Ops. Tem sim. A nomenclatura tem origem lá pelos idos de 1980, quando a American Micro Devices (amd) lançou o projeto do primeiro processador em escala com barramento de 64 bits. Batendo a Intel que não tinha ainda pronto um projeto para 64 bits, só 32 bits.

Assim, ficou diferenciado pelos linuxistas como i386 (Intel) Amd64 (amd).

Evidente que com o tempo, nem se pensa mais nisto, mas ficou a convenção.

Deve desaparecer logo, pois não se pensa mais em cpu com 32 bits de paginação.

Dentro de uns 5/10 anos devemos ter apenas 64 bits e 128 bits (sim, barramentos de 128 e 256 bits já estão sendo projetados)

Suspeitei desde o princípio rsrs

Falei sem ter certeza mesmo rsrs

Legal saber disso.

Nossa 128 e 256 bit? o.O