Instalar Xampp no Wine

Iniciado por maninhx, 27 de Junho de 2015, 11:21

tópico anterior - próximo tópico

maninhx

Bom dia, possuo meu software ERP da minha empresa que é versão windows. Estou tentando fazer funcionar no wine para poder rodar no linux (ubuntu 14 desktop). Nosso banco de dados é Mysql e no windows usamos o xampp. O ERP conseguimos instalar normalmente no wine, porém ao abrirmos ele pede comunicação com Banco de Dados, pois não conseguimos fazer o xampp funcionar. Preciso de ajuda para fazer rodar o xampp no wine ou se tiver como fazer uma aplicação dentro do wine comunicar com xampp nativo do linux também é uma opção. Ao tentarmos instalar o xampp pelo wine, ele abre normalmente, mas de dentro do xampp ele tem uma opção para ele installar o serviço Mysql e é nessa parte que não estamos conseguindo fazer o xampp funcionar. Ele apresenta um erro que não encontra o caminho e não cria o serviço.

irtigor

Xampp é um combo com apache, php, perl e mysql. Não faz sentido tentar instalar isso pelo wine, primeiro porque o Xampp até existe pra Linux, segundo que ele é desnecessário, já que todos os programas que o compõe estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu.

Basicamente: se precisa do mysql então instale o mysql, o wine deveria ser a ultima opção, depois de ter verificado se o que usa existe no Linux e ter descartado a mudança pra outro programa (caso não exista).

Obs: o titulo do tópico está irregular, releia as regras e adéqüe-o.

Creto

Vou diminuir o trabalho para encontrar a solução e você se preocupar apenas com o titulo:

sudo apt-get install mysql-server apache2 libapache2-mod-php5 php5 php5-mysql phpmyadmin

É só copiar daqui colar no seu terminalk e terá melhor que o XAMPP terá o LAMP Server

>>>Leia mais...

T+

maninhx

Citação de: irtigor online 27 de Junho de 2015, 13:08
Xampp é um combo com apache, php, perl e mysql. Não faz sentido tentar instalar isso pelo wine, primeiro porque o Xampp até existe pra Linux, segundo que ele é desnecessário, já que todos os programas que o compõe estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu.

Basicamente: se precisa do mysql então instale o mysql, o wine deveria ser a ultima opção, depois de ter verificado se o que usa existe no Linux e ter descartado a mudança pra outro programa (caso não exista).

Obs: o titulo do tópico está irregular, releia as regras e adéqüe-o.

Então se eu instalar meu ERP pelo wine, e o mysql nativo do linux, ele vai comunicar da mesma forma?
(Eu estava tentando instalar os 2 pelo wine pois achei que não iriam comunicar)

maninhx

Sobre os erros no meu tópico, erram a Caixa alta? Ou tem outro erro?

irtigor

Era a caixa-alta.

O driver cliente do MySQL vai ter que funcionar pelo wine (deve estar no aplicativo), mas o servidor tanto faz, nem deveria importar se está ou não na mesma máquina. E pra esse erp vale o mesmo conselho, veja se existe nativo, se não tiver procure um erp alternativo e só em último caso tente rodar pelo wine.

Creto

Que no caso da Caps Lock a palavra XAMPP poderia permanecer por se tratar de uma "sigla" ;)

Quanto ao ERP provavelmente não encontrara compatibilidade os unicos compativeis irtigor ainda são apenas os Stoq e o FreedomERP se não me engano esse último tem bem pouco suporte por parte do DEV e eu particularmente não o recomendaria.

Porém seria bom você ir dando uma olhada na alternativa que lhe mostrei caro maninhx o Stoq é completissimo.

T+