Nagios não é carregado no navegador

Iniciado por pentestbox, 08 de Junho de 2015, 12:44

tópico anterior - próximo tópico

pentestbox

Ola pessoal, é a primeira vez que tento instalar o nagios e configurar o mesmo, mas não estou conseguindo fazer o mesmo funcionar, não carrega na url quando coloco http://localhost/nagios , vou mostrar o passo a passo do que eu fiz baseado em tutoriais que encontrei na internet:

1) Instalei os pacotes abaixo:

sudo apt-get install apache2
sudo apt-get install build-essential
sudo apt-get install libgd2-dev
sudo apt-get install apache-utils

2-) Criei usuario e grupos:

sudo useradd nagios
sudo passwd nagios
sudo groupadd nagios
sudo groupadd nagcmd

3-)adicionei usuário ao grupo:

sudo usermod -G nagcmd nagios
sudo usermod -G nagcmd www-data

4-)Criação de diretório:

mkdir /opt/codigo-nagios
cd /opt/codigo-nagios

5-)Baixei nagios e plugins:

wget -c http://prdownloads.sourceforge.net/sourceforge/nagios/nagios-4.1.0rc1.tar.gz
wget -c http://nagios-plugins.org/download/nagios-plugins-2.0.3.tar.gz

6-) Descompactei os pacotes do nagios e plugins

7-) Dentro da pasta do arquivo do nagios, fiz o comando abaixo:

./configure --with-command-group=nagcmd
make all
make install
make install-init
make install-config
make install-commandmode

8-) Dentro do diretorio dos plugins , fiz o comando abaixo:

./configure --with-nagios-user=nagios --with-nagios-group=nagios
make all
make install

9-) Criei usuario pra acessar o nagios:

htpasswd -c /usr/local/nagios/etc/htpasswd.users admin

10-)Verifiquei o processo do nagios:

ps -aux | grep nagios

esta rodando ok.

Estou usando O sistema Ubuntu, e o apache esta rodando sem problemas.
Fiz tudo isso e não consigo carregar a página do nagios digitando http://localhost/nagios , não sei se fiz alguma coisa errada ou esta faltando alguma coisa, é a primeira vez que tento instalar o nagios, gostaria da ajuda de vcs pra solucionar esse problema.
Desde já Agradeço.

zekkerj

Olá pentesbox,

Execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

tail -20 /var/log/apache2/error_log

Dê também mais detalhes do que acontece quando vc tenta abrir a página do Nagios. Não acontece nada (tela em branco), ou recebe alguma mensagem de erro? Se recebe, qual é?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

pentestbox

Citação de: zekkerj online 08 de Junho de 2015, 13:18
Olá pentesbox,

Execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

tail -20 /var/log/apache2/error_log

Dê também mais detalhes do que acontece quando vc tenta abrir a página do Nagios. Não acontece nada (tela em branco), ou recebe alguma mensagem de erro? Se recebe, qual é?

O conteúdo do error.log é :

client 127.0.0.1:57148] AH01630: client denied by server configuration: /etc/apache2/\xe2\x80\x9c
[Fri Jun 05 17:46:16.689822 2015] [authz_core:error] [pid 4573:tid 3046103872] [client 127.0.0.1:57197] AH01630: client denied by server configuration: /etc/apache2/\xe2\x80\x9c
[Fri Jun 05 17:51:16.918263 2015] [authz_core:error] [pid 4574:tid 3062889280] [client 127.0.0.1:57226] AH01630: client denied by server configuration: /etc/apache2/\xe2\x80\x9c
[Fri Jun 05 17:51:18.438464 2015] [authz_core:error] [pid 4574:tid 3037711168] [client 127.0.0.1:57226] AH01630: client denied by server configuration: /etc/apache2/\xe2\x80\x9c
[Fri Jun 05 17:51:48.104226 2015] [mpm_event:notice] [pid 4570:tid 3074128512] AH00491: caught SIGTERM, shutting down
[Fri Jun 05 17:51:52.124802 2015] [mpm_event:notice] [pid 4870:tid 3074026112] AH00489: Apache/2.4.7 (Ubuntu) configured -- resuming normal operations
[Fri Jun 05 17:51:52.136532 2015] [core:notice] [pid 4870:tid 3074026112] AH00094: Command line: '/usr/sbin/apache2'
[Fri Jun 05 18:19:31.945053 2015] [mpm_event:notice] [pid 4870:tid 3074026112] AH00491: caught SIGTERM, shutting down
[Mon Jun 08 14:17:00.196455 2015] [mpm_event:notice] [pid 1745:tid 3074075264] AH00489: Apache/2.4.7 (Ubuntu) configured -- resuming normal operations
[Mon Jun 08 14:17:00.213141 2015] [core:notice] [pid 1745:tid 3074075264] AH00094: Command line: '/usr/sbin/apache2'

O que acontece e que quando carrego no navegador aparece a tela branca com a mensagem Not Found the requested URL /nagios was not found on this server

Não sei se esta faltando algum comando ou configuração no nagios, so sei q não carrega a pagina por nada

g4p

Está faltando você confiurar um VirtualHost no Apache2 para o Nagios.

zekkerj

Existe um arquivo "/etc/apache2/conf.d/nagios.conf" ? Se existir, mostre o conteúdo dele.

Mostre também a saída do comando

sudo apache2ctl -S
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

pentestbox

Citação de: zekkerj online 08 de Junho de 2015, 15:56
Existe um arquivo "/etc/apache2/conf.d/nagios.conf" ? Se existir, mostre o conteúdo dele.

Mostre também a saída do comando

sudo apache2ctl -S

não encontrei o arquivo nagios.conf no diretprio do apache não,

quanto ao sudo apache2ctl -S , me retornou a saída abaixo:

VirtualHost configuration:
*:80                   pc.server01.com (/etc/apache2/sites-enabled/000-default.conf:1)
ServerRoot: "/etc/apache2"
Main DocumentRoot: "/var/www"
Main ErrorLog: "/var/log/apache2/error.log"
Mutex watchdog-callback: using_defaults
Mutex default: dir="/var/lock/apache2" mechanism=fcntl
Mutex mpm-accept: using_defaults
PidFile: "/var/run/apache2/apache2.pid"
Define: DUMP_VHOSTS
Define: DUMP_RUN_CFG
User: name="www-data" id=33
Group: name="www-data" id=33

OBs: vi em algum tutorial que precisaria utilizar o comando  sudo make install-webconf dentro do diretório onde descompactei o nagios, porem ao utilizar o comando apareceu a seguinte mensagem de erro:

/usr/bin/install -c -m 644 sample-config/httpd.conf /etc/httpd/conf.d/nagios.conf
/usr/bin/install: não foi possível criar arquivo comum "/etc/httpd/conf.d/nagios.conf": Arquivo ou diretório não encontrado
make: ** [install-webconf] Erro 1

Não sei se é esse o problema do nagios não ser carregado no navegar, mas se for e alguem tiver uma solução eu agradeço.

zekkerj

Pq vc não usou o pacote nagios do repositório?

pentestbox

Citação de: zekkerj online 09 de Junho de 2015, 14:47
Pq vc não usou o pacote nagios do repositório?

Pois é , eu não sabia que tinha rsrs, eu estava vendo tutoriais da internet que so baixavam os pacotes do site oficial, mas agora eu baixei direto do repositorio fazendo um sudo apt-get install nagios3 , e esta funcionando bem, consegui usar pelo navegador, agora eu preciso saber como fazer o nagios analisar os hosts windows da minha rede, acredito que tenho que instalar um agente nesses hosts, se vcs puderem me ajudar eu serei mtu grato, pois preciso monitorar essas máquinas windows, mas como estou começando agora no nagios, ainda não sei como fazer.

zekkerj

Citaragora eu preciso saber como fazer o nagios analisar os hosts windows da minha rede, acredito que tenho que instalar um agente nesses hosts
Sim, é exatamente o que vc precisa fazer, além, é claro, de cadastrá-los no Nagios.

pentestbox

Citação de: zekkerj online 09 de Junho de 2015, 16:48
Citaragora eu preciso saber como fazer o nagios analisar os hosts windows da minha rede, acredito que tenho que instalar um agente nesses hosts
Sim, é exatamente o que vc precisa fazer, além, é claro, de cadastrá-los no Nagios.

Pois é, mas não sei como fazer isso agora, não sei qual direção tomar.

zekkerj

Então... a parte da configuração e instalação do cliente nas máquinas Windows está além do escopo deste fórum.

pentestbox

Citação de: zekkerj online 09 de Junho de 2015, 17:16
Então... a parte da configuração e instalação do cliente nas máquinas Windows está além do escopo deste fórum.

OK, então devo criar um outro tópico pedindo como se faz ne?

zekkerj

Na verdade, não era pra criar outro tópico, e sim levar a questão a outro fórum --- Guia do Hardware, ForumPCS, Baboo, etc.
A gente pode te ajudar, dentro da nossa experiência, com o cadastramento de estações no servidor NAGIOS rodando na máquina Ubuntu, mas não na instalação/configuração de nada no Windows, já que este é um fórum específico de Ubuntu e suas distribuições derivadas.