Instalação windows7

Iniciado por Logger, 31 de Maio de 2015, 01:41

tópico anterior - próximo tópico

Logger

Saudacoes a Todos, vou tentar ressumir aqui os acontecimentos, e solicitar ajuda dos senhores;

Formatei e Instalei o Ubuntu no pc, OK tudo funcionando corretamente, mas agora estou tentando instalar o windows 7 pelo pendrive e não consigo dar boot pelo pendrive, oque puderem fazer para me ajudar agradeço desde já;

1# Sim eu já particionei o Hd com outra unidade NTFS;

2# Sim a bios esta dando boot pelo pendrive, tanto que o Ubuntu foi instalado a partir dele;

3# Acredito que o grub esteja bloqueando, talvez....

Rainer Vitor

Voce vai perder a instalaçao do ubuntu.

Siga os passos:

• Coloque o cd do windows 7 e instale.
  • Remova o ubuntu na instalaçao do windows.
  • Depois de instalar  o windows 7, coloque o cd do ubuntu.
  • Na instalaçao do ubuntu escolha colocar "lado a lado" com o windows 7 (Dual Boot)

Logger

Mas so tenho essa opcao de perder a instalacao untu? :(

druidaobelix

CitarMas so tenho essa opcao de perder a instalacao untu?

Não é bem assim, não é necessário perder a instalação do Ubuntu.

A situação ideal é instalar primeiro o Windows, pois ele sobrescreve a área de boot do sistema, a MBR, e não vai permitir acesso ao menu do Grub, que é o bootloader do Ubuntu.

Entretanto, já tendo feito a instalação do Ubuntu e agora querendo instalar o Windows, como dito, irá perder o acesso ao grub, ao menu que escolhe qual sistema subir, então será necessário recuperar o grub, apenas isso.

Claro que se está supondo, como você mesmo já disse, que há uma partição adequada e já reservada ao Windows, que não irá sobrescrever a partição em que está o Ubuntu, então o que o Win irá fazer é sobrescrever a MBR e esta precisará ser recuperada para o Grub.

Como recuperar o grub?

O jeito fácil seria instalando o Boot-Repair, mas no momento não tenho muito certeza de como está funcionando essa ppa, faz tempo que não uso, precisa testar. Confira esse tópico:

Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html

De todo modo, se não estiver sendo possível fazer pela forma acima, consulte o tópico abaixo no qual se encontram formas mais extensivas de recuperar o grub:

Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Assim, antes de fazer a instalação do Windows tenha em mãos um live-pendrive do Ubuntu testado e plenamente operacional, pois será através dele que você irá recuperar o Grub e voltar a ter o menu de inicialização, o menu do Grub.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Citarnão consigo dar boot pelo pendrive

Respondi a uma parte da questão. mas parece que seu problema aí é também outro.

No caso esse pendrive que você está referindo suponho que seja o pendrivre que usou para instalar o Ubuntu, certo?

O Grub não bloqueia nada, não existe isso do grub não estar permitindo usar o pendrive para boot.

Verifique no setup da máquina se a ordem de boot está correta, colocando fazer o boot pelo pendrive na primeira opção.

Se conferiu o a sequência de boot no setup da máquina e iniciando o sistema o boot não está ocorrendo pelo pendrive, informe se há alguma mensagem que esteja aparecendo.
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Mais um detalhe: você não disse se o setup dessa máquina ainda é o BIOS convencional ou UEFI.

Se for UEFI aí o esquema já é outro, incialmente precisa desabilitar o "Secure Boot", sem o que não irá mesmo permitir boot pelo pendrive.

www.arredondar.org.br

garfo

Tinha que ter instalado o Windows antes, amigo. Instalar depois de ter instalado o ubuntu vai gerar muita dor de cabeça e não é um processo fácil. O Windows tem sempre que ser o primeiro sistema no HD. :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

selvaking

Caro Logger!

Verifique se o seu pendrive está marcado com o flag de boot.

Cole aqui a saida do comando abaixo com o pendrive plugado no sistema.

sudo fdisk -l
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Logger

A vlw galera muito legal as respostas;
O  Pendrive tá marcado como Flag sim, já li bastante tópicos nos fóruns e tutoriais na internet, aqui tá sendo minha última tentativa, mas pelo jeito é um pouco de dor de cabeça pro iniciante.

selvaking

Citação de: Logger online 31 de Maio de 2015, 01:41
2# Sim a bios esta dando boot pelo pendrive, tanto que o Ubuntu foi instalado a partir dele;
Verifique a sequencia de boot no setup. O Ubuntu foi instalado do pendrive PQ o primeiro dispositivo de boot (HD) não tinha SO e passou para o próximo que tinha (pendrive). Na situação atual o primeiro dispositivo de boot já tem SO e inicia por ele.

Citação de: Logger online 31 de Maio de 2015, 01:41
3# Acredito que o grub esteja bloqueando, talvez....
O GRUB não tem estes superpoderes. KkkKkK
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

druidaobelix

Não há nada de especialmente difícil em recuperar o grub se for mesmo necessário, aliás, aproveite para aprender um pouco mais sobre isso caso tenha que fazer mesmo. Todo esse processo é uma curva de aprendizagem que vai num crescendo, não se intimide com discursos derrotistas de que isso ou aquilo é difícil. Não há nada de especialmente difícil no Linux, muito ao contrário, apenas não é a mesmice do next, next e tampouco se acomode à solução microsofteísta de formatar sempre. Isso é coisa de gente preguiçosa que não quer aprender nada.

Mas o seu primeiro problema é conseguir subir o sistema através de um live-iso, através do pendrive no qual suponho esteja o Ubuntu e através do qual você já o instalou.

Se ainda estiver com dificuldades quanto a isso, faça uma verificação mais rigorosa no próprio pendrive, aproveitando o Ubuntu que você já tem instalado.

O que você tem que fazer é apenas isso aqui de dentro do seu pendrive e direcionado para ele:

md5sum -c md5sum.txt | grep -v "OK$"

Consulte esse tópico e nele especialmente o post #13 onde há esclarecimentos mais específicos:

boot pen drive

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.0.html

www.arredondar.org.br

Logger

Pronto, instalei primeiro o Seven depois o Ubuntu, ficou perfeito, mas obrigado pela atenção e pelas respostas