✪ Krita - Uma alternativa ao Photoshop?

Iniciado por Renan Rischiotto, 25 de Maio de 2015, 14:41

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Descobri um programa para edição de imagens profissionais que promete. Será que consegue alcançar o Photoshop?

https://www.youtube.com/watch?v=PxYVzo9bg-k

https://www.youtube.com/watch?v=D-T9wwnArdo

https://krita.org/

O primeiro link é o vídeo de onde eu descobri, o segundo têm mais detalhes e o terceiro é o site oficial.

Abraços!

Creto

Rapaz, olha que eu gosto do KDE, mas as vezes a simplicidade da coisa funciona muito bem e profissionalmente, quando um outro com tantos plugins e cheio de ferramentas se torna inutilizável pelo peso dos "parangolés" e como nem sempre mesmo o profissional tem a mão a super máquina, entre outras questões....

Resumindo, se eu fosse tentar me profissionalizar no designer gráfico ainda assim preferiria a simplicidade de GIMP e Inkscape em conjunto do que a parafernália dos PS e/ou o do krita. É bom? É, mas o peso que traz desencanta.

T+


garfo

CitarSerá que consegue alcançar o Photoshop?

Nem em sonhos.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto


Renan Rischiotto

Por quê os programas open source, ou free software, não conseguem serem iguais ou melhores do que os proprietários? Só por causa que são pagos?
Os desenvolvedores têm mais conhecimento? O que está envolvido?

Creto

#5
Olha depende muito o "alcançar o nível de cicrano de tal"....

1º - Um é proprietário o outro "livre (ainda bem)
2º - Um é pesado demais até para máquinas potentes, só roda no W$ a contento, o outro é leve e roda e é multiplataforma
3º - Há na área de design muitos companheiros que faz trabalhos equivalentes e quem sabe até melhores apenas com software livre

Minha conclusão e analise do assunto: Pode rir, espernear, mas é a realidade e, se quiser usar o PS, use windows, se não..., adapte-se e faça. Pois, apenas compara esse tipo de software de manipulação o usuário finais pois os profissionais mesmo podem até usar o PS mas não comparam, pois sabem que um pode fazer o mesmo que o outro mesmo sem a parafernália de plugins que um tenha.

Citação de: Renan Rischiotto online 26 de Maio de 2015, 03:53
O que esta envolvido?

É muito simples, mas não é o conhecimento envolvido, mas sim cacau, dindin, Real, Dolar e por ai vai....

E também digo tomara mesmo que o GIMP não chegue jamais aos ṕés do PS e nem o Krita também mesmo eu não gostando dele.

Sem pedradas hein ;)

T+

Renan Rischiotto


Panku

#7
Renan Rischiotto, estou instalando e testando ele!

Instalei o Ubuntu no começo dessa semana, e desde então instalo vários softwares nele para suprir todas necessidades que tenho no Windows. Pretendo usar o Linux e os softwares do mesmo para trabalhar (as vezes preciso do Photoshop para trabalhar, vamos ver se consigo migrar essa necessidade).

Qualquer novidade sobre esse software, poste ai.

Também gostaria de pedir para quem vier comparar, faça detalhado essa comparação.  Sempre o Photoshop será melhor, pois ele recebe verba para se tornar melhor! Estou falando isso, pois o pessoal na comparação apenas fala "esse é pior que o pago" e fim! A maioria só cita pior ou melhor na comparação, mas não detalha/explica melhor. Não quero que o pessoal deixe de comparar, e sim que quando for falar que é pior ou  melhor, explique, para quem estiver interessado em usar o software já ter uma base.

Abraços e desculpe a última parte, só quis passar uma visão inicial de um novato para os experientes.

Renan Rischiotto

Caro Panku,

Eu acho a comparação essencial, pois podemos ter uma base da qualidade do software.

Vou criar um outro tópico sobre outro programa que pode ser comparado com o Adobe After Effects. E quem sabe ser uma alternativa também.

Panku

#9
Renan Rischiotto, me expressei mal pela sua resposta.

Na verdade era: comparações devem ser feitas, até por que quero saber como fazer tal efeito X que fazia no Photoshop em um software no Ubuntu, se ele existe, como fazer, se ficará parecido, etc.

Mas (não somente na comunidade, pela internet), o pessoal compara simplesmente assim "esse software é pior que (o pago)" e acabou. Ninguém fala quais os pontos de ele ser ruim e quais ele se torna bom. As vezes vejo a necessidade de uma comparação mais detalhada.

*até modifiquei a primeira resposta, ficou melhor?

Creto

Veja se é ou não é possivel fazer arte somente com o "não pago" de comentários de rede (as conclusão são particulares de cada um):

>>>Sakasa kde-look.org

T+

Renan Rischiotto

Eu acho o Gimp muito estranho. É bom. Mas sabe, não têm uma aparência muito "profissional".

Nas opções de pincel têm um pimentão \o/. Então...

Creto

Humm, entendi, ser profissional é se encher de penduricalhos, veleu :)

T+

rudregues

Ultimamente tenho visto muitas comparações entre softwares padrões da indústria gráfica com alternativos livres.

Entretanto........

.... sinto falta de comparativos que sejam um pouco parecidos com este aqui http://valeucara.blogspot.com.br/2013/03/na-prancheta-corel-draw-adobe.html. Apesar de abordar de forma geral, ele consegue ter um mínimo de profundidade no assunto que poucas vezes encontro pela internet.

Eu já havia recomendado há muito tempo atrás esse artigo, como pode ser visto aqui Inkscape vs CorelDraw vs Illustrator - Artigo fenomenal. Mas ele aborda apenas desenho vetorial. Seria interessante alguém postar um artigo deste tipo abordando a parte matricial, se eu encontrar eu posto.

Obs.: Os pontos que o Creto levantou são fundamentais pra quem não é profissional da área. Porém, para os profissionais isso não é tão relevante, visto que eles investirão em software e hardware para concluir seu trabalho da melhor maneira que sejam capazes.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Creto

Sim, porém há também os profissionais que querem, precisam, ou seja lá a escolha do mesmo, que fazem de sua casa o escritório, ganhar dinheiro sem sair de casa, assim sendo, começar o negócio sem ter a verba necessária para o investimento ou mesmo não querer investir nada mais do que o próprio conhecimento, como fez Luciano Lourenço lembram dele?

Pois é, pode ser que o investimento também seja apenas no conhecimento que tem.

Agora vejam bem, não estou aqui para defender apenas o SL, mas sim debater sobre se há os comparativos, há ou não a possibilidade de se trabalhar com o SL profissionalmente, em coro terei um: Não.

Pois é, é ai que discordo.

Valeu rudregues!!!

T+