Ubuntu 14.04 LTS muito lento

Iniciado por Marcieli, 20 de Maio de 2015, 00:32

tópico anterior - próximo tópico

Marcieli

Pessoal estou a pouco tempo usando o Ubuntu e ele está lento, pra navegação até que tá tranquilo
Mas para ver vídeos salvos nele por exemplo, fica muito lento o vídeo, como se tivesse pulando as imagens
Eu sei que meu notebook tá bem longe de ser o ideal
São 2Gb de memória apenas HD 320
E processador dual core
Eu fiz a instalação certinha
Com swap, área para o sistema
/home e tal e tenho dual boot com o win 8.1

Tem como melhorar ou com esse hardware é impossível ?

galactus

Marcieli, já posso te adiantar o seguinte, se quiser usar o Ubuntu com Unity e tudo e o que tiver direito, tem que ser de Core i3 pra cima com pelo menos 4GB de RAM!   

Já tivemos vários tópicos aqui com muitos usuários reclamando de lentidão com o Ubuntu em hardware nem tão potente. Se quiser por favor leia este tópico e assista ao vídeo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116045.0.html

Por favor coloque a configuração completa da máquina.  Que processador Dual Core?  Qual a placa de vídeo? Onboard?

Tudo indica que você deveria testar o Xubuntu ou o Lubuntu, todos 32bits é claro. Se quiser insistir no Ubuntu + Unity, tem que desligar quase toda as firulas do Unity  e mexer bastante no sistema em geral para ficar aceitável!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Tota

Citação de: Marcieli online 20 de Maio de 2015, 00:32
Tem como melhorar ou com esse hardware é impossível ?

Ola

Complementando o Galactus, é preciso saber quanto voce criou de arquivos de paginação (swap) e qual pacote de video utiliza para assistir seus videos.

O mais rápido aqui para minha maquina, é o vlc. Tenho 2 Gb de swap.

Quando usa um player de vídeo, ele carrega o filme em ram e algumas partes em swap, pois se ele fosse "ler" direto do hd iria ficar dando "trancos" , assim ele envia para a swap que dá mais "fluidez" pois o acesso ao disco é mais direcionado, fazendo o filme correr sem "engasgos"

Além disto tudo, sua placa de vídeo tem que estar bem configurada e ser uma placa com algum recurso de memoria. Não adianta "tirar leite de pedra" em placas onboard com 64/ 128 GB de sram/ramdac.

Se sua placa tem 256 Mb e estiver com os melhores drivers, mais o que já foi citado, tudo deveria correr bem, mesmo com 2 Gb de memria ram no sistema.

Marcieli

Eu só estou com o Ubuntu sem esse Unity
Meu swap esta como 4GB

E como tenho dual boot com o win 8.1
Fui testar um vídeo e roda pior que no Ubuntu, verifiquei e está instalado apenas o adaptador de vídeo padrão da Microsoft
Estou com dificuldade de achar o driver mesmo da placa que é onboard

Processador Intel Atom CPU D2500 1.86Ghz
Placa Intel 82801G ICH7 Family

É muito ruim o hardware desse note mas por enquanto é o que tenho.

Tota

Ola

Ubuntu sem Unity não existe. ( Unity a grosso modo, é a barra lateral com os icones a esquerda em sua tela)

Entre em terminal ( abra uma janela do terminal ) e digite:

lspci(com "éle" minusculo no inicio do comando)

isto vai listar sua placa de video. Veja em => ferramentas => drvers adicionais se não existe nada para instalar para sua placa de video.

Copie e cole do terminal e poste a sua placa aqui

Instale o vlc (tem para windows, Linux e mac) tanto no win como no Ubuntu. Veja se melhora.

galactus

CitarIntel Atom CPU D2500 1.86Ghz!   

Bingo!

Marcieli, seu processador não tem potência suficiente para "tocar" o Ubuntu! 

Dá uma olhada aqui "nesse" tal de Unity: https://unity.ubuntu.com   e    http://pt.wikipedia.org/wiki/Unity_%28interface_de_usuário%29

Só complementando a dica do Tota, tenta também o Xine-ui, ele costuma consumir menos recursos do processador!

Se for mudar de versão do Ubuntu, eu te indicaria o Lubuntu, mude o sistema de arquivos padrão também!  Tente o JFS. 

Marcieli

Obrigado pela dica de todos
Vou fazer esses procedimentos e retorno de novo aqui.

Marcieli

Se eu tirar o Windows 8 deixando apenas o Ubuntu
Adianta alguma coisa?

Se sim, como eu elimino o win?

Tota

Citação de: Marcieli online 20 de Maio de 2015, 15:59
Se eu tirar o Windows 8 deixando apenas o Ubuntu
Adianta alguma coisa?

Se sim, como eu elimino o win?

Não adianta nada em desempenho. Só reduz o espaço em disco.

O windows não "enxerga" o Linux e o Linux não "enxerga" o windows, porisso não é possível rodar os dois ao mesmo tempo.

Então não faz a menor diferença no desempenho se você remover um dos dois sistemas.

Marcieli

Já estou vendo uma iso do lubuntu pra instalar aqui conforme indicação de todos
Vou passar uns testes de memória pra ver se não está com algum slot danificado

Marcieli

Vou substituir o Ubuntu pelo Fedora com mate
Ai na hora de instalar ele eu excluo apenas a partição que reservei pro sistema que é aonde está o Ubuntu
Sem mexer nas outras que tenho como /boot /home ? Criando depois uma partição nova de sistema

Pode ser feito assim?

Tota

Citação de: Marcieli online 21 de Maio de 2015, 12:36
Pode ser feito assim?

Não.

Você pode até deixar a /home, porém deve deletar todos os seus arquivos ocultos do sistema.

Como outras pastas, como citou /boot, utilizam arquivos e pacotes com nomes diferentes, nomes de kernel diferentes, etc.

Como quer fazer, não irá funcionar.

Melhor instalar do zero fazendo backup de seus arquivos.

Lembre que o fedora é red hat, não Debian.

Marcieli

Então se eu manter a participação do home
E apagar as outras
Vou substituir o sistema e não vou perder o que tenho no home?

Melhor perguntar do que fazer por conta e errado 😝

galactus

Citação de: Marcieli online 21 de Maio de 2015, 14:09
Então se eu manter a participação do home
E apagar as outras
Vou substituir o sistema e não vou perder o que tenho no home?

Melhor perguntar do que fazer por conta e errado 😝

Poder pode, mas não é o mais indicado!

Melhor não fazer gambiarra, instale tudo do zero como manda o figurino, olha que até o Tota já falou o mesmo pra você! Faça backup dos seus dados e instale outra distro de sua preferência!   Só um detalhe, o Fedora é feito para hardware moderno também!   1000Mhz no processador e usa o nr_request nas alturas!

Se preferir uma resposta mais técnica do motivo de não fazer isso, leia por favor:

http://askubuntu.com/questions/55224/a-common-home-partition-for-multiple-linux-distributions

http://askubuntu.com/questions/44892/rsyncing-home-between-10-04-and-11-04/44899#44899