Diferença entre repositórios

Iniciado por Luiz Rezende, 15 de Maio de 2015, 12:48

tópico anterior - próximo tópico

Luiz Rezende

O que significam e qual a diferença entre os repositórios com as descrições abaixo?

Main
Contrib
Non-free
Security
Updades
Backports

Todos os programas contidos nesses repositórios eu posso confiar? Existe algum tipo de repositório que é recomendável NÃO usá-lo?


garfo

Todos esses são confiáveis. Eu pessoalmente não recomendo usar PPAs, só isso.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

druidaobelix

CitarTodos esses são confiáveis. Eu pessoalmente não recomendo usar PPAs, só isso.

Tome essa afirmação com alguma restrição.

Confiáveis não quer dizer que vá funcionar sempre e ainda confiáveis não quer dizer que não possam existir eventuais brechas de segurança.

Como expressante dito em vários pontos do arquivo /etc/apt/sources.list:

## N.B. software from this repository is ENTIRELY UNSUPPORTED by the Ubuntu
## team. Also, please note that software in universe WILL NOT receive any
## review or updates from the Ubuntu security team.

Os repositórios Ubuntu incluem baseiam-se nos repositórios Debian, que por sua vez possuem um sistema de aprovação de software baseado em confiança e supervisão.

No Debiam de maneira geral aguns desenvolvedores líderes ou equipes (muito conhecidos, de grande reputação) podem diretamente adicionar softwares aos repositórios. Os demais devem ser supervisionados por um "padrinho", que é alguém também de maior reputação, que verifica e dá a aprovação para a adição de software. O sistema obviamente não é a prova de falhas, mas funciona bem, a experiência diz que funciona bem.

Não há garantias quanto a questão do bom funcionamento do software, pois como qualquer software depende de sincronicidade com vários componentes (bibliotecas) de outros desenvolvedores (como é por exemplo, com o Windows e as dll's) e aí há um potencial de conflito que pode eventualmente gerar uma falha de funcionamento, além daqueles inerentes ao próprio estado da arte.

Quanto as ppa's, de fato é necessário um cuidado maior, claro que se deve evitar ppa's obscuras e suspeitas, mas se bem selecionadas podem sim ser úteis em determinadas circunstâncias e realidades, mesmo apresentando um maior potencial de problemas de atualização. Como tudo, não se deve generalizar que toda e qualquer ppa seja um perigo ou um problema.

Quanto mais básico um sistema, menor o número de problemas; quanto mais softwares se adicionar, evidentemente multiplicam-se as possibilidades de problemas, é assim com qualquer plataforma e, como dito, inerente ao próprio estado da arte da ciência da programação de computadores.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

jkmsjq

Citação de: garfo online 15 de Maio de 2015, 13:19
Todos esses são confiáveis. Eu pessoalmente não recomendo usar PPAs, só isso.  :)

Concordo!

Um dos principais problemas que os iniciantes encontram no momento da atualização do Ubuntu (atualização simples, ou mesmo de uma versão para outra) é justamente a utilização indiscriminada de PPA's...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz