Cabo conversor

Iniciado por El Misionero, 13 de Abril de 2015, 15:24

tópico anterior - próximo tópico

El Misionero

Boa tarde. Comprei recentemente um cabo conversor Multilaser USB x RJ45 Fêmea. Como faço para essa coisa funcionar no meu computador, que está com Ubuntu 14.04? Detalhe, minha placa de rede queimou, e eu estou sem acesso à internet. De modo que, se eu tiver que instalar alguma coisa pela mesma, estarei ferrado. Tem alguma maneira de destravar essa potroca? Obrigado.

MatheusWillder

Boa tarde,

Primeiro de tudo, eu não tenho certeza se o que digo abaixo irá funcionar, estou apenas tentando ajudar enquanto algum usuário mais experiente não dá alguma contribuição.

Para um usuário de algum sistema Linux, é sempre essencial que antes de adquirir um produto, se pesquise antes se tal produto tem suporte ao sistema do pinguim. Isso porque, devido ao descaso das fabricantes do hardware com o sistema, muitas vezes não há suporte ao produto. Algumas vezes, esse produto é suportado apenas devido ao esforço da comunidade que tem de fazer engenharia reversa para que tal dispositivo funcione no sistema. Eu não tiro a razão dessas empresas, pois muitas vezes não é viável produzir um driver para um sistema que tem tão baixa adesão por parte dos usuários de computadores. Mas isso não é o tema do tópico.

Pesquisando aqui, na página da Multilaser sobre o dispositivo, é dito claramente que o dispositivo é compatível com Windows, mas não há nenhuma menção ao Linux. Assim, já temos um dado, a fabricante não dá suporte para o nosso sistema. Ainda assim e como eu já mencionei, é possível que exista um driver não oficial para o dispositivo. Pesquisando aqui, eu não encontrei nada relacionado à esse dispositivo em especifico, o que é mais uma má notícia. Entretanto, eu achei um tutorial com um dispositivo similar que diz o seguinte:

CitarApenas "espetar" o adaptador na porta USB não altera em nada o status de suas interfaces de rede. Para torná-la ativa, precisaremos carregar o módulo correspondente. Para isso, conecte o adaptador, espere 30 segundos, abra um terminal e digite o comando abaixo:

$ lsusb | grep Ethernet
Bus 006 Device 002: ID 0fe6:9700 Kontron (Industrial Computer Source / ICS Advent) DM9601 Fast Ethernet Adapter

Uma busca no google sobre o identificador "0fe6:9700", deu como driver compatível o "dm9601". Este localiza-se em "/lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/net/usb", onde há vários drivers para outros chipsets de mesma função.

Agora é só carregar o módulo desejado:

ubuntu
sudo modprobe dm9601
Fonte: http://dicas-de-linux.blogspot.com.br/2011/07/instalar-adaptador-usb-rj45-hitto-no.html

Assim, para começar, faça o que é sugerido no texto e descubra qual o ID do seu dispositivo, depois pesquise se há driver para ele e carregue conforme explicado, no caso específico do hardware do tutorial, o driver já vem no sistema. Caso não ache nenhum driver compatível com esse dispositivo, achei mais uma possível solução, que é usar o driver para Windows via o Ndiswrapper. Aviso que aqui uma vez fazer isso fazia com que o sistema não iniciasse enquanto o dispositivo estava conectado ao computador (era um adaptador Wi-Fi USB), assim, faça por sua conta e risco: http://tuxfunny.blogspot.com.br/2010/03/como-instalar-um-adaptador-de-usb-para.html

Boa sorte!

El Misionero

Boa tarde. Eu tentei uma opção aparentemente mais fácil. O meu modem é um CISCO, modelo DPC3925, da NET. Eu tentei conectá-lo ao computador pelo USB, mas aquela potroca não funciona de jeito nenhum. As luzes da Ethernet (são quatro conexões) não acendem, e quando fazem isso, a luz é na cor laranja, indicando que há algum problema. E a do USB está do mesmo jeito. Eu cheguei a contactar a NET sobre o assunto, e quando o técnico veio ver o problema, ele disse que o problema era na placa de rede do meu computador. O que devo fazer ??? >:(

MatheusWillder

Boa tarde, como eu já explique eu não estou certo se o indicado foi correto. Estou apenas tentando ajudar. Pelo que eu li você disse claramente na primeira mensagem que sua placa de rede queimou. Se minha intuição estiver correta, o certo seria rodar o comando indicado na minha mensagem anterior para ver se o sistema detecta a placa de rede USB. Se não aparecer nada, rode o comando:

lsusb

Isso listará todos os dispositivos USB conectados.

Para verificar sua placa de rede interna, rode o comando:

lspci

Se ela aparecer em um dos resultados, o seguinte comando mostra mais detalhes sobre ela:

sudo lshw -C network

E veja o quê está sendo reconhecido pelo sistema, veja se sua placa de rede interna ao menos é reconhecida e o dispositivo USB também. O dispositivo que você comprou serve como uma placa de rede USB, correto? É para isso que você queria ele, pois sua placa de rede queimou, correto? Então, ao meu ver, o correto é seguir as instruções da mensagem anterior e tentar usar ele. Se quer um caminho mais fácil, peça para um técnico verificar e se necessário fazer o concerto necessário do que estiver com problema. Se quer uma possível solução nesse fórum, tente o indicado.

El Misionero

Eu não entendo. Eu, simplesmente, não entendo. No último sábado, eu tive uma idéia de "jerico". Eu resolvi inverter a ligação do cabo RJ-45 que vem junto com o danado do meu modem, Cisco DPC3925, e a minha placa de vídeo, que os "técos" da NET insistiam que havia queimado, voltou a funcionar!!!! O problema resolveu-se por si mesmo. Até agora, eu não entendo o que aconteceu, mas, pelo menos, voltamos a ter internet em casa.:-X

MatheusWillder

Muito bom, eu terminei sem entender direito o problema, pois estávamos falando da placa de rede e não da placa de vídeo, como você mencionou na última mensagem. Mas o importante é que agora funciona. Qualquer coisa é só dizer!

El Misionero

Perdoe-me. A emoção de ver a coisa finalmente funcionando foi tanta que eu troquei as bolas. Foi a placa de rede que voltou a funcionar. A placa de vídeo, realmente, não tem nada a ver com o peixe. Mas, que os "técos" em "formática" da NET comeram mosca, isso sim.