instalação do ubuntu-br 14.10

Iniciado por virkatulo, 08 de Abril de 2015, 11:29

tópico anterior - próximo tópico

virkatulo



ola

tenho um notbook dividido em 2 partições, uma esta instalada o windows 7 e a outra o ubuntu uma versão bem antiga e morta, fiz (agora 3 partição) outra partição de 47gb, baixei o ubuntu-br 14.10 e salvei dentro da partição depois extrair o arquivo e instalei, tudo através  do windows 7, mais não consigo abrir o ubuntu como faço para separar eles e abrir separadamente? ou abrir so o  ubuntu, no minimo que mais gosto?

Quando ligo o notbook entra o windows 7 e o ubuntu so aparece na pasta volume 47gb e só abre as sub-pastas.

virkatulo

MatheusWillder

Bom dia,

O Ubuntu é um sistema operacional e, assim, não é possível instalá-lo apenas extraindo e instalando o conteúdo do arquivo. O instalador que está disponível ao se extrair o arquivo é Wubi, que não é mais funcional, ou seja não funciona mais.

Se você deseja instalar o Ubuntu nessa partição criada ou em outra, primeiro precisa passar o arquivo .iso baixado para um DVD ou PenDrive e instalá-lo dando boot por esse dispositivo. Para aprender como, veja isso: http://www.willder.com.br/2014/08/ubuntu-o-que-e-como-instalar-e.html

Quando for instalar, tome cuidado para não apagar a partição do Windows 7 ou de arquivos pessoais!

Qualquer dúvida é só perguntar!

ronaldcileide

Tenho um notebook core i5 64 bits 4gb ram hd 400 windows 7.
Sou iniciante quero me dedicar a conhecer mais o sistema linux.

Particionei pelo o windows 150 gb do hd para instalar o ubuntu 14.10, pesquisando na net encontrei vários videos e os mais antigos diz que tenho que dividir desse 150gb para Raiz ( / ) 15gb, Swap 2gb e home (/home) o restante, os videos mais recentes mostra Raiz( / ) e Swap não fala da home(/home). Fiquei com essa duvida, no restante quanto a instalação os videos me esclareceram bastante.


Obs. se eu estiver no tópico errado favor direcionar para o certo.

MatheusWillder

Boa tarde ronaldcileide,

Eu não sou muito experiente nisso, mas vou tentar ajudar e explicar.

O particionamento dessa forma é opcional, você pode iniciar a instalação do Ubuntu, ir em Opções avançadas e selecionar apenas um ponto de montagem para Raiz ( / ), e assim todo o conteúdo do sistema, como /home, ficará na mesma partição. A partição /home separada serviria para armazenar os arquivos pessoais e configurações do sistema em uma outra partição, se você não criar ela como é indicado, esses arquivos e configurações ficariam juntos à Raiz ( / ). A desvantagem, é que se você precisar formatar essa partição e reinstalar o Ubuntu, todo o conteúdo dessa partição em especifico será perdida, incluindo os arquivos pessoais que você salvasse na pasta do usuário. Mas como você usa o Windows 7 e provavelmente seus arquivos pessoais estão em alguma partição dele, como D:\, ou pasta Usuários na partição C:\, você pode usar essa partição NTFS para salvar seus arquivos, e assim, sempre que iniciar o Ubuntu ou o Windows, todos os seus arquivos vão estar juntos. Lembre-se que se você criar uma partição para /home e salvar seus arquivos lá, seu Windows não vai conseguir ler ela, nem acessar os arquivos salvos nela.

Mas quanto a Swap, se você quiser usar ela, ela precisa ser criada na instalação nas Opções avançadas. Ela serve para quando a memória RAM acabar ser usado o disco (HD) como memória virtual (RAM). Teoricamente, isso impede o sistema de travar por falta de memória, mas na prática pelo menos para mim nem sempre isso ocorre. Aqui, quando a Swap era usada, o computador simplesmente travava, sendo necessário reiniciar pelo botão físico de Liga/Desliga.

Assim, aqui eu fiz assim: Quando meu Windows 7 apresentou problemas na partição C:\ do HD, a única solução para adiar a compra do novo HD foi apagar a partição C:\ com o Gparted (gerenciador de partições do Ubuntu), formatá-la, e na instalação do Ubuntu, na Opções avançadas, eu selecionei apenas um ponto de montagem para Raiz ( / ). Como todos os meus arquivos pessoais (fotos, músicas, vídeos, documentos de texto e etc.) estavam na partição D:\, não foi necessário criar a partição /home. E como a Swap apenas me atrapalhava, eu não criei ela.

Nota 1: Continuo usando o mesmo HD pois o sistema de arquivos do Ubuntu (ext4) é mais tolerante a erros que o do Windows (NTFS), assim, o sistema por enquanto funciona normalmente.
Nota 2: Aos mais experientes, se eu tiver falado besteira, por favor me corrijam. Ajudará aos novatos e a mim entender como o particionamento no Ubuntu funciona.

ronaldcileide

Obrigado pela ajuga Matheus

A swap lhe atrapalhava você não a criou, talvez eu proceda assim também. veja esta comentário que peguei na net:

"A swap é necessária sempre, pois ela faz o mesmo trabalho que o arquivo de paginação de memória do Windows faz. Ou seja: ela é o despejo para todas as tarefas secundárias em execução na memória. Assim, se de repente você inventa de editar um vídeo, por exemplo, o que é uma tarefa que exige muito da máquina, o sistema vai mandar tudo aquilo que não for importante pra swap para liberar o máximo de memória possível pra sua brincadeira.
O que não é necessário é que a swap seja uma partição. Você pode criar um arquivo swap"

A função a swap é somente quando o notebook hibernar? caso sim não é tão necessário a swap?

MatheusWillder

Boa noite ronaldcileide,

Como eu iniciei dizendo, eu sou inexperiente, o que eu relatei do computador travar ao usar a swap, foi apenas uma observação minha.

Na teoria, quando um programa está usando muita memória RAM (como um navegador web rodando vídeos em alta definição, um jogo rodando, ou até mesmo uma conversão de vídeo), parte dessa memória usada pode ser transferida para a swap, afim de liberar mais memória RAM para outros processos. O problema é que o HD é muito mais lento que a memória RAM, e quando ocorre essa "troca" de arquivos e códigos entre a memória RAM e o HD, o sistema vai ficar lento. Mas o que ocorreu aqui foi diferente disso: o sistema não ficou apenas lento, ele travou completamente.

Na prática, o problema não é apenas o travamento ocorrer, mesmo que não ocorra (deixando apenas o sistema lento, o que é normal devido a baixa velocidade do HD), há outro problema: o Ubuntu dá muita prioridade à swap. Assim, ela é usada mais constantemente do que deveria, e a lentidão ocorre com uma frequência alta: em anos de uso do Windows, não dava para saber quando o arquivo de paginação estava sendo usado, pois o gerenciamento de RAM ocorre melhor que no Ubuntu. Um exemplo: você, assim como eu, possui um computador com 4GB de RAM. Quando o sistema atinge certo uso dessa memória, digamos, 2GB de RAM (o que é comum em um sistema moderno), o Ubuntu passa a mandar para a swap arquivos e códigos de programas que deveriam estar na RAM, deixando o sistema lento (e no meu caso, travando o computador). Entenda o problema: mesmo com 2GB de RAM em uso, ainda há mais 2GB de RAM livres para ser usado, mas o Ubuntu já passa a usar a swap, pois como eu disse ele dá uma prioridade elevada para isso. A swap não é usada apenas quando falta memória, ela passa a ser usada muito cedo, deixando o sistema lento (e travando, no meu caso).

Para você não deixar de usar a swap, há uma alternativa, que é baixar a prioridade de uso da swap, dessa forma, raramente ela será utilizada, mas vai estar sempre lá para se por acaso o sistema precisar de mais memória. Mas que no meu caso não funcionou, pois mesmo baixando a prioridade, quando a swap era usada, o sistema travava. Para aprender como baixar a prioridade da swap, assim como essa prioridade ocorre, veja isso: http://ubuntued.info/diminua-a-prioridade-da-swap-do-ubuntu-para-ter-melhor-performance

Eu recomendo que você use a swap, ainda mais se não tiver certeza se vai precisar ou não usá-la, pois como eu acho que deixei claro, ela é usada quando o sistema está com pouca RAM disponível, e não apenas para hibernar o notebook ou computador.

Agora, quanto a informação de que a swap pode ser usada como arquivo e não como uma partição, eu não sabia. Vou pesquisar sobre isso e ver se no meu caso isso previne o travamento do computador quando ela é usada.

É por isso que mesmo sem ter certeza, eu gosto de responder aqui no fórum, pois acabo aprendendo sempre mais. Obrigado!

MatheusWillder

Apenas para complementar, eu criei aqui um arquivo swap com 4GB, que era o tamanho padrão que o Ubuntu criava quando eu formatava o meu HD de 500GB. Segundo as dicas que achei, atualmente não há mais perda de performance entre a swap em um arquivo e aquela em uma partição. Após a swap criada, diminui a prioridade dela de 60 (padrão) para 10. Se precisarem, peçam que posto como eu fiz.

Agora resta saber se quando ela for usada o computador vai travar.

virkatulo

boa noite

para: MatheusWillder

Já consegui instalar o 14.10, perdi um tempão porque tinha uma partição com o 9.10 desatualizada e como dizem algumas pessoas os dois programas "brigaram para ficar", até q entendi eles e formatei a partição q estava instalada o 9.10 e instalei nela o 14.10 aí foi fácil, mais graças a sua valiosa contribuição Matheus, muito obrigado...
aprendi mais, não precisou o seu programa eu usei outro método também para o começo... montei uma imagem de iso e instalei, porque não estava aceitando o dvd sem o programa.

gratissímo a todos... :)

ronaldcileide

Demorei mas voltei!

Instalei, particionei o hd com 100GB, coloquei 31,6GB (Raiz), 3,7GB swap e restante para (home). Vou precisar da home pois uso bastante o office e necessito salvar
meus trabalhos em um lugar seguro. Estou conhecendo ele aos poucos muito bom, espero um dia deixar de usar o ruindows.