Boa noite,
Eu não sou muito experiente, mas vou tentar ajudar. Vamos nos concentrar em tentar rodar a ultima versão oficial (a 10.76). Agora me diga, você já sabe algum comando básico no Terminal, como navegar nos diretórios? Eu pergunto isso porque acho que será necessário para descobrirmos o problema. É muito fácil: vamos supor que a pasta do jogo extraída esteja em Downloads/Tibia, então vamos no Terminal (para abrir o Terminal basta pesquisar no Painel Inicial pelo nome ou pressionar as teclas Ctrl+Alt+T), para navegar para a pasta digite cd /Downloads/Tibia. Depois disso, basta rodar, digitando: ./Tibia (se na pasta o arquivo estiver com letra maiúscula, no Terminal ele também deve ser escrito com letra maiúscula).
Se aparecer alguma mensagem de erro no Terminal e o jogo não rodar, copie e cole aqui o resultado (selecione o texto com o mouse, depois vá no botão direito do mouse e clique em Copiar), e depois vamos tentar executar o arquivo .sh (acho que fica mais fácil, pois rodando ele está exibindo a tela de carregamento): ainda na pasta Downloads/Tibia no Terminal, digite: chmod a+x nome do arquivo.sh, onde no lugar de nome do arquivo você deverá digitar o nome que tem o arquivo .sh, se tiver alguma letra maiúscula, essa letra também deve ser obrigatoriamente maiúsculo no Terminal. Agora, vamos executar, para isso digite: ./nome do arquivo.sh
Novamente se aparecer alguma mensagem de erro no Terminal e o jogo não rodar, copie e cole aqui o resultado. Como eu já disse, repetindo: eu não sou experiente, logo, não sei se vai dar certo. Mas posso tentar ajudar.