Configuração do Servidor WEB

Iniciado por Mário Guedes, 05 de Julho de 2015, 13:55

tópico anterior - próximo tópico

Mário Guedes

Bom dia gente,

Sou iniciante nesta plataforma, mas a cada conhecimento adquirido fico mais impressionado.
Bem vamos ao meu problema:
- Instalei o Ubuntu numa máquina simples para servir como Servidor WEB, conforme descrição abaixo:

Minha Máquina
Intel Processador 2.1
HD 80 Gb (duas unidades)
1 Gb Ram

Softwares Instalados
Ubuntu 14.10 (Atualizado 15.04)
Samba para Compartilhamento
Apache2  (Servidor Web)
PHP5
MySQL (Banco de Dados)

Diagrama da Rede: (192.168.0.0)
Modem Motorola  SBV5121 (Recebendo Internet 10Mb Net)
      Roteador Intelbras WRN 150 – 192.168.0.1
         Servidor Ubuntu (Conecção a cabo) – 192.168.0.100
         Maquina 01 – PC (Wi-fi) – IP Dinâmico
         Maquina 02 – Note (Wi-fi) – IP Dinâmico

Bem, o que está acontecendo é que na Lan (local) eu consigo acessar minha web e meus app's normal, tudo funciona perfeitamente, mas externamente (pela internet) eu não consigo.

Como posso configurar meu servidor para acessar minha web externamente?

druidaobelix

Veja /Mário Guedes/,

Estou imaginando que você esteja fazendo apenas um teste, apenas um aprendizado, porque como essa configuração de hardware da máquina (que entendi seja a que descreveu como 'Minha Máquina'), evidentemente não é apropriada para um servidor.

Pareceu-me, salvo engano, que há um problema conceitual aí, fiquei em dúvida se você entende como é que realmente funciona um servidor web e como é possível acessá-lo externamente.

Para que alguém possa acessar externamente o seu servidor web ele precisa ter um endereço de internet, um domínio. Ele tem? Qual é esse domínio?

Evidentemente não basta que você tenha o Apache instalado numa máquina para que seja acessado externamente. Para ser acessado externamente é necessário um IP fixo e que esse IP tenha sido divulgado na rede através de servidores DNS.

Conexões domésticas, a menos que você tenha um IP fixo, estático, ou uma conexão comercial própria (não deve ser o seu caso como uma NET de apenas 10Mb), só permitem conexões de saída, isto é, não permitem conexões de entrada.

Obviamente que na rede local um computador consegue acessar o outro, mas isso não tem absolutamente nada a ver com ter um acesso externo, são coisas distintas.

Já que você não possui um domínio, um IP fixo de verdade, o que é possível fazer (horrivelmente ruim, mas é possível) é usar um serviço como o No-IP

Leia esse tópico que pode te ajudar a entender um pouco melhor a questão:

Como colocar meu servidor na internet

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116668.msg642887.html#msg642887

Se for para fazer de verdade, ter de verdade um servidor web na internet, o caminho habitual é de outra natureza. Contrate um serviço de hospedagem especializado e lá é que você irá instalar o seu servidor web. A outra opção seria contratar uma conexão com IP fixo, fazer o registro de um domínio na Fapesp (pagar as taxas para isso) e criar toda uma infraestrutura, que é cara e de difícil manutenção. O mais funcional é mesmo contratar um serviço de hospedagem.

Se é apenas para treinar e aprender, então monte lá no No-IP (devem existir outros, faz tempo que não vejo, mas existiam), o que, sem grandes expectativas, permitirá ver mais ou menos como funciona isso tudo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Mário Guedes

Para iniciar, obrigado por ter respondido a minha questão!

Agora vamos lá, como disse no inicio do poste, sou iniciante e estou gostando muito da plataforma, o objetivo é realmente para estudo, entendo que esta estrutura não é suficiente para um projeto profissional, mas pelo que li em algumas documentações bastaria, para o que preciso.

Quanto ao No-Ip, criei e configurei uma conta como li num tutorial que encontrei, o domínio é "mlsgserver.ddns.net" usando o ip 177.143.187.48, que é o ip do modem.

Bem vou ler o tópico da sua resposta tenho ceteza que irá me ajudar muito, qualquer coisa entrarei em contato.

Mais uma vez obrigado!!!

Sabinalu

Muito obrigado Problema resolvido

Se eu soubesse que era tao simples assim teria feito antes, estava colocando LOCALHOST mas no nome do meu Servidor e SERVIDOR esta tudo funcionando perfeitamente