Configuração do Servidor WEB

Iniciado por Mário Guedes, 05 de Julho de 2015, 13:55

tópico anterior - próximo tópico

Mário Guedes

Bom dia gente,

Sou iniciante nesta plataforma, mas a cada conhecimento adquirido fico mais impressionado.
Bem vamos ao meu problema:
- Instalei o Ubuntu numa máquina simples para servir como Servidor WEB, conforme descrição abaixo:

Minha Máquina
Intel Processador 2.1
HD 80 Gb (duas unidades)
1 Gb Ram

Softwares Instalados
Ubuntu 14.10 (Atualizado 15.04)
Samba para Compartilhamento
Apache2  (Servidor Web)
PHP5
MySQL (Banco de Dados)

Diagrama da Rede: (192.168.0.0)
Modem Motorola  SBV5121 (Recebendo Internet 10Mb Net)
      Roteador Intelbras WRN 150 – 192.168.0.1
         Servidor Ubuntu (Conecção a cabo) – 192.168.0.100
         Maquina 01 – PC (Wi-fi) – IP Dinâmico
         Maquina 02 – Note (Wi-fi) – IP Dinâmico

Bem, o que está acontecendo é que na Lan (local) eu consigo acessar minha web e meus app's normal, tudo funciona perfeitamente, mas externamente (pela internet) eu não consigo.

Como posso configurar meu servidor para acessar minha web externamente?

druidaobelix

Veja /Mário Guedes/,

Estou imaginando que você esteja fazendo apenas um teste, apenas um aprendizado, porque como essa configuração de hardware da máquina (que entendi seja a que descreveu como 'Minha Máquina'), evidentemente não é apropriada para um servidor.

Pareceu-me, salvo engano, que há um problema conceitual aí, fiquei em dúvida se você entende como é que realmente funciona um servidor web e como é possível acessá-lo externamente.

Para que alguém possa acessar externamente o seu servidor web ele precisa ter um endereço de internet, um domínio. Ele tem? Qual é esse domínio?

Evidentemente não basta que você tenha o Apache instalado numa máquina para que seja acessado externamente. Para ser acessado externamente é necessário um IP fixo e que esse IP tenha sido divulgado na rede através de servidores DNS.